Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, que acontece entre 25 e 28 de novembro em Brasília, é um marco para o agronegócio
Em Brasília-DF, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, abriu oficialmente nesta quarta-feira (26) o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas. O evento tem como objetivo fortalecer a articulação entre governo, setor privado e representantes brasileiros no exterior, alinhar estratégias para ampliar as exportações do agronegócio e garantir mais acesso aos mercados globais.
Esse ano foi extraordinário por vários aspectos e desafiador por outros. E o próximo será ainda melhor. O Brasil deu um novo salto de sua presença no mundo ajudando a alimentar o mundo, ajudando a gerar emprego no mundo, ajudando a resolver problemas sociais dentro e fora do país, a fazer a transição energética, a reduzir desmatamento e enfrentando as crises.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Viana agradeceu o trabalho de todos e destacou a importância da atuação dos adidos agrícolas, dos escritórios internacionais da ApexBrasil e da união de forças para que o Brasil conquiste bons resultados. “O que as entidades, as empresas, a Apex, o Ministério da Agricultura e o Itamaraty estão fazendo têm dado resultado. E tem dado resultado porque tem um maestro chamado Lula”, ressaltou.
Ao enumerar algumas conquistas, o presidente da ApexBrasil informou que os Investimentos Estrangeiros Direto (IED) no Brasil já alcançaram US$ 74 bilhões de dólares neste ano e que foram abertos mais de 400 novos mercados internacionais para produtos brasileiros desde 2023, com potencial de gerar bilhões em exportações.
Estudo “Agro Brasil 50” - instrumento para futuras rotas de comércio e estratégias do país
Recebido com aplausos, o embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO - sigla do inglês Food and Agriculture Organization) para o Cooperativismo, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, lembrou rapidamente os avanços da COP 30 e reforçou a evolução do agro brasileiro e a relevância do Brasil em temas sensíveis como segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. Segundo ele, os adidos agrícolas têm um papel essencial na construção de mais mercados para os produtos brasileiros e é preciso pensar no futuro.
Dentro desta perspectiva, ele anunciou que está elaborando o estudo “Agro Brasil 50”. “Com este estudo, quero saber daqui até 2050 quem vai produzir o que no mundo. Estes dados serão ferramentas essenciais para orientar e definir as futuras rotas de comércio e estratégias para nós”, informou. Roberto convidou a todos: ApexBrasil, Ministério da Agricultura, Ministérios do Meio Ambiente, Embrapa e demais instituições a colaborarem com este estudo que é um legado para as próximas gerações. “Não tenho dúvida nós vamos ser os patrocinadores da paz mundial com o modelo do agro tropical brasileiro sendo replicado no mundo todo”, disse.
Trabalho conjunto para avançar
Na ocasião, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, frisou a obstinação do presidente Lula de estabelecer e manter as boas relações de amizade, comerciais e diplomáticas do Brasil com o mundo. Ele reforçou que os adidos agrícolas têm desafios pela frente e que o esforço será conjunto.
Vamos junto com vocês trabalharmos essa Odisseia e fazer o Brasil de novo entrar com muito respeito no cenário mundial, liderado pelo presidente Lula.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luís Rua, os adidos agrícolas têm um papel essencial na abertura de novos mercados estratégicos. “Neste encontro, estamos fortalecendo todo este trabalho feito em conjunto e mirando os avanços para 2026”, ressaltou. Ao citar a abertura oficial do Escritório da ApexBrasil em Cuiabá (MT), nesta segunda-feira, dia 24, ele destacou a importância do processo de interiorização para ajudar micro e pequenas empresas a exportarem. “Sabemos que exportar não é algo simples. E o nosso papel conjunto é justamente facilitar e ser os facilitadores que ajudam esses pequenos, micros e médios empreendedores a seguirem esse caminho da exportação”, afirmou.
Brasil terá “Centro Internacional de Referência Agrofloresta e Agricultura Tropical” chancelado pela FAO
Na oportunidade, a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Silvia Massruhá, anunciou a criação do “Centro Internacional de Referência Agrofloresta e Agricultura Tropical”. O projeto para a criação do Centro foi apresentado pela Embrapa e aceito este ano pela FAO.
“O Brasil conseguiu passar uma mensagem para o mundo todo que a agricultura brasileira é uma potência agroambiental e que a gente sabe da nossa responsabilidade para contribuir para a segurança alimentar, garantir alimentos mais saudáveis e qualidade de vida das pessoas e contribuir com a sustentabilidade do planeta”, destacou Silvia. Segundo ela, os adidos são embaixadores do agro e este setor conseguiu se tornar referência mundial baseado três pontos principais: ciência e tecnologia, capacitação de pesquisadores e de produtores rurais, e políticas públicas associadas.
Sobre o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas
Promovido pela ApexBrasil e o MAPA, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas é um marco estratégico para o agro brasileiro. O evento conta com 54 adidos agrícolas, sendo 40 em missão e 14 recém-designados, além dos chefes dos Escritórios internacionais da ApexBrasil em Bogotá (Colômbia), Miami (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Moscou (Rússia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Lisboa (Portugal) e Pequim (China), para debates, painéis regionais, alinhamento estratégico e diálogo com setores produtivos. Entre 25 e 28 de novembro, os participantes terão reuniões estratégicas, apresentações de painéis temáticos e encontros bilaterais com foco em inteligência comercial, potenciais mercados e ações de promoção internacional.
Entre as autoridades participantes estão o diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Alex Giacomelli; secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Aguiar; chefe da assessoria especial de assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Tomás Patriota; chefe da assessoria de Relações Internacionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Marisson de Melo Marinho, além de representantes de entidades setoriais e instituições públicas e privadas.
Assessoria de Imprensa ApexBrasil: imprensa@apexbrasil.com.br
Contato para jornalistas: Paula Roberta: (31) 99406-4565
Fotos disponíveis: Encontro Nacional do Agro e dos Adidos 2025 | Flickr
Crédito das fotos: Divulgação ApexBrasil