O Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor de franquias realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, reuniu representantes de 22 marcas brasileiras para participar da Missão Argentina, entre os dias 9 e 12 de setembro.
Realizada em Buenos Aires, a ação gerou mais de US$ 1 milhão em expectativa de negócios e teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o mercado argentino, fortalecer conexões estratégicas e ampliar as oportunidades de expansão internacional das franquias brasileiras.
A delegação foi composta pelas empresas Aramis, Bateras Beat, Bee Delivery, Buddha Spa, Casa do Construtor, Corpo Bueno, Doutor Sofá, Fast4You, Global Franchise, HGM, Ital’in House, Lavateria, Lave & Pegue, Maria Pitanga, Mercadão dos Óculos, New Shoes, Popcorn Gourmet, Rede Vistorias, Space Hunters, Urban Performance, VC.autor e Yungas.
No primeiro dia, os participantes estiveram na Embaixada do Brasil para uma série de workshops, com apresentações de representantes governamentais do país, advogados, consultores e franqueados locais. O encontro proporcionou uma imersão nos aspectos legais, burocráticos e culturais do mercado. Ao final, a delegação participou de um coquetel de boas-vindas organizado pela Associação Argentina de Marcas e Franquias (AAMF), que reuniu empresários e investidores de diversos países.
O segundo dia foi dedicado a visitas técnicas a empresas de destaque no mercado argentino, como a Café Martínez, uma das principais redes de cafeterias do país; o Banco Patagonia, uma extensão do Banco do Brasil na Argentina, e o Shopping Alto Palermo, um dos centros comerciais mais tradicionais de Buenos Aires. Nessas visitas, os empresários brasileiros puderam se aprofundar nas operações locais.
Já no terceiro e quarto dias, a delegação participou da 30ª edição da Expo Franquícias Argentina, no espaço La Rural. O evento é a maior vitrine de negócios de franquias do país, reunindo anualmente marcas nacionais e internacionais, consultores, fornecedores e potenciais investidores. O Franchising Brasil contou com um estande, no qual oito empresas brasileiras puderam expor seus modelos de negócio e realizar reuniões com potenciais parceiros. Os demais participantes também aproveitaram a oportunidade para visitar estandes, ampliar o networking e fortalecer sua presença no mercado internacional.
Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil e de Projetos Internacionais da ABF, destacou a importância estratégica da missão. “O resultado da missão demonstra que nossas marcas têm grande potencial de expansão na Argentina. Esse contato direto com investidores e parceiros locais é fundamental para transformar oportunidades em negócios concretos”, afirma.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a ABF e a ApexBrasil, que atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Para participar, basta baixar e preencher o termo de adesão disponível no site e enviá-lo para internacional@abf.com.br.
Sobre a ABF
Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. Sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. Com mais de 35 anos de história, a ABF desfruta de grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado, sendo também sede da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), líder da Força-Tarefa da World Franchise Council (WFC), integrante da International Franchise Association (IFA) e responsável pela maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar seus objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.