ApexPod: Plataforma digital operada pela ApexBrasil une especialistas em comércio exterior a empresários que querem exportar ou ampliar suas exportações

ApexPod: Plataforma digital operada pela ApexBrasil une especialistas em comércio exterior a empresários que querem exportar ou ampliar suas exportações

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Há sete meses no ar e com mais de 50 mil acessos, Plataforma Brasil Exportação oferece mais de 600 serviços gratuitos e é tema do novo episódio do ApexPod – podcast semanal da ApexBrasil

Imagine uma enorme rede de especialistas em comércio exterior com diversos tipos de conteúdo, em um único lugar, com cadastro fácil e gratuito, para auxiliar sua empresa a exportar. Imaginou? Pois a Plataforma Brasil Exportação, no ar desde novembro do ano passado, realiza com sucesso essa interface entre o público brasileiro interessado em exportar e os mais variados peritos no assunto. A ferramenta, que já teve mais de 50 mil acessos, disponibiliza, atualmente, mais de 600 serviços de apoio à internacionalização de empresas e tem quase quatro mil contas cadastradas. Operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Plataforma foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e possui como parceiros o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Tema do novo episódio do ApexPod, o podcast semanal da ApexBrasil, a Plataforma Brasil Exportação pode ser acessada por qualquer pessoa ou empresa interessada em exportação, com destaque para os pequenos e médios empresários, que encontram nessa comunidade digital um verdadeiro guia para partirem do zero até fecharem negócios no exterior. De acordo com Juarez Leal, analista Sênior da gerência da Presidência da ApexBrasil e responsável pela Plataforma Brasil Exportação, as informações da ferramenta estão organizadas de maneira intuitiva, fácil, rápida e de simples navegação.

“Logo na primeira página, o empresário encontrará, por exemplo, o calendário de eventos e os respectivos campos para que possa escolher os mercados-alvo para os quais deseja exportar, as datas e organizadores”, aponta o analista durante entrevista no podcast, ressaltando que o calendário reúne os principais eventos de comércio exterior no mundo (presenciais e online), permitindo ao interessado se planejar com antecedência aos eventos adequados ao perfil da empresa.

Melhores práticas exportadoras

O portfólio de serviços da Plataforma possibilita que empresas de todos os portes encontrem informações sobre as melhores práticas exportadoras, assegurando competitividade e evitando erros, para que estejam em conformidade ao operarem em outros países.

Os serviços ofertados apresentam soluções que vão desde a qualificação de empresas iniciantes no processo exportador até linhas de crédito e financiamento voltadas

especialmente às pequenas e médias empresas. Há uma ampla gama de serviços disponíveis, como: estudos de mercado; mapeamento de oportunidades e riscos; processo logístico; contato de despachantes aduaneiros; precificação de produtos; respostas sobre câmbio; cursos de marketing e negociações internacionais; promoções de negócios no exterior; indicação de transportadoras para diversos países; cursos de direitos e obrigações para movimentação internacional de mercadorias; feiras apoiadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) voltadas ao setor agrícola; entre outros.

Parceiros

A rede conta, ainda, com a parceria de cerca de 150 prestadores de serviços, incluindo os Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOMs) do Brasil estabelecidos nos países-alvo das exportações. Eles prestam serviço personalizado a quem quer exportar, oferecendo inteligência de mercado e oportunidades de negócios.

Também entrevistado nesta edição do ApexPod, o conselheiro do SECOM de Barcelona, Luís Fernando Machado, relata que pela Plataforma é possível obter apoio nos mais diferentes mercados internacionais. “Meus colegas estão em Singapura, na África do Sul, no Uruguai etc. Todos dentro dessa mesma rede. É uma maneira de quebrar fronteiras e fusos horários”, observa Machado, lembrando que cada mercado tem sua peculiaridade. “Muitas vezes o empresário tem que visualizar as barreiras que irá encontrar. Ele precisa adaptar o seu produto à cada cultura, avaliando se o esforço de adaptação vale a pena”, analisa.

O ApexPod sobre a Plataforma Brasil Exportação irá ao ar na próxima sexta-feira (7) nos principais tocadores de podcast do Brasil. No episódio, o ouvinte saberá como acessar a Plataforma e tudo o que ela oferece, além de conferir a entrevista completa com Juarez Leal e com Luís Fernando Machado.

 

O ApexPod pode ser ouvido nas seguintes plataformas de áudio:

Spotify 

YouTube

YouTube Music 

Apple 

Deezer 

Amazon

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: