O Think Plastic Brazil (Portfólio de soluções que apoiam o setor de produtos transformados plásticos no processo de internacionalização para os mercados alvos), criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza no dia 8 de novembro a entrega do World Plastic Connection Award 2022. O evento integra a programação do II World Plastic Connection Summit, que acontece em formato híbrido (presencial e online) entre os dias 7 e 10 de novembro no Blue Tree Premium Alphaville, com transmissão ao vivo em português, inglês e espanhol.
Neste ano 71 indústrias disputam as cinco categorias, divididas pelo grau de maturidade (Iniciantes, Maduras, Experts) e pelo tipo de vertical (Varejo ou Plásticos Ténicos). Entre as novidades da edição, que pela primeira vez será realizada no formato híbrido (presencial e online) está a inclusão de uma nova categoria (World Plastic Global Design Award) criada com o objetivo de premiar empresas que investem em ações e projetos voltados ao design sustentável.
“O lançamento do Color Trend 2022 estimulou os investimentos em design e inovação nos produtos de nossas indústrias, mostrando que o Brasil é líder na criação de tendências. Por isso, devido à demanda do próprio mercado, inserimos a premiação do design nesta edição do prêmio”, explica Carlos Moreira, gestor de Estratégia e Planejamentos de Projetos do Think Plastic Brazil.
Conheça a seguir as cinco categorias em disputa:
World Plastic Business Case Award: Premiará os melhores cases internacionais de sucesso.
World Plastic Commercial and Image Promotion Investments Award: Reformulada, a categoria premiará os maiores investimentos em promoção internacional comercial e de imagem.
World Plastic Development Award: Premiará as empresas que mais evoluíram em nível de maturidade exportadora
World Plastic Certification Award: Premiará as empresas que mais investiram em certificações nacionais e internacionais.
World Plastic Global Design Award: Novidade da edição 2022, premiará as empresas que estão investindo em Design Original de produtos e embalagens, ações e projetos relacionados ao design sustentável e ecodesign.
Na nova categoria, a eleição dos melhores será feita em duas etapas: a primeira por um júri de especialistas e a segunda pelo voto popular. Nas demais, as empresas participantes terão seus dados auditados por uma empresa independente. Os cases de sucesso serão avaliados por um júri formado por eminentes profissionais detentores do conhecimento do processo de internacionalização; governo em todas as suas esferas e pesquisadores do setor, entre outros.
Para a premiação, os participantes serão divididos em três níveis de maturidade (Access, Special, Excellency). Os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria receberão um troféu e poderão usar os logotipos e informações de premiação em suas comunicações de forma irrestrita.
O World Plastic Connection Summit 2022 é uma das principais ações do projeto setorial para as verticais apoiadas pelo programa Think Plastic Brazil: Agrobusiness, Brinquedos e Puericultura, Construção Civil, Embalagens, Insumos (entre eles o Masterbatch, material responsável pela coloração dos produtos de plástico transformados) e Utilidades Domésticas. A programação do evento contará ainda com:
Seminário Internacional: seminário técnico internacional para disseminar informações relevantes para tomada de decisões tanto dos mercados-alvos como do potencial do setor de transformados plásticos brasileiro, com a participação de profissionais renomados de diversos países. O Seminário será realizado nos dias 7 e 8 de novembro e abrangerá o lançamento do Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2023) e do Anuário Internacional 2022 com dados setoriais internacionais e informações das 130 associadas ao Think Plastic Brazil (Yearbook 2022).
Prêmio Internacional: Premiação com objetivo de valorizar empresas que estão investindo no Processo de Internacionalização, homenageando as ações relevantes das empresas associadas ao Programa.
Tendência de cores – International Color Trend 2023: Estudo profundo global das tendências de cores do mercado do plástico transformado, imprimindo a cultura brasileira e apresentando as possibilidades de produção e desenvolvimento às empresas nacionais. A pesquisa de cores será coordenada por um designer brasileiro de renome, trazendo ainda mais relevância às informações levantadas.
Anuário internacional: Anuário em três idiomas (português, inglês e espanhol), apresentando as informações setoriais internacionais de 2022 e as informações completas das empresas brasileiras participantes do portfólio.
Buyers and Press project International Show - Projeto Comprador e Projeto Imagem: nos dias 9 e 10 de novembro, no Hotel Blue Tree Premium Alphaville as empresas associadas ao Programa Think Plastic Brazil recebem compradores e jornalistas convidados internacionais.
Save The Date:
World Plastic Connection Summit 2022
Data: 7 a 10 de novembro
Local: Hotel Blue Tree Premium Alphaville
Alameda Madeira, 398 - Alphaville – Barueri
Transmissão online em português, espanhol e inglês
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Contato de Imprensa:
Gabriel Rajão: gabriel@maestrices.com.br
Suzana Elias Azar: +55 11 99629-0173
suzana@maestrices.com.br