ApexBrasil promove Semana da Mulher na Expo Osaka 2025 e destaca protagonismo feminino global

19/08/2025
Expo Osaka 2025

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil promove Semana da Mulher na Expo Osaka 2025 e destaca protagonismo feminino global
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Para destacar o posicionamento do Brasil como referência nos esforços mundiais para reduzir a desigualdade de gênero e promover a sustentabilidade, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoverá, entre os dias 24 e 30 de agosto, a Semana da Mulher na Expo 2025 Osaka - Kansai, no Japão. A programação, desenvolvida em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o Ministério das Mulheres, a Rede Mulher Empreendedora, a ONU Mulheres do Brasil e a Delegação Brasileira do Women 20, reunirá lideranças femininas, especialistas e representantes de organizações internacionais para ampliar o diálogo sobre o papel da mulher nas agendas econômicas e sociais globais. A Semana da Mulher na Expo 2025 Osaka será realizada por meio do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) criado pela Agência em 2023 com o objetivo de promover maior participação de empresas lideradas por mulheres no mercado internacional.

A Expo é a maior e mais importante exposição do mundo, que neste ano reúne pavilhões de 153 países – entre eles o Brasil – e ocorre por um período de seis meses no Japão. A ApexBrasil é a responsável pelo pavilhão brasileiro no evento e, desde o início – abril de 2025 - vem realizando diversas atividades de promoção do país, além da exposição permanente assinada pela diretora artística Bia Lessa.

A Semana da Mulher na Expo Osaka terá programação com debates de alto nível sobre o protagonismo feminino em temas globais, a importância e os desafios do empoderamento econômico, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas para mulheres, além de momentos culturais e de valorização da produção nacional.

Além do Pavilhão Brasil, as atividades acontecerão também no Expo Hall e no Pavilhão da Cartier. Também conhecido como Women's Pavilion, o Pavilhão Cartier é um espaço temático dedicado à promoção do empoderamento feminino e à celebração do papel das mulheres na construção de um futuro mais equitativo e sustentável.

Segue programação prevista (sujeita a alteração):

22 de agosto: encerrando a semana do agronegócio no Brasil e preparando o terreno para a Semana da Mulher, teremos um seminário sobre mulheres na cadeia do algodão, e a apresentação de marcas brasileiras no Pavilhão do Brasil. O seminário marca a transição da temática do agronegócio para a pauta da equidade de gênero e busca evidenciar como mulheres de diferentes elos da cadeia — do campo à passarela — estão redefinindo o futuro do algodão, da moda e da economia circular no Brasil.

24 de agosto: nosso encontro será no Expo Hall para uma apresentação de marcas brasileiras dos setores de moda e música, com as cantoras e compositoras Teresa Cristina e Lisa Ono.

25 de agosto: nosso encontro será no Pavilhão do Brasil para uma conversa sobre mulheres nos setores de moda e audiovisual, com participação de estilistas de moda brasileiras e de quatro produtoras do audiovisual que fazem parte do Instituto Mais Mulheres do Audiovisual do Brasil, do coletivo de mulheres indígenas do audiovisual, Katahirine, e do coletivo de mulheres negras, Apan.

26 a 28 de agosto: Durante esse período, a programação ficará concentrada no Pavilhão da Mulher da Cartier. Teremos uma série de seminários que abordarão a perspectiva de gênero com base nos temas do Women 20 (W20), grupo do G20 focado em questões de igualdade de gênero e empoderamento econômico das mulheres. Será um espaço rico para diálogo que reunirá especialistas e empreendedoras em uma programação inspirada nas prioridades do W20: empoderamento econômico da mulher, economia do cuidado, justiça climática, meninas e mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática e empreendedorismo feminino.

Para participar dos Seminários no Pavilhão da Cartier, é necessário confirmar presença no seguinte link: https://nam.dcv.ms/yvz9qIO0HN

29 de agosto: no Pavilhão do Brasil, teremos uma conversa sobre o apoio da tecnologia no enfrentamento à violência contra a mulher.

30 de agosto: também no Pavilhão do Brasil, lançaremos o estudo Raio-X da Mulher Exportadora Chile-Brasil, uma realização conjunta entre MDIC, a Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais do Chile, a ApexBrasil e a Pro-Chile.

A diretora de Negócios da ApexBrasil e idealizadora do programa MNI, Ana Paula Repezza, e a Comissária Geral Pavilhão Brasil na Expo 2025, Maria Luisa Cravo, estarão à frente das atividades que contarão com a participação de representantes da ONU Mulheres Brasil; Banco do Brasil; Women 20 Brasil, Japão, Itália e Austrália; Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão (ABrJ); Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ecojima (Agro); SheTrades Trinidad and Tobago Hub; Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA); Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); entre outras instituições.

“Será uma oportunidade de mostrar o quanto o Brasil tem contribuído para combater a desigualdade de gênero e trocar experiências com lideranças femininas de vários setores estratégicos”, destaca Ana Repezza. “Cada empreendedora que a ApexBrasil apoia nesse processo de inserção no mercado

internacional tem a capacidade não apenas de transformar suas próprias vidas, mas de impulsionar suas comunidades e contribuir para um crescimento mais inclusivo e sustentável. Queremos que essa semana seja lembrada como um marco de diálogo, cooperação e visibilidade para o talento e a força das mulheres brasileiras no cenário global”, complementa.

MNI celebra bons resultados e ganha notoriedade e reconhecimento internacional

Em junho deste ano, o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil completou dois anos e os números revelam o seu sucesso. Entre 2023 e 2024, o volume de empresas lideradas por mulheres atendidas pela ApexBrasil cresceu 34% graças ao programa. Somente em 2024, do total de 20.596 apoiadas pela ApexBrasil, 4.288 empresas (20,8%) autodeclararam ser lideradas por mulheres. Desde sua criação, foram mais de 4.000 atendimentos e 2.132 empresas diretamente impactadas pelo MNI. De acordo com a segunda edição do estudo Mulheres no Comércio Exterior – Uma análise para o Brasil, do MDIC, divulgado em março de 2025, o percentual de mulheres nas empresas exportadoras subiu de 29,2%, em 2023, para 31,8% em 2025. Nas importadoras, o aumento foi de 32,5% para 34,7%. Foi a primeira versão deste estudo, publicado em 2023, que instigou Ana Paula Repezza a criar o MNI dentro da ApexBrasil.

Ao longo desses dois anos, o MNI também foi reconhecido internacionalmente, recebendo três premiações: o prêmio Elas Lideram, do Pacto Global da ONU; o prêmio WTPO Award, do ITC/ OMC; e o Prêmio Igualdade de Gênero no Comércio, concedido pela OMC. Este último foi direcionado ao programa Elas Exportam que é realizado pela ApexBrasil em parceria com o MDIC, no âmbito do MNI.

Atualmente, o MNI conta com cerca de 40 profissionais atuantes e mais de 80 instituições parceiras.

Assessoria de imprensa ApexBrasil

Tema: Não se aplica
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: