A presença brasileira ganhou força na ILDEX Indonesia 2025, realizada de 17 a 19 de setembro em Jacarta, no Indonesia Convention Exhibition (ICE). O Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresentou o setor de reciclagem animal em um dos maiores palcos internacionais da cadeia de proteína animal, que atraiu decisores e compradores de toda a Ásia e outros continentes.
O estande do projeto foi estruturado para dar visibilidade à robustez e à versatilidade da indústria nacional, com destaque para produtos de alto valor agregado, tecnologia de ponta, rastreabilidade e sustentabilidade. Mais do que vitrine comercial, o espaço funcionou como ponto de encontro e apoio institucional para os associados da ABRA e para as empresas integrantes do Brazilian Renderers, fortalecendo contatos, articulando negócios e reforçando a imagem de profissionalismo do setor.
O espaço também recebeu a visita do Adido Agrícola Brasileiro na Indonésia, Bruno Breitenbach, que reforçou o apoio institucional ao setor e acompanhou de perto as interações com potenciais compradores. Essa presença diplomática fortaleceu o diálogo com autoridades locais e contribuiu para abrir novas frentes de relacionamento.
A participação na ILDEX Indonesia é considerada estratégica por ocorrer em uma região em expansão no consumo de proteína animal e que concentra importantes polos de produção de pecuária, laticínios, carnes e aquicultura. Para empresas asiáticas em busca de soluções sustentáveis em nutrição e saúde animal, o Brasil se apresentou como parceiro competitivo e confiável. Nesse cenário, o Brazilian Renderers destacou o diferencial de uma indústria que alia eficiência produtiva a compromissos ambientais, ampliando as perspectivas de inserção internacional.
Com a participação na ILDEX Indonesia, o Brazilian Renderers reafirma sua missão de promover a reciclagem animal brasileira no exterior e de acompanhar de perto as tendências da cadeia global de proteína animal. A iniciativa contribui para ampliar a competitividade das empresas brasileiras e consolidar o setor como referência mundial em inovação e sustentabilidade.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.