Com as exportações de frutas em crescimento Abrafrutas se prepara para mais uma participação na Fruit Attraction Madrid

23/09/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)

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Com as exportações de frutas em crescimento Abrafrutas se prepara para mais uma participação na Fruit Attraction Madrid

Descrição da imagem: A imagem mostra três homens de terno, sorridentes, posando para a foto enquanto apertam as mãos em frente a um estande do Brasil na feira Fruit Attraction, em Madrid. O espaço expositivo tem cores verde, laranja e amarela, com destaque para a palavra “Brasil” na parte superior do estande. Ao fundo, é possível ver mesas de reunião, pessoas circulando e outros estandes da feira. O cenário transmite um clima de negócios, parceria e promoção da fruticultura brasileira no mercado internacional.

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O primeiro semestre de 2025 confirmou a força da fruticultura brasileira no cenário internacional. Entre janeiro e junho, o Brasil exportou mais de 546 mil toneladas de frutas frescas e processadas, um crescimento de 27,17% em volume e 12,58% em valor em comparação ao mesmo período de 2024, alcançando a marca de US$ 583 milhões em faturamento.

Esses resultados refletem também o trabalho realizado pelo Projeto Frutas do Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem promovido as frutas brasileiras em feiras, missões comerciais e ações estratégicas nos principais mercados internacionais.

Frutas como melão, manga, uva, limão, melancia e banana puxaram os números, com destaque para o crescimento superior a 75% da melancia, 97% da banana e 106% da uva.

Nos últimos anos, o setor conquistou o acesso a novos mercados internacionais para frutas como uva, mamão, avocado e cítricos, entre eles Chile, Índia, Japão, Costa Rica e China. Essa diversificação tem sido estratégica para reduzir a dependência de poucos destinos.

Entretanto, o setor também enfrenta desafios importantes, a exemplo do chamado “tarifaço” dos Estados Unidos, que elevou a tarifa de importação de frutas frescas brasileiras para 50%. A medida trouxe preocupação ao setor e exige ainda mais estratégia de negociação e busca por novos mercados consumidores.

É nesse cenário de avanços e desafios que a Abrafrutas confirma sua participação em mais uma edição da Fruit Attraction Madrid 2025, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, um dos maiores eventos mundiais da fruticultura.

“O desempenho no primeiro semestre mostra o esforço dos produtores brasileiros em superar desafios e conquistar novos mercados. Estar presente na Fruit Attraction é reafirmar o potencial da nossa fruticultura e negociar para que o Brasil conquiste ainda mais espaço no mundo”, destacou Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas.

O Brasil no centro do mundo

O Brasil tem se destacado cada vez mais no mercado internacional da fruticultura. Nos últimos anos, essa relevância ganhou força com o trabalho de promoção conduzido pela Abrafrutas em nome do setor, a ponto de a Fruit Attraction, uma das maiores feiras do setor no mundo, ganhar também uma edição em solo brasileiro. Já foram realizadas duas edições em São Paulo, ambas com grande sucesso de público e negócios, e a procura foi tão expressiva que a edição de 2025 já tem data confirmada para março de 2026.

Esse movimento reforça o papel do Brasil como plataforma estratégica para negócios globais e evidencia a diversidade, a qualidade e a sustentabilidade que fazem das frutas brasileiras um diferencial competitivo no mercado internacional.

Potencial e impacto da fruticultura

A fruticultura é uma das atividades que mais geram emprego e desenvolvimento social no campo. O setor é responsável por milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, promove inovação tecnológica e garante renda para produtores em todas as regiões do Brasil.

Representante do setor, a Abrafrutas atua na defesa dos interesses da cadeia produtiva, na promoção internacional e na abertura de novos mercados, sempre valorizando o trabalho do produtor brasileiro.

Sobre o Frutas do Brasil

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Sobre a Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões

prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Frutas
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: