ApexBrasil, MAPA e Itamaraty reúnem adidos agrícolas e chefes dos escritórios da Agência no mundo para traçar estratégias de expansão de mercado para produtos brasileiros

27/11/2025
Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil, MAPA e Itamaraty reúnem adidos agrícolas e chefes dos escritórios da Agência no mundo para traçar estratégias de expansão de mercado para produtos brasileiros
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, que acontece entre 25 e 28 de novembro em Brasília, é um marco para o agronegócio

Em Brasília-DF, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, abriu oficialmente nesta quarta-feira (26) o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas. O evento tem como objetivo fortalecer a articulação entre governo, setor privado e representantes brasileiros no exterior, alinhar estratégias para ampliar as exportações do agronegócio e garantir mais acesso aos mercados globais.  

Esse ano foi extraordinário por vários aspectos e desafiador por outros. E o próximo será ainda melhor.  O Brasil deu um novo salto de sua presença no mundo ajudando a alimentar o mundo, ajudando a gerar emprego no mundo, ajudando a resolver problemas sociais dentro e fora do país, a fazer a transição energética, a reduzir desmatamento e enfrentando as crises.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Viana agradeceu o trabalho de todos e destacou a importância da atuação dos adidos agrícolas, dos escritórios internacionais da ApexBrasil e da união de forças para que o Brasil conquiste bons resultados. “O que as entidades, as empresas, a Apex, o Ministério da Agricultura e o Itamaraty estão fazendo têm dado resultado. E tem dado resultado porque tem um maestro chamado Lula”, ressaltou.

Ao enumerar algumas conquistas, o presidente da ApexBrasil informou que os Investimentos Estrangeiros Direto (IED) no Brasil já alcançaram US$ 74 bilhões de dólares neste ano e que foram abertos mais de 400 novos mercados internacionais para produtos brasileiros desde 2023, com potencial de gerar bilhões em exportações.

 

Estudo “Agro Brasil 50” - instrumento para futuras rotas de comércio e estratégias do país

Recebido com aplausos, o embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura  (FAO - sigla do inglês Food and Agriculture Organization) para o Cooperativismo, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, lembrou rapidamente os avanços da COP 30 e reforçou a evolução do agro brasileiro e a relevância do Brasil em temas sensíveis como segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. Segundo ele, os adidos agrícolas têm um papel essencial na construção de mais mercados para os produtos brasileiros e é preciso pensar no futuro.

Dentro desta perspectiva, ele anunciou que está elaborando o estudo “Agro Brasil 50”. “Com este estudo, quero saber daqui até 2050 quem vai produzir o que no mundo. Estes dados serão ferramentas essenciais para orientar e definir as futuras rotas de comércio e estratégias para nós”, informou. Roberto convidou a todos: ApexBrasil, Ministério da Agricultura, Ministérios do Meio Ambiente, Embrapa e demais instituições a colaborarem com este estudo que é um legado para as próximas gerações. “Não tenho dúvida nós vamos ser os patrocinadores da paz mundial com o modelo do agro tropical brasileiro sendo replicado no mundo todo”, disse.

 

Trabalho conjunto para avançar

Na ocasião, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, frisou a obstinação do presidente Lula de estabelecer e manter as boas relações de amizade, comerciais e diplomáticas do Brasil com o mundo. Ele reforçou que os adidos agrícolas têm desafios pela frente e que o esforço será conjunto. 

Vamos junto com vocês trabalharmos essa Odisseia e fazer o Brasil de novo entrar com muito respeito no cenário mundial, liderado pelo presidente Lula.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Para o secretário  de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luís Rua, os adidos agrícolas têm um papel essencial na abertura de novos mercados estratégicos. “Neste encontro, estamos fortalecendo todo este trabalho feito em conjunto e mirando os avanços para 2026”, ressaltou. Ao citar a abertura oficial do Escritório da ApexBrasil em Cuiabá (MT), nesta segunda-feira, dia 24, ele destacou a importância do processo de interiorização para ajudar micro e pequenas empresas a exportarem. “Sabemos que exportar não é algo simples.  E o nosso papel conjunto é justamente facilitar e ser os facilitadores que ajudam esses pequenos, micros e médios empreendedores a seguirem esse caminho da exportação”, afirmou.

 

Brasil terá “Centro Internacional de Referência Agrofloresta e Agricultura Tropical” chancelado pela FAO

Na oportunidade, a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Silvia Massruhá, anunciou a criação do “Centro Internacional de Referência Agrofloresta e Agricultura Tropical”. O projeto para a criação do Centro foi apresentado pela Embrapa e aceito este ano pela FAO.

O Brasil conseguiu passar uma mensagem para o mundo todo que a agricultura brasileira é uma potência agroambiental e que a gente sabe da nossa responsabilidade para contribuir para a segurança alimentar, garantir alimentos mais saudáveis e qualidade de vida das pessoas e contribuir com a sustentabilidade do planeta”, destacou Silvia. Segundo ela, os adidos são embaixadores do agro e este setor conseguiu se tornar referência mundial baseado três pontos principais: ciência e tecnologia, capacitação de pesquisadores e de produtores rurais, e políticas públicas associadas.

 

Sobre o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas

Promovido pela ApexBrasil e o MAPA, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas é um marco estratégico para o agro brasileiro. O evento conta com 54 adidos agrícolas, sendo 40 em missão e 14 recém-designados, além dos chefes dos Escritórios internacionais da ApexBrasil em Bogotá (Colômbia), Miami (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Moscou (Rússia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Lisboa (Portugal) e Pequim (China), para debates, painéis regionais, alinhamento estratégico e diálogo com setores produtivos. Entre 25 e 28 de novembro, os participantes terão reuniões estratégicas, apresentações de painéis temáticos e encontros bilaterais com foco em inteligência comercial, potenciais mercados e ações de promoção internacional.

Entre as autoridades participantes estão o diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Alex Giacomelli; secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Aguiar; chefe da assessoria especial de assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Tomás Patriota; chefe da assessoria de Relações Internacionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Marisson de Melo Marinho, além de representantes de entidades setoriais e instituições públicas e privadas.

 

Assessoria de Imprensa ApexBrasil: imprensa@apexbrasil.com.br 

Contato para jornalistas: Paula Roberta: (31) 99406-4565 

Fotos disponíveis: Encontro Nacional do Agro e dos Adidos 2025 | Flickr

Crédito das fotos: Divulgação ApexBrasil

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: