Reconhecimento celebra a atuação da entidade na promoção internacional do etanol de milho e seus coprodutos
A União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) venceu ontem, dia 3 de dezembro, o Prêmio Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) + EXAME: Melhores dos Negócios Internacionais 2025 na categoria Destaque Projeto Setorial Agro.
A cerimônia teve a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de reunir lideranças empresariais e especialistas em comércio exterior, que prestigiaram iniciativas voltadas à expansão da presença internacional do país e ao incremento da captação de investimentos estrangeiros.
Representando a UNEM estiveram presentes o presidente executivo, Guilherme Nolasco, a diretora de Relações Internacionais e Comunicação, Andréa Veríssimo e o diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, Thiago Skaf.
A categoria Destaque Projeto Setorial Agro, exclusiva para entidades setoriais, reuniu projetos de elevada complexidade voltadas à promoção comercial, construção de reputação internacional e abertura de mercados para o agronegócio brasileiro.
“O reconhecimento da ApexBrasil ao trabalho da UNEM e das empresas associadas é a coroação de dois anos de muita dedicação, paixão e comprometimento, fortalecendo ainda mais o nosso setor de etanol de milho e coprodutos. A recente continuidade da nossa parceria com a ApexBrasil, agora com um investimento 40% maior, evidencia o quanto a agência valoriza a relevância desse setor para a segurança energética e alimentar do Brasil e do mundo. Esse novo ciclo abre perspectivas de desenvolvimento contínuo para um segmento em plena expansão, que já contribui de forma significativa para a bioeconomia brasileira”, destacou Andréa Veríssimo.
A disputa concentrou iniciativas nacionais com alto grau de maturidade institucional, arquitetura técnica robusta e impacto mensurável sobre a inserção global dos setores representados.
Parceria institucional desde 2023
A trajetória que levou à conquista começou em julho de 2023, quando a ApexBrasil e a UNEM assinaram o convênio de lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações de Farelo de Milho DDG/DDGS – 2023-2025. O objetivo era promover o farelo de milho, chamado de “Brazilian Distillers Grains” no mercado internacional, coproduto da cadeia de etanol de milho e componente de alto valor nutricional da alimentação animal.
O convênio estruturou um conjunto de ações para ampliar as exportações, alcançando 27 mercados importadores de DDG/DDGS. Esse resultado é fruto direto do projeto, com a colaboração do MAPA e dos adidos agrícolas na prospecção de novos mercados potenciais para exportar o farelo de milho.
“Somos gratos de ter a ApexBrasil como parceira com recursos, inteligência e estrutura disponível em vários países ao redor do mundo, nos propiciando em curto espaço de tempo promover nossos produtos (DDG/ DDGS) e ampliar nossa participação no Mercado Internacional. A estrutura da Apex, combinada com a Diplomacia Brasileira (Embaixadas) e a estrutura da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA por meio dos adidos agrícolas nos colocou em posição de destaque no Mercado Internacional. Importante salientar que o mercado Internacional nos desafia a sermos competitivos e elevarmos o padrão de qualidade beneficiando o nosso Mercado Interno”, afirmou Nolasco.
Em sua fase inicial, o convênio resultou em exportações expressivas de DDG/DDGS. Entre 2017 e 2024, o valor das exportações saltou de cerca de US$ 3,5 milhões para mais de US$ 190 milhões. Esse desempenho demonstra a força da atuação institucional da UNEM na abertura de mercados e na qualificação da oferta brasileira no exterior.
Renovação do convênio e expansão em 2025
A construção de uma parceria ainda mais consistente foi reforçada em novembro de 2025, quando a ApexBrasil inaugurou seu novo escritório em Cuiabá (MT). No evento de inauguração estiveram presentes o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, além de adidos agrícolas e representantes do setor produtivo.
Na ocasião, formalizou-se a renovação do convênio com a UNEM como parte de um pacote de acordos que somaram R$ 42,62 milhões, integrando a Associação Brasileira dos Produtos de Algodão (ABRAPA) e o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE). A verba é destinada à promoção de exportações e inteligência de mercado para cadeias estratégicas do agronegócio.
A premiação no Prêmio ApexBrasil + EXAME simboliza esse processo de fortalecimento institucional e expansão internacional, em que a UNEM se apresenta como um case bem-sucedido de projeto setorial, capaz de mobilizar parcerias público-privadas, gerar impacto econômico e abrir caminhos para o agronegócio brasileiro no exterior.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.