XI Congresso Nacional Moveleiro ocorre nos dias 01 e 02 de outubro: inscrições são gratuitas e já estão abertas

09/09/2024
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
XI Congresso Nacional Moveleiro ocorre nos dias 01 e 02 de outubro: inscrições são gratuitas e já estão abertas

Descrição da imagem: A imagem é um card de divulgação do CNM 2024. O fundo mostra um espaço interior com paredes verdes, uma lâmpada pendurada no teto e quadros na parede. O convite para a feira de design de móveis, segue a frase “CONGRESSO NACIONAL MOVELEIRO” e o subtítulo “O SUMMIT DA MOVELARIA BRASILEIRA”.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Por: Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL).

O Congresso Moveleiro está de volta à capital paranaense e vai discutir o papel do setor na reconstrução após grandes catástrofes. Última edição foi realizada em Arapongas, em 2019

“Qual o olhar e a contribuição da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes?”. Com essa reflexão, empresários e profissionais do setor de todo o país reúnem-se em Curitiba (PR) nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, para a 11ª edição do Congresso Nacional Moveleiro.

Organizado pela FIEP (Federação das Indústria do Paraná) com correalização da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), o evento traz uma série de temas e ações estratégicas para o fortalecimento e expansão do setor de móveis no Brasil, incluindo a discussão dos impactos de tragédias ambientais como a vivida no Rio Grande do Sul neste ano. O evento conta também com ações apoiadas pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pelo SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

Refletindo, portanto, sobre responsabilidade social e ambiental na indústria diante de um momento de grandes transformações guiadas por mudanças climáticas, além de tensões econômicas e geopolíticas ao redor do mundo, a pauta não só elenca desafios e caminhos inovadores para o setor de móveis, como também demonstra o poder de união, resiliência  e movimentação de empresas e entidades da área — essencial para o viver — na mitigação do sofrimento da população a partir de ações voluntárias que foram promovidas em todas as partes do país. 

Com esse espírito, o Congresso Nacional Moveleiro, que é o maior summit do setor no Brasil, oferece uma programação dinâmica e atual, incluindo palestras, painéis, rodadas de negócios, casa-conceito e um concurso voltado a estudantes para fomentar ideias que contribuam para o tema central de reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes.

Além disso, outras ações de destaque são as exposições promovidas pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil e com o SEBRAE, levando ao evento peças de mobiliário desenvolvidas por marcas e designers brasileiros que ganharam o mundo. Enfatizando, assim, a inovação, qualidade, design integrado e gestão sustentável que fazem da indústria de móveis do Brasil a maior da América Latina e a sexta maior no mundo. 

“Convidamos empresários, autoridades, especialistas e profissionais de norte a sul do Brasil a participar deste momento tão relevante para nosso setor, com Curitiba tornando-se o epicentro da indústria brasileira de móveis durante os dias 01 e 02 de outubro de 2024. O evento contará com dois dias de muita interação entre os profissionais da área, além de ser uma vitrine para nossos produtos e soluções, proporcionando uma plataforma para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL e coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da FIEP. 

Sobre o tema da edição deste ano, Munhoz comenta: “A temática do Congresso não apenas reconhece os desafios atuais, mas também busca soluções inovadoras e sustentáveis para reconstruir vidas e economias afetadas por desastres, trazendo novas perspectivas para o futuro do viver — o que a indústria de móveis sabe fazer de melhor!”. 

A força moveleira

Contando com aproximadamente 21,7 mil empresas, o setor de móveis nacional emprega cerca de 270,6 mil trabalhadores diretos, investe em tecnologia e leva a marca do Brasil para 180 mercados internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social no país. Com essa força e representatividade, espera-se que aproximadamente 700 participantes marquem presença na 11ª edição do Congresso Nacional Moveleiro, entre profissionais e empresários  da indústria e do varejo, fornecedores do setor, arquitetos, designers, influenciadores, estudantes, entre outros interessados. Impulsionando esse clima de diversidade, integração, conhecimento e negócios, representantes dos mais diversos polos moveleiros do país estarão presentes na ocasião. Além de aproveitar a oportunidade para realizar sua tradicional Reunião da Direção na capital paranaense, a ABIMÓVEL organiza também no dia 30 de setembro (véspera de abertura do Congresso), encontro com a presença de representantes de 17 sindicatos regionais do setor, que compartilham dos desafios, estratégias e oportunidades para a indústria de móveis em todas as regiões do Brasil. 

As inscrições para o 11º Congresso Nacional Moveleiro são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro

Palestras

Grandes nomes do setor e renomados palestrantes estão confirmados para essa edição. A atriz e escritora Danni Suzuki vai falar sobre o potencial humano e o poder da solidariedade, provocando uma reflexão sobre o papel de cada um em uma constante evolução. Já o palestrante Thiago Concer, especializado em vendas, traz o desafio da gestão comercial na reconstrução das vidas e da economia. Também estão confirmados Carlos Ferreirinha, consultor especializado no segmento de luxo; Marcos Batista, Diretor de Inovação do Centro Paula Souza (CPS) e Cofundador da startup Sala do Empreendedor Digital (GOVTECH); a Diretora-Executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri;  a arquiteta e presidente da Confraria AD, Elisa Mielke;  além de designers como Sérgio Matos, Bruno Faucz e Katalin Stammer, entre outros palestrantes.

Rodadas de Negócios

Um dos pontos altos da programação do Congresso Nacional Moveleiro 2024, o Projeto Comprador promove rodadas de negócios em ambos os dias do evento (01 e 02 de outubro), oferecendo oportunidades ímpares para os participantes estabelecerem conexões estratégicas, consolidarem parcerias e fecharem negócios. Realizado por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, 44 indústrias de móveis brasileiras e 15 compradores internacionais já estão confirmados para o encontro em um ambiente de negócios estrategicamente pensado para o networking, impulsionando o crescimento e a inovação no setor moveleiro.

Exposições

As mostras são organizadas pela ABIMÓVEL e trazem tanto peças que estiveram expostas no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, por intermédio do Projeto Brazilian Furniture, em parceria com a ApexBrasil; como também um segmento especial de criações desenvolvidas por micro e pequenas empresas de móveis brasileiras que se destacaram em grandes premiações internacionais, incentivando a competitividade no setor por meio do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração do Mobiliário), organizado em colaboração com o SEBRAE. 

Concurso da Movelaria Brasileira

Nesta edição, será realizado também o Concurso da Movelaria Brasileira, promovido em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria). Estudantes do Colégio SESI foram convidados a desenvolver estratégias que contribuam para a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes. Reunidos em grupos, eles devem trazer ideias que priorizem a responsabilidade social das indústrias moveleiras, considerando o respeito às relações da empresa/indústria em todos os âmbitos: colaboradores, clientes e comunidades locais. As estratégias devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Ou seja, devem promover o consumo consciente, a produção sustentável e a participação ativa da comunidade. 

Prêmio Design da Movelaria Nacional

O Congresso Nacional Moveleiro também servirá de palco para a apresentação do Prêmio Design da Movelaria Nacional, que está com inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025. A premiação surge como uma ação inédita no setor, destacando a excelência dos designers e indústrias moveleiras de norte a sul do país, levando as criações vencedoras ao Salão do Móvel de Milão, na Itália, maior e mais prestigiado palco do setor, além de outros importantes eventos nacionais e internacionais, como a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York, nos Estados Unidos. Com seis categorias, o prêmio convida designers, arquitetos, estúdios de design, estudantes da área e fabricantes de móveis brasileiros de qualquer porte a repensarem soluções em mobiliário para a evolução do viver, contemplando critérios de viabilidade produtiva, econômica e ambiental. Os interessados podem inscrever projetos em mais de uma categoria. 

A ação é organizada pela ABIMÓVEL com correalização da ApexBrasil, do SEBRAE e da FIEP. Saiba mais sobre os detalhes da premiação e como se inscrever: 
https://abimovel.com/premio-design-da-movelaria-nacional-esta-com-inscricoes-abertas-premiacao-inclui-exposicao-de-pecas-no-isaloni/

SERVIÇO

11ª Congresso Nacional Moveleiro 2024
Data: 01 e 02 de outubro de 2024
Local: Centro de Eventos da FIEP, Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico, Curitiba-PR
Inscrições (gratuitas) e detalhes sobre a programação: 
www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro

Para atualizações sobre o 11º Congresso Nacional Moveleiro siga as páginas do Instagram da ABIMÓVEL (instagram.com/abimovel) e do evento (instagram.com/congressomoveleiro).


Assessoria de imprensa XI Congresso Nacional Moveleiro
Marisa Valério - 41 99109 1034
Cinthia Scheffer - 41 98828 3620

Assessoria de imprensa ABIMÓVEL (rodadas de negócios, exposições e prêmio)
Thaís Laurindo - press@abimovel.com

Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 170 empresas participam do projeto.
Em 2023, a indústria brasileira de móveis foi a sexta maior produtora e a 28ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 735,3 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes) comercializados para cerca de 180 países. 
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.  


PDCIMob

As micro e pequenas empresas representam 78% do setor moveleiro no Brasil. O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida entre a ABIMÓVEL e o SEBRAE Nacional, com o objetivo de aprimorar a eficiência nas operações desses negócios em todas as etapas da gestão, produção e comercialização, tendo como base três principais trilhas estratégicas: Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Design Aliado à Pequena Indústria, e Aproximação Comercial. 
Ao promover a integração e aproximação entre todos os elos do setor, portanto, a iniciativa visa fortalecer a competitividade e impulsionar a inserção das empresas de pequeno porte no mercado, estimulando também a economia nacional. Posicione a sua micro e pequena indústria moveleira na liderança, acesse: pdcimob.abimovel.com.


Sobre a ABIMÓVEL

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.  

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o SEBRAE

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma instituição que trabalha para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil, oferecendo apoio em áreas como gestão, inovação, tecnologia, mercado e finanças. Atuando em todo o território nacional, o Sebrae promove capacitação, orientação empresarial, consultorias, além de programas e eventos que incentivam o empreendedorismo e fomentam o crescimento das micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI), startups e agronegócios. Com foco em gerar empregos, aumentar a competitividade e estimular o desenvolvimento econômico local, o Sebrae desempenha um papel essencial no fortalecimento do empreendedorismo como motor da economia brasileira.

Sobre a FIEP

A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) é uma entidade de representação da indústria paranaense, que atua na defesa dos interesses do setor e no fortalecimento da competitividade das empresas. Com sede em Curitiba e unidades em todo o estado, a Fiep promove o desenvolvimento industrial por meio de ações e programas voltados à inovação, capacitação profissional, sustentabilidade, acesso a mercados e tecnologia. A entidade integra o Sistema Indústria, junto ao Sesi, Senai e IEL, oferecendo soluções completas para atender as demandas do setor produtivo, desde a formação de mão de obra qualificada até a busca por melhorias contínuas na gestão e produção industrial.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa — América do Norte — América do Sul
Setor de Exportação: Casa e Construção — Móveis
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: