Startups brasileiras mostram no Web Summit Lisboa 2025 que Nordeste do Brasil é celeiro de inovação

06/11/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Startups brasileiras mostram no Web Summit Lisboa 2025 que Nordeste do Brasil é celeiro de inovação

Descrição da imagem: Pavilhão do Brasil no Web Summit Lisboa 2024. Foto: Alfredo Matos

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

ApexBrasil leva delegação diversificada de startups e empresas brasileiras ao evento, que acontece de 10 a 13 de novembro em Portugal

O Brasil comemora um momento de efervescência e descentralização no ecossistema de inovação. Atualmente, o Nordeste é berço de cerca de 24,7% das startups do país, de acordo com dados do Observatório Sebrae Startups, sendo a segunda região que mais concentra startups no Brasil, atrás somente do Sudeste (35,8%). A região, que tem acelerado o crescimento em tecnologia, promete mostrar sua força e talento no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que acontece de 10 a 13 de novembro em Portugal. A delegação brasileira no evento, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras entidades, será composta por um total de 350 startups e empresas inovadoras. Dentre elas, 151 selecionadas pela Agência, sendo 35 da região Nordeste (23,18%).

O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

A seleção buscou priorizar negócios liderados por empreendedoras e empreendedores do Norte, Nordeste, Distrito Federal, e oriundas de favelas e comunidades urbanas. Também foi dada prioridade às empresas lideradas por mulheres. Os participantes representam diversos setores da economia, incluindo inteligência artificial, biotecnologia, sustentabilidade, saúde, economia verde, agronegócio, educação, entre outros.

A edição do Web Summit Lisboa do ano passado reuniu mais de 71 mil participantes de 153 países, incluindo 953 palestrantes, 3050 startups e mais de mil investidores. A expectativa para a edição deste ano é que estes números sejam ainda maiores.

 

Do Nordeste para o mundo

Com soluções tecnológicas escaláveis, impacto social e visão global, startups e empresas inovadoras de todas as regiões do Brasil estão transformando seus mercados e posicionando o Brasil como um polo de tecnologia no mercado global.  Entre as startups do Nordeste que compõe a delegação brasileira no Web Summit Lisboa deste ano estão a Just Travel, fundada em Salvador, na Bahia, e a Bee Delivery, criada em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. Ambas se dizem prontas para ganhar o mundo.

Fundada em Mossoró, interior do Rio Grande do Norte, a startup Bee Delivery, que atua com entregas last mile, já está presente em 160 cidades de 26 estados do Brasil. A empresa esteve na edição do Web Summit do ano passado e estará novamente este ano pronta para conquistar clientes internacionais. “Nossa participação no evento de 2024, como parte da delegação brasileira organizada pela ApexBrasil, foi um divisor de águas para nossa empresa estar em contato direto com investidores, parceiros e representantes de outros mercados, além de acompanhar de perto as principais tendências em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Participar do evento reforçou nosso posicionamento como uma empresa inovadora, conectada e pronta para escalar globalmente”, comenta Thales Patreze que fundou a Bee Delivery junto com os sócios André Ramon e Luan Rodrigues.

Nesta edição de 2025 chegamos mais maduros e focados na abertura de novos mercados. Estamos prontos para abrir portas para futuras parcerias internacionais e mostrar que uma empresa fundada em Mossoró, interior do estado do Rio Grande Norte, tem tecnologia de ponta para conquistar o Brasil e o mundo”, reforça Thales.

Em plena pandemia, em 2020, surgiu a traveltech Just Travel. Enquanto as viagens estavam restritas, João Nou criou a plataforma para gerenciar virtualmente reservas, vendas, cancelamentos e ajustes para hotéis, casas de férias, cruzeiros, entre outros serviços. A Just Travel é uma plataforma de e-commerce para agências de turismo e produtores de conteúdo, com soluções completas de pagamento, marketing e antifraude. “Transformamos agências de viagem off-line em agências de turismo online, via tecnologia que acelera a distribuição de produtos turísticos em qualquer lugar do mundo”, explica João.

Com sede em Salvador, na Bahia, João se orgulha de também estar presente em Orlando, nos Estados Unidos, e em Portugal.  “Quando estivemos no Web Summit Lisboa, em 2024, com a ApexBrasil, oficializamos nossa operação em Portugal e fomos aprovados em programas de incentivo europeu. Para 2025, daremos continuidade à expansão internacional e a expectativa é ainda maior”, afirma.

 

Descentralização da inovação

O Brasil atingiu um marco significativo neste ano. No último mês de agosto, o país ultrapassou a marca de 20 mil empresas inovadoras ativas, segundo levantamento do Observatório Sebrae Startups. Em um ano, a plataforma, com maior quantidade de dados de startups da América Latina, cresceu a base em mais de 30% (comparação entre agosto de 2024 e agosto de 2025). O cenário nacional mostra uma distribuição cada vez mais pulverizada e dinâmica.

A expansão foi liderada principalmente pela região Sudeste, que responde por cerca de 35,8% do total. O Nordeste emerge como uma força crescente, respondendo por aproximadamente 24,7% das startups ativas, seguido pelo Sul, com cerca de 20,7%. O Centro-Oeste, com cerca de 9,5%, e o Norte, com 9,2%, completam o panorama, evidenciando o potencial de inovação em todas as regiões do Brasil.

A representatividade feminina segue em alta. Quase um terço (29,8%) das startups ativas na plataforma do Sebrae são lideradas por mulheres. Os dados também mostram que o ecossistema tem buscado maior diversidade com o aumento de empresas lideradas por pessoas negras e revela ainda o alinhamento às tendências tecnológicas globais.

 

Crescimento das startups no mundo

O panorama atual para startups brasileiras e empresas de inovação é promissor. De acordo com o estudo Startup Ecosystem Index 2025, publicado pela StartupBlink, existem mais de 150 milhões de startups no mundo.  Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com aproximadamente 1,1 milhão (1.148.296), seguidos da Índia com 493, 5 mil (493.582). O Brasil ocupa a 27ª posição. Os dados, reunidos em 118 países, revelam que todos os dias são fundadas no mundo, em média, 137 mil startups.

Confira as empresas participantes na plataforma Buy Brazil, criada pela ApexBrasil para facilitar a conexão mais direta entre fornecedores brasileiros apoiados pela Agência e compradores estrangeiros.

 

Assessoria de Imprensa da ApexBrasil

Contato para jornalistas -  imprensa@apexbrasil.com.br

Bee Delivery (RN): tecnologia de entregas last-mile com alcance global

Just Travel (BA): plataforma de gerenciamento para setor de turismo

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Erro: