Parceria entre a ApexBrasil e o MDIC marcou a primeira missão internacional do governo brasileiro exclusiva para empresas lideradas por mulheres
Em um marco histórico para a promoção da equidade de gênero no comércio exterior, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realizou a primeira missão internacional do governo brasileiro voltada exclusivamente para empresas lideradas por mulheres. A missão, que aconteceu no início do mês em Santiago, Chile, marcou a quarta edição do programa Jornada Exportadora e focou nos setores de higiene pessoal, cosméticos e moda. A ação gerou uma expectativa de mais de US$ 10 milhões em negócios para o próximo ano.
A delegação foi composta por 16 representantes de 11 empresas com liderança feminina, sendo sete do setor de higiene pessoal e cosméticos, e quatro do setor de moda. Para aproximar os participantes do mercado chileno, a ApexBrasil e o MDIC ofereceram uma programação intensa dividida em três dias, encerrando com uma rodada de negócios com compradores do Chile.
Imersão no mercado chileno
Os participantes iniciaram a agenda antes da viagem a Santiago, com uma série de ações preparatórias, que incluíram um curso de espanhol, uma oficina de competitividade sobre negociação no mercado internacional e uma apresentação em que foram evidenciadas informações importantes sobre o mercado chileno e como explorar as oportunidades de negócio. Já a programação in loco começou no dia 5/8, com a realização de um seminário sobre macroeconomia, comércio bilateral, acesso ao mercado, compromissos comerciais acordados e aspectos técnicos dos setores contemplados na missão.
No mesmo dia, na parte da tarde, a delegação participou do Fórum Empresarial Chile-Brasil, organizado pela ApexBrasil. O evento, que contou com a presença do presidente Lula, do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reuniu mais de 500 empresários de ambos os países e discutiu o fortalecimento das relações comerciais e empresariais entre as nações.
Dando sequência à programação, no dia 6/8, os participantes da Jornada Exportadora prestigiaram o Seminário “Chile-Brasil - Mulheres Conectando Fronteiras”, que promoveu diálogo e conexões comerciais entre empreendedoras chilenas e brasileiras, além de representantes de instituições públicas e privadas. Adicionalmente, foi realizada uma visita técnica ao Centro de Distribuição do Mercado Livre, para que as empresárias conhecessem de perto mais uma maneira de comercializar seus produtos e estarem presentes no mercado chileno, através do e-commerce.
Para encerrar as atividades, no dia 7/8, foi organizada uma rodada de negócios, onde as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e avaliar oportunidades diretamente com compradores chilenos. Sobre a rodada, Thaise Calaça, diretora comercial da Amari Lingerie, compartilhou que foi uma experiência muito positiva e com ótimos resultados. “Fizemos excelentes conexões e já saímos daqui com negócios importantes fechados”, contou.
Reforçando a gratidão em participar do programa, Natalia Michelin e Tamara Michelin, respectivamente, diretora de Marketing e CEO da Naju Cosméticos, destacaram toda a preparação que tiveram para entrar em um novo mercado e todo o apoio da equipe da ApexBrasil. “Temos pouca experiência em exportação, então todo o suporte que a gente recebeu foi de muita importância”, afirmou Natalia. Em complemento, Tamara falou sobre a experiência de fazer parte de uma missão exclusiva para mulheres. “Somos privilegiadas por sermos de um país que valoriza o empreendedorismo feminino e nos sentimos muito especiais pelo convite e pelo cuidado que todos tiveram conosco”, dividiu.
Também sobre a importância do recorte de gênero na ação, Amanda Cortez, CEO da Jungle Society, reforçou a honra de participar da primeira missão do governo brasileiro exclusiva para mulheres empresárias no mercado internacional. “Foi muito inspirador. Estou saindo como uma bagagem de conhecimento absurda e muito orgulhosa em ver que temos muitas mulheres efetivamente nos representando no mercado”, relatou. Em relação às perspectivas de negócios, a empresária se mostrou otimista: “O pedido veio e agora é esperar a gente concretizar a compra!”.