Com apoio da ApexBrasil, 24 compradores internacionais participam da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

10/11/2025
Exporta Mais Brasil

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Com apoio da ApexBrasil, 24 compradores internacionais participam da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Parte da edição Cafés Especiais do Exporta Mais Brasil, a ação impulsionou a promoção internacional dos cafés brasileiros, reconhecidos por sua qualidade e produção sustentável.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a segunda etapa da edição Cafés Especiais do programa Exporta Mais Brasil, com uma agenda de promoção comercial integrada à Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor no mundo.

A ação reuniu 24 compradores estrangeiros vindos das Américas (Estados Unidos, Canadá e Chile), Europa (Espanha, Portugal, Polônia, Croácia, Rússia, Geórgia e Estônia), Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos, Israel e Palestina), África (África do Sul, Moçambique, Marrocos e Egito), Sudeste Asiático (Índia e Tailândia) e Extremo Oriente (China). Eles participaram de cuppings temáticos, rodadas de negócios e palestras técnicas ao longo da SIC, com foco na promoção da qualidade, sustentabilidade e diversidade dos cafés brasileiros.

Realizar essa etapa dentro da Semana Internacional do Café amplia de forma significativa a visibilidade mundial do café brasileiro. Essa ação que acontece no âmbito do programa Exporta Mais Brasil, começou na região Norte, apresentando os robustas amazônicos, continua na SIC e segue para as regiões da Mata de Minas e Caparaó, conectando os compradores internacionais a 122 produtores de cafés especiais brasileiros.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

A etapa de Belo Horizonte deu sequência à jornada iniciada nos dias 2 e 3 de novembro, em Rio Branco (AC), quando o programa apresentou o café robusta amazônico produzido no Acre e em Rondônia a compradores internacionais. Através das visitas técnicas, atividades de cupping e rodadas de negócios, existe a expectativa de que sejam realizados R$13,79 milhões nos próximos 12 meses. “Essas iniciativas, sem dúvida, reforçam a qualidade e o reconhecimento do café amazônico no cenário mundial”, ressalta Viana.

Nesse momento, os compradores estão nas regiões de Matas de Minas (MG) e Caparaó (MG/ES), em agenda que segue até dia 14 de novembro, onde acontecerão novas agendas de negócios e visitas a produtores locais reconhecidos pela excelência na produção de cafés de montanha e microlotes premiados.

 

Conheça o catálogo de produtores da edição Cafés Especiais do Exporta Mais Brasil

O programa Exporta Mais Brasil conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Nesta edição, também recebe o apoio setorial da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e de associações regionais de produtores: Conselho das Entidades de Café de Matas de Minas, Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC) e Cafeicultores Associados da Região de Matas de Rondônia (CAFERON).

 

Parceria pelos cafés especiais brasileiros

A ApexBrasil e a BSCA mantêm uma parceria estratégica voltada à promoção internacional e ao fortalecimento das exportações de cafés especiais brasileiros. O projeto conjunto tem impulsionado o crescimento das empresas apoiadas, que registraram alta de 36,9% nas exportações até setembro de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando os 10 principais países importadores, superando o desempenho médio nacional (32,7%). Entre os destaques estão a China (+99,8%), o Reino Unido (+97%), a Turquia (+87,1%) e o Japão (+58,5%), refletindo a diversificação e o avanço do café brasileiro em mercados emergentes e de alto valor agregado.

Entre 2025 e 2027, o projeto prevê o apoio a 650 empresas e a movimentação de US$ 7,6 bilhões em exportações, consolidando a presença do Brasil como referência global em qualidade, sustentabilidade e inovação.

 

Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)

Realizada anualmente no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a Semana Internacional do Café é o maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil e um dos principais do mundo. O evento reúne milhares de profissionais, produtores, torrefadores, exportadores, baristas e especialistas, promovendo debates, degustações, palestras e rodadas de negócios. A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização da Espresso&CO, do Sistema Faemg Senar, do Sebrae e do Governo de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a imagem do café brasileiro no cenário global e fomentar o consumo interno e as exportações.

 

Sobre o programa Exporta Mais Brasil

Criado pela ApexBrasil, o Exporta Mais Brasil tem o objetivo de aproximar o comércio exterior de empreendedores de todas as regiões do país, potencializando exportações e oportunidades de negócios. Por meio do programa, empresas de diferentes setores participam de rodadas de negócios, missões comerciais e ações de promoção internacional, conectando diretamente produtores brasileiros a compradores estrangeiros.

Entre 2023 e 2024, o programa Exporta Mais Brasil realizou 28 edições, apoiando 875 empresas brasileiras, promovendo a vinda de 305 compradores internacionais de 65 países e gerando R$ 553 milhões em negócios, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores de produtos de alto valor agregado no mercado global.

 

SERVIÇO

Exporta Mais Brasil – Cafés Especiais
2ª etapa – Belo Horizonte (MG): 5 a 8 de novembro
Local: Semana Internacional do Café (SIC) – Expominas

Assessoria de imprensa ApexBrasil:
Nayara Silveira – (61) 98256-5747
imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Cafés Especiais
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: