Evento realizado pela ApexBrasil e pelo Ministério das Relações Exteriores reunirá autoridades e empresários das nações
A ApexBrasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Sebrae, o Ministério de Relações Exteriores da Nigéria e a Comissão para Promoção de Investimentos da Nigéria (NIPC) promovem, na próxima semana, o Fórum Bilateral Brasil-Nigéria em Brasília. O evento, marcado para o dia 25 de agosto (segunda-feira), será realizado na sede do Sebrae Nacional. A iniciativa busca fortalecer a cooperação e o comércio entre as duas nações, alinhado à estratégia do governo federal de aproximação com o continente africano para diversificar a pauta de exportações brasileiras.
O fórum faz parte da agenda da visita oficial do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, ao Brasil. Será um seminário institucional e empresarial que contará com a presença de autoridades e empresários dos dois países. O evento ocorrerá das 12h30 às 18h.
O encontro é um desdobramento da missão brasileira à Nigéria em junho, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Na ocasião, diversas agendas bilaterais foram discutidas e acordos importantes foram assinados. O principal objetivo foi transformar laços históricos e culturais em oportunidades econômicas concretas.
Acordos assinados em junho
Durante a visita do vice-presidente à Nigéria, foram formalizados acordos em áreas consideradas prioritárias. Na defesa, a cooperação em equipamentos de uso militar foi ampliada, e um memorando entre a Polícia Federal brasileira e a Agência Nacional de Aplicação da Lei de Drogas da Nigéria foi assinado para combater o narcotráfico e o crime organizado.
No setor cultural, o Acordo de Coprodução Audiovisual visa aproximar as indústrias criativas, enquanto o memorando na área de turismo prevê a criação de programas de intercâmbio, capacitação profissional e atração de investimentos. A energia também ganhou destaque, com um memorando que abre caminho para parcerias em fontes tradicionais e renováveis.
Geraldo Alckmin afirmou na época que o Brasil está pronto para impulsionar uma nova etapa de relacionamento com a Nigéria. Ele destacou que o país busca uma agenda sustentável baseada em neoindustrialização, inovação e transição verde, e que o Brasil "não exporta apenas produtos, [mas] soluções, conhecimento e experiência”.
Serviço
Data: 25 de agosto (segunda-feira)
Local: Auditório da sede do Sebrae Nacional
Horário: 12h30 às 18h
Prazo para inscrições: 25 de agosto às 12h
Inscrições: ApexBrasil | Fórum Bilateral Brasil-Nigéria