Resultado dos fabricantes apoiados pelo projeto Brazil Machinery Solutions é 170% superior à participação anterior no principal evento do setor plástico na América Latina
As 15 industrias de máquinas e equipamentos apoiadas pelo projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), geraram US$ 27,3 milhões entre negócios realizados e esperados na Plastimagen 2025, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de março na Cidade do México.
O resultado obtido pelas empresas: Carnevalli; Controlplast; Eletrothermo; G4 Máquinas; Lakatos; Multiblow; New Permaco; Novaflexo; Polimáquinas; Polimétrica; Pronatec; R&A Máquinas; Reinaflex; Rulli Standard; e Vemax, superou em 170% o resultado da participação anterior, em 2023 (US$ 10,1 milhões). Os números reforçam a credibilidade do Brasil como fornecedor de inovação e tecnologia no segmento de máquinas e equipamentos.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ avaliou os resultados da participação brasileira no evento.
O crescimento de 170% nos negócios gerados em relação à edição anterior da Plastimagen demonstra, de forma clara, a competitividade e a capacidade inovadora das indústrias brasileiras de máquinas e equipamentos. Esse resultado não apenas comprova a excelência tecnológica do nosso setor, mas também reforça a confiança que o mercado latino-americano deposita no Brasil como um parceiro estratégico e fornecedor de soluções eficientes e inovadoras. O sucesso alcançado pelas empresas apoiadas pelo BMS é reflexo do esforço contínuo da indústria nacional em oferecer tecnologia de ponta, eficiência produtiva e soluções alinhadas às demandas globais. Seguimos comprometidos em fortalecer a presença brasileira nos mercados externos, ampliando a competitividade das nossas empresas e consolidando o Brasil como referência no fornecimento de máquinas e equipamentos para o setor plástico.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ
Realizada a cada dois anos, a Plastimagen é a principal feira do setor plástico na região, consolidada como ponto estratégico para fabricantes, fornecedores e compradores que buscam expandir sua atuação no mercado latino-americano. A 25ª edição do evento reuniu 1600 marcas, de mais de 27 países, em um espaço de 40 mil m², apresentando inovações em tecnologia, maquinário, matérias-primas, reciclagem e soluções sustentáveis para o setor plástico. O programa BMS esteve presente no Pavilhão Brasil, um dos 14 pavilhões nacionais da feira, que recebeu visitas de tomadores de decisão e profissionais da cadeia produtiva do plástico, de várias partes do continente.
Mercado mexicano é estratégico para exportadores nacionais
O México é um mercado estratégico de grande relevância para o setor exportador de máquinas e equipamentos para transformação do plástico. Com base nos dados globais mais recentes disponíveis, de 2023, o Brasil ocupa a 15ª posição entre os fornecedores de máquinas para plástico junto ao México. No mesmo ano, o México importou um total de USD 2,5 bilhões em máquinas do segmento, sendo que o Brasil representou apenas 0,6% desse mercado. Em 2024, as exportações brasileiras de máquinas da vertical do Plástico somaram USD 116,4 milhões. Nesse período, o México foi o terceiro destino das exportações brasileiras, totalizando USD 14,3 milhões, um crescimento modesto de 0,7% em relação ao ano anterior.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br
Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
+55 11 970 240 325
Vitor Lillo
+55 11 998 270 808