Brasil fortalece relações comerciais com Argentina e Colômbia: oportunidades e investimentos em destaque

01/12/2025
Inteligência de mercado

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil fortalece relações comerciais com Argentina e Colômbia: oportunidades e investimentos em destaque
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Confira os Perfis de Comércio e Investimentos Argentina e Colômbia para orientar novos negócios

A ApexBrasil lança os estudos Perfil de Comércio e Investimentos Argentina e Colômbia, que apresentam uma análise estratégica das relações econômicas do Brasil com dois dos principais parceiros comerciais na América Latina. Os perfis destacam oportunidades para exportações, além de informações sobre acesso a esses mercados e investimentos entre o nosso país e os dois vizinhos.

No que diz respeito ao mercado argentino, os principais pontos do estudo revelaram que o Brasil é o principal país exportador para a Argentina, respondendo por 23,6% do market share. Além disso, destaca-se que o Brasil lidera o mercado nos cinco principais produtos que exporta para o país, que é parceiro estratégico no Mercosul.

Somente no período janeiro-outubro de 2025, nossas exportações para a Argentina alcançaram US$ 15,8 bilhões, superando o total de 2024 e crescendo 41,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os principais produtos exportados estão automóveis, caminhões, tratores, insumos de ferro e aço, papel e cartão, pneus e cacau. Ao todo, foi mapeada uma variedade de mais de 2.000 produtos como oportunidades comerciais.

Em relação à Colômbia, as oportunidades se destacam por ser um mercado em expansão e diversificação. Assim como a Argentina, o país também é um importante parceiro comercial do Brasil, tanto que a ApexBrasil possui 26 projetos setoriais com foco no mercado colombiano. Além disso, a Agência tem um Escritório (EA) em Bogotá desde 2012, evidenciando a importância do mercado colombiano para as empresas atendidas pela Agência.

O Brasil é o terceiro maior fornecedor da Colômbia, atrás dos Estados Unidos e da China. A Colômbia também tem o Brasil como o seu maior provedor em setores como papel e cartão e açúcares e melaços.

Para mais detalhes sobre cada um dos estudos, acesse aqui os Perfis Argentina e Colômbia.

Tema: Inteligência
Mercado: América do Sul — Argentina — Colômbia
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
Erro: