Empresas brasileiras relatam suas trajetórias de internacionalização com o apoio da ApexBrasil

Empresas brasileiras relatam suas trajetórias de internacionalização com o apoio da ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em Webinar, instituições compartilharam suas experiências de sucesso no exterior. Inscrições para participação em cursos, programas e ações de capacitação da Agência estão abertas para todo o Brasil

A empresa do segmento de material de construção e pioneira na fabricação de chuveiros elétricos Fame Brasil já atua há seis décadas no mercado internacional e exporta para mais de 40 países – desde 2008 com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “Todo esse processo de desenvolvimento da nossa exportação foi um amadurecimento que veio através da ApexBrasil. Participando de feiras, de missões empresariais e projetos compradores com a Agência fomos nos familiarizando com a ideia e nos preparando cada vez mais”, contou a gerente de exportação da FAME, Maria Prado, no Webinar “Cases de Sucesso em Internacionalização de Empresas Brasileiras e Oportunidade de Capacitação Executiva”, aberto ao público e realizado nesta terça-feira (9) pela Agência.

Mesmo com 60 anos de experiência e já tendo participado de diversas outras ações da ApexBrasil, recentemente a empresa participou da primeira edição deste ano do curso “Estratégica de Internacionalização” oferecido pela Agência. Segundo Maria, a empresa agora quer conquistar países do continente africano e viu no curso a oportunidade de aprender a planejar com estratégia e segurança esse próximo passo. Segundo ela, para cada novo mercado são necessárias novas estratégias, muita pesquisa e adaptação. 

Outra empresa que apresentou sua experiência com a ApexBrasil foi o Grupo Cartão de TODOS Internacional, que existe para facilitar o acesso à saúde, educação e lazer para quem mais precisa. Dentre suas empresas está o Cartão de TODOS, que é o maior cartão de descontos da América Latina. A rede de clínicas, Amor Saúde, com quase 400 unidades no Brasil, também faz parte do grupo. O Cartão de TODOS Internacional participou desta primeira edição do curso “Estratégia de Internacionalização”. No webinar, o Head de Expansão Internacional e multifranqueado, Fernando Marcomini, relatou que após 20 anos de atuação no Brasil, com quase 5 milhões de famílias ativas, há três anos decidiu dar o passo para conquistar o exterior. Hoje estão com 10 unidades na Colômbia, prestes a se lançar no Chile e avançar para o México. O plano, segundo Fernando, é nos próximos três anos estar em todos os continentes. “O curso da ApexBrasil foi excelente para nos fazer entender uma forma de estruturar toda a complexidade da estratégia necessária para colocar nossa visão em prática, de montar uma forma organizada de comunicar internamente as necessidades das adaptações e também aprender com a experiências das outras empresas participantes”, afirmou Fernando. Ele acrescentou que concluiu o curso com importantes avanços, detectando oportunidades de melhoria e ajustes nos processos anteriores, que poderiam ter sido executadas com o conteúdo apresentado no curso da ApexBrasil.

O Webinar foi promovido para apontar caminhos e desmistificar o tema da internacionalização de empresas brasileiras. Foi mediado pelo Professor da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), Diego Coelho.

Há 25 anos a Agência vem ajudando empresas de diversos portes e áreas na busca e na conquista de novos mercados por meio de cursos, projetos e programas. Para muitos empresários brasileiros pensar na internacionalização e na exportação de seus produtos e serviços é algo desafiador.  Afinal, conquistar o mercado exterior e se estabelecer nele exige estratégia, planejamento, pesquisa, força de vontade e preparação. “Não existe internacionalização sem adaptação”, afirmou o mediador logo no início da apresentação. Para tanto, a ApexBrasil oferece àqueles que desejam se preparar para esse passo diferentes ações que tem por finalidade orientar e auxiliar todo esse processo. São cursos preparatórios, programas de capacitação e qualificação, projetos setoriais, serviços e ferramentas que envolvem estudos e análises de mercado, mapas de oportunidades, participação em feiras internacionais, rodadas de negócios e missões de prospecção e comerciais voltadas para a internacionalização das empresas brasileiras.

Os representantes das duas empresas que expuseram sua trajetória durante o Webinar apontaram os desafios que enfrentaram, com as diferenças culturais, as demandas burocráticas e a preparação interna da empresa para o processo de internacionalização. Em todos os aspectos afirmaram encontrar na ApexBrasil todo o apoio necessário para encontrar informações pertinentes e orientações fundamentais para serem mais assertivos e reduzirem a curva de aprendizado em cada etapa do processo.

O mediador reforçou que a ApexBrasil realiza um trabalho integrado com parceiros institucionais, postos diplomáticos, embaixadas e escritórios da própria Agência espalhados em diversos países que estão sempre dispostos a apoiar as empresas brasileiras que almejam alcançar o mercado exterior. Coelho também destacou  que a internacionalização é uma jornada que pode ser iniciar com as exportações em sua dimensão comercial, chegando até a ter uma presença com operações no exterior para a empresa se tornar mais competitiva. E, isto demanda desenvolvimento de estratégia, planejamento e gestão, ou seja, desenvolvimento de capacidades internas da empresa.

Inscrições abertas

A segunda edição do curso “Estratégia de Internacionalização”, que é realizado em parceria da ApexBrasil com a Fundação Instituto de Administração – FIA Business School, vai ocorrer nos dias 20, 27 e 28 de setembro, em formato híbrido. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto. Trata-se de uma capacitação de alto nível, direcionada ao desenvolvimento de competências visando à análise das principais questões e dimensões relacionadas à expansão internacional de empresas brasileiras. Neste ano, 42 empresas já foram qualificadas. O curso capacita lideranças executivas com visão estratégica para lidar com os principais desafios da expansão internacional, com foco nas reflexões estratégicas e ferramentas de gestão que auxiliam nas análises, planejamento, tomadas de decisão e mitigação de riscos associados às operações no exterior. Link para inscrição: https://crm-apps.apexbrasil.com.br/orgbdeab873/inscricao-eventos/evento/curso-de-estrategia-de-internacionalizacao-2a-edicao-2022/79c5b2de-0724-4f0d-acdf-19ebcda1b5ed?utm_source=comunicacao

Além desse curso, a ApexBrasil oferece outras plataformas de negócios para empresas que buscam a expansão internacional, como o Programa E-Xport, voltado para o e-commerce internacional e melhoria da presença digital, que realizará de 13 a 16 de setembro a terceira edição do evento E-Xport Meeting em São Paulo, em formato híbrido. Haverá palestras, painéis e apresentações sobre os mais diversos temas, rodadas de negócios e explanação sobre casos de empresas que internacionalizam suas vendas por meio de plataformas digitais. Para participar, basta se inscrever no link até a data do evento. Acompanhe a programação atualizada no site do evento.

O Webinar “Cases de Sucesso em Internacionalização de Empresas Brasileiras e Oportunidade de Capacitação Executiva” completo está disponível no link: https://click.apexbrasil.us/cases_de_sucesso_internacionalizacao_2022

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: