Bruno Megda, de Cabo Verde (MG), é o novo campeão brasileiro de prova de café

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Degustador teve o melhor desempenho na distinção de cafés especiais e representará o Brasil no Campeonato Mundial de Cup Tasters, na Suíça

Por: Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)

Com sete acertos, em 4'32", o degustador Bruno Megda, de Cabo Verde (MG), é o novo campeão brasileiro de Cup Tasters. A competição, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro do projeto "Brazil. The Coffee Nation", terminou ontem, 27 de novembro, no Centro de Excelência em Cafeicultura – Senar, em Varginha (MG). Completam o pódio a segunda colocada Ellen Martins, natural de Ervália (MG), degustadora da Coopercafem, e Marcos Dominguito, de Varginha, provador da Unicafé.

O Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, que contou com apoio da empresa BUNN e da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD Café) neste ano, pôs em prova a velocidade, a habilidade e a precisão em distinguir as diferenças de sabor em cafés especiais do degustador profissional. Três xícaras são colocadas em um triângulo, sendo duas com cafés idênticos e uma diferente. Usando habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência, o provador precisa identificar a xícara diferente no triângulo o mais rápido possível.

Na competição, os degustadores provam um total de oito triangulações por rodada e os oito melhores, com o maior número de acertos e tempo mais rápido, avançam para a próxima rodada, até chegarem a quatro competidores, que disputam a final. O campeão Bruno Megda provou um total de 96 cafés em todo o campeonato. Com o título, ele se transforma no mais novo embaixador dos cafés do Brasil e representará o país no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que será realizado em Genebra, na Suíça, em junho de 2025.

Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, comenta que a entidade realiza os Campeonatos Brasileiros de Barismo, como o de Cup Tasters, com o intuito de envolver a comunidade cafeeira e promover a excelência do café especial. "Realizadas há 23 anos no Brasil, as competições têm, entre outras, a missão de encontrar embaixadores do café e ajudar a impulsionar carreiras, incentivando uma constante capacitação e o desenvolvimento de novas tendências, técnicas, equipamentos e produtos. O Bruno é nosso novo embaixador e desejo muito sucesso no mundial", comenta.

CAMPEÃO MUNDIAL É BRASILEIRO

O atual campeão mundial de prova de café é do Brasil. Em abril deste ano, o brasileiro Dionathan Almeida, provador de café das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), superou 33 competidores de todo o mundo e levantou o caneco do World Cup Tasters Championship, realizado em Chicago, nos Estados Unidos. Ele teve 100% de aproveitamento na análise das oito xícaras na final da competição, em 2'19", desempenho 10 segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta, e 32 segundos melhor do que o terceiro colocado, Han Jong Lee, da Nova Zelândia. Além disso, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto das oito xícaras em 2'09".

O Campeonato Brasileiro de Cup Tasters é sancionado pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

 

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O Campeonato Brasileiro de Cup Tasters é mais uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA

Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Cafés Especiais
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

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