A participação brasileira na ProWine Shanghai 2025 confirmou a importância da China como mercado estratégico para a vitivinicultura nacional. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do projeto setorial Wines of Brazil, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), avalia como positiva a geração de negócios e o posicionamento comercial alcançados na feira, de 12 a 14 de novembro, no Shanghai International Expo Center.
Durante os três dias de evento, as seis vinícolas brasileiras presentes (Aurora, Barbara Eliodora, CRS Brands, Nova Aliança, Miolo e Salton) registraram perspectivas de USD 50 mil em negócios imediatos e USD 132 mil projetados para os 12 meses seguintes. Embora os números estejam abaixo, se comparado com o desempenho da edição anterior, o contexto macroeconômico global torna os resultados especialmente relevantes.
Segundo o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna, a manutenção de indicadores positivos na China demonstra resiliência das empresas brasileiras frente a um cenário de instabilidade no comércio internacional de bebidas. “Atingir resultados positivos é bastante significativo neste momento, considerando as tendências que vão em sentido contrário em algumas categorias alcoólicas, especialmente na China onde o mercado de vinhos vem enfrentando muitos desafios. A ProWine é, hoje, a principal ação de promoção do vinho brasileiro na China, e a constância da presença fortalece nossa imagem e abre novas portas para negócios”, afirma.
Ainda que com tendência de queda, a China permanece como um dos maiores mercados consumidores de vinho do mundo, mesmo após a retração pós-pandemia. O país apresenta crescimento em algumas categorias, como no segmento de vinhos importados premium, impulsionado pelo público jovem urbano e pelo avanço do e-commerce.
O projeto Wines of Brazil tem observado demanda crescente também por produtos não alcoólicos ou de baixo teor alcoólico, tendência alinhada ao suco de uva gaseificado brasileiro, já adaptado para o mercado chinês em garrafas e rótulos específicos. “Há interesse na pluralidade dos nossos produtos, não apenas nos vinhos. O suco de uva integral e o espumante sem álcool são categorias com grande potencial”, destaca Romagna.
Embora o Brasil tenha diversificado sua oferta, o foco da estratégia de internacionalização permanece sobre os espumantes, categoria em que o país acumula reconhecimento crescente em premiações mundiais. A campanha internacional “Enjoy the FRESH side of life” sustenta esse posicionamento, destacando o frescor, a identidade e a modernidade associados à produção nacional. Esse foco contribui para diferenciar o Brasil de competidores tradicionais como França, Chile e Austrália, especialmente em um momento de maior seletividade do consumidor chinês.
Feira encerra ciclo de ações internacionais de 2025 com mais de USD 7,8 milhões projetados
A participação na ProWine Shanghai encerrou o calendário de promoção comercial internacional do Wines of Brazil em 2025. No ano, o projeto marcou presença em eventos de alto impacto econômico para a cadeia produtiva, como Wine Paris, ProWein Düsseldorf, Vinexpo America e ProWine São Paulo.
Com essas iniciativas, o Wines of Brazil contabilizou USD 1,57 milhão em negócios imediatos gerados nas feiras, USD 7,80 milhões projetados para os 12 meses seguintes e 55 empresas brasileiras beneficiadas ao longo do ano. Para Romagna, o modelo de atuação do projeto é determinante para a competitividade internacional das vinícolas. “Sem o apoio institucional, o acesso a feiras estratégicas seria praticamente inviável para muitos produtores. Nosso papel é abrir oportunidades reais de negociação. O acompanhamento das vendas é feito pelas próprias empresas, que precisam ter estrutura interna para converter esses contatos em exportações efetivas”, afirma.
Atualmente, o Wines of Brazil reúne 55 vinícolas associadas e inicia 2026 com foco em ampliar a presença em mercados estratégicos e fortalecer o desempenho exportador da cadeia vitivinícola brasileira.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor, como qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.