Compartilhar
Copiar link
Link copiado!
Entre os dias 23 e 25 de setembro, em Milão, na Itália, aconteceu a Feira Simac Tanning Tech, evento internacional com a mais qualificada oferta de máquinas e tecnologias para calçados, artigos de couro e curtumes, realizado em paralelo à Lineapelle
As empresas associadas da Abrameq, BKS, Michelon e NBN participaram da feira italiana através do Brazilian Materiais, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e que tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).
Silvio Michelon, vice-presidente da Abrameq e diretor da Michelon Máquinas e Equipamentos relata que “a primeira diferença que notamos na edição da Tanning Tech deste ano foi a redução no número de expositores. Em relação à inovação, percebe-se uma retração nos investimentos, reflexo do momento de mercado. Ainda assim, a Inteligência Artificial foi bastante mencionada, mostrando-se como uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos”.
O empresário adiciona “Seguimos com o compromisso de inovar e ampliar nossa participação global, reforçando a importância de desenvolver e divulgar a tecnologia brasileira. Independentemente dos desafios e da pouca contribuição governamental, é fundamental manter o olhar atento às demandas do mercado. Acreditamos também que feiras com maior intervalo entre edições poderiam proporcionar mais tempo para o surgimento de novidades, evitando sobreposição de eventos. Durante a feira, recebemos visitas de brasileiros, mexicanos, africanos, indianos e outros países, o que reforça a relevância internacional do nosso setor de máquinas."
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Tema:
Promoção Comercial
Mercado:
Europa
Setor de Exportação:
Componentes de Couro, Calçados e Artefatos
Setor de Investimento:
Não se aplica
Setor de serviços:
Não se aplica