Texbrasil acompanha debates do Global Fashion Summit 2025

17/06/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

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Texbrasil acompanha debates do Global Fashion Summit 2025

Descrição da imagem: A imagem mostra um painel de discussão com sete pessoas sentadas em cadeiras de madeira dispostas em semicírculo sobre um palco colorido, com piso em tons de verde e vermelho. As pessoas no palco representam uma diversidade racial e de estilos. Cada uma segura um microfone, indicando que participam ativamente do debate. As vestimentas variam entre roupas formais, casuais e criativas, destacando individualidade e multiculturalismo.

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De 3 a 5 de junho, em Copenhague, na Dinamarca, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marcou presença no Global Fashion Summit 2025, um dos principais fóruns internacionais sobre sustentabilidade no setor da moda.

Reconhecido por reunir líderes empresariais, representantes de governos, investidores e organizações da sociedade civil, o evento teve como tema central “Barriers and Bridges” (Barreiras e Pontes). A proposta foi discutir como os desafios sistêmicos enfrentados pela indústria têxtil global podem ser transformados em pontes para inovação, cooperação e crescimento responsável.

Organizado em torno de cinco eixos — coragem, capital, incentivos, regulação e inovação — o Summit abordou temas como as regulamentações ambientais da União Europeia, os impactos das tensões geopolíticas nas cadeias produtivas, a urgência por legislações mais claras e eficazes, e o papel da água como elemento de justiça climática.

 

Transparency Act: referência regulatória

Em vigor desde 2022 na Noruega, a Transparency Act foi citada como modelo de regulação clara e objetiva.

Destaques do modelo norueguês:

●      Exige due diligence em direitos humanos e condições de trabalho;

●      Relatórios públicos anuais obrigatórios;

●      Qualquer cidadão pode solicitar informações às empresas.

Considerada exemplo de equilíbrio entre exigência e aplicabilidade, a legislação inspira países que buscam estruturar marcos regulatórios robustos.

A equipe de Sustentabilidade do Texbrasil acompanhou os principais painéis e participou do Innovation Forum, espaço que apresentou soluções práticas para a cadeia têxtil, como a tecnologia de identificação de tecidos por imagem hiperespectral da Refiberd, e a primeira fibra de elastano de base biológica, da parceria LYCRA® + Qore®.

Também chamou atenção o debate sobre comunicação na moda: marcas europeias estão evitando o uso do termo “sustentável” sem comprovações objetivas, como exige a nova legislação da Dinamarca. Termos como transparência, rastreabilidade e produção regenerativa têm ganhado espaço como formas mais técnicas e legítimas de diálogo com consumidores.

 

Backlash regulatório na Europa

A nova presidência da Comissão Europeia propôs flexibilizações nas diretivas de sustentabilidade (CSRD, CSDDD), gerando críticas de entidades financeiras e investidores.

Riscos apontados:

●      Greenwashing;

●      Perda de credibilidade global;

●      Redução da base de empresas obrigadas a relatar indicadores ESG.

O debate evidenciou o papel das políticas públicas na consolidação da agenda sustentável.

 

Como as marcas estão comunicando sustentabilidade

Ganni
“Nunca nos rotulamos como uma ‘marca sustentável’, porque na indústria da moda atual, a sustentabilidade absoluta simplesmente não é possível. Mas acreditamos na transparência, no aprendizado contínuo e na profunda responsabilidade de fazer melhor, a cada dia. ”

Samsøe Samsøe
“Prolongar a vida útil de um produto é a melhor forma de reduzir seu impacto. Damos grande importância ao controle de qualidade para garantir que nossos produtos resistam ao teste do desgaste e da reutilização.”

Les Deux
“A verdade é que as peças de roupa mais responsáveis são aquelas que você já tem e usa. O fast fashion nos acostumou à ideia de que as peças de roupa podem ser baratas, o que também nos leva a acreditar que são descartáveis.”

A participação no Global Fashion Summit 2025 reafirma o papel do Texbrasil em conectar a moda brasileira aos principais fóruns de discussão global. Ao fomentar o acesso a conhecimento técnico e estratégico sobre sustentabilidade, o programa fortalece a preparação das empresas nacionais para competir nos mercados externos com responsabilidade e visão de futuro.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

 

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Têxtil e Confecções
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: