Rodada reuniu 67 empresas dos setores de moda, cosméticos e soluções de e-commerce, conectando marcas brasileiras a compradores internacionais
Entre os dias 29 e 31 de julho, São Paulo sediou a décima sexta edição do Forum E-commerce Brasil. E foi no âmbito desse evento que aconteceu a edição de e-commerce do Programa Exporta Mais Brasil, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Fórum E-commerce Brasil.
A edição promoveu encontros entre empresas brasileiras dos setores de moda feminina, moda praia, moda fitness, cosméticos e soluções de e-commerce e compradores de seis países: México, Reino Unido, Portugal, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Singapura. Ao todo, 67 empresas participaram da rodada, que contabilizou 180 reuniões de negócios, gerando uma expectativa de negócios superior a US$ 400 mil.
Para os participantes, a iniciativa representa um importante avanço na expansão das exportações. Adailton Lopes, fundador da Grazie Professional, empresa de cosméticos do interior paulista, ressaltou:
“Antes de conhecermos a ApexBrasil, não tínhamos sabíamos como iniciar as exportações. Após realizarmos o Programa PEIEX, participamos das missões para Colômbia e Peru, e agora estamos nessa rodada que está sendo realizada no maior evento de e-commerce da América Latina. Isso reforça nossa confiança para ampliar nossa presença internacional.”
Raffaella Russo, fundadora da Huff Company, marca independente de moda praia e fitness, destacou:
“Exportamos para a Espanha desde 2022 e recentemente começamos a pensar em expandir mercados.” Ela pontuou ainda como o evento tem trazido informações importantes para essa jornada. “Olha, está sendo muito esclarecedor de várias formas, porque a gente começa a exportar e são muitos caminhos, são muitas dúvidas, é um mundo de oportunidades, é um mundo de possibilidades. E precisamos entender o caminho que a gente vai seguir para de fato ter leads de sucesso. E esse evento foi fundamental para ampliar nosso entendimento sobre mercado, tributação e logística, além de facilitar o contato com compradores internacionais.”
Carolina e Manuela, ambas representantes da marca inglesa Blanc Fashion, destacaram a qualidade das marcas brasileiras presentes:
“O convite para o evento foi uma honra. A gente teve contato com muitas marcas interessantes, muita gente talentosa que está pronta para dar esse passo da exportação. O brasileiro só mostra o quão empreendedor ele é. As rodadas estão sendo muito produtivas.” Carolina e Manuela ressaltaram ainda a qualidade do evento: “Esse programa da ApexBrasil se destaca como um dos mais completos para capacitação e internacionalização que já vimos.”
O Exporta Mais Brasil E-commerce reafirma seu papel estratégico como facilitador da inserção das empresas brasileiras no comércio global, contribuindo para a geração de negócios e o fortalecimento da exportação.
E-Xport Meeting chega à terceira edição dentro do Fórum E-Commerce Brasil
O Fórum E-commerce Brasil também recebeu o E-Xport Meeting 2025, evento promovido pela ApexBrasil, que tem se consolidado como um dos principais encontros de conteúdo sobre internacionalização de empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico. O evento está na sexta edição e, pela terceira vez, foi realizado dentro do Fórum. Com tema central “Inteligência Artificial aplicada ao e-commerce internacional”, o evento reuniu especialistas globais, plataformas digitais e empresas exportadoras para debater o impacto da IA nas estratégias de vendas externas. A programação contou com palestras, oficinas e estudos de caso, criando um ambiente estratégico para capacitar e conectar empresas ao mercado global digital.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Desde o lançamento em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 33 rodadas pelo país, dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram quase sete mil reuniões de negócios entre mais de 1.106 empresas brasileiras e mais de 358 compradores internacionais de 68 países com uma expectativa de geração de negócios que deve ultrapassar R$ 572 milhões. Em 2024, foram 15 edições do programa, totalizando 388 empresas atendidas.
Sobre o PEIEX
O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é realizado pela ApexBrasil e capacita empresas brasileiras a iniciarem suas exportações de forma planejada e segura. Com atuação em todas as regiões do país, por meio de entidades parceiras que compõem os Núcleos PEIEX, o programa oferece diagnóstico empresarial, treinamento em comércio exterior e planos personalizados para acessar mercados internacionais, incluindo oportunidades no e-commerce.