Plataforma Brasil Exportação da ApexBrasil celebra dois anos de crescimento e inovação

14/11/2025
Tecnologia

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Plataforma Brasil Exportação da ApexBrasil celebra dois anos de crescimento e inovação
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, a Plataforma Brasil Exportação completou dois anos de funcionamento. Desde o seu lançamento, em novembro do ano de 2023, a iniciativa da ApexBrasil vem transformando a forma como empresas acessam informações, serviços e oportunidades no comércio exterior.

Com resultados muito positivos, a plataforma se consolidou como hub digital de serviços para exportadores brasileiros, impulsionando a digitalização, a integração e o acesso a soluções que passam por toda a jornada de exportação.

Hoje, a Plataforma Brasil Exportação reúne:

  • 173.671 usuários únicos
  • 811 serviços de comércio exterior disponíveis
  • 308 prestadores de serviços
  • 8.325 clientes e 3.279 empresas cadastradas

Esses números confirmam que a plataforma atingiu seu principal objetivo: reunir, em um só lugar, os principais fornecedores e prestadores de soluções para exportação, de maneira rápida, fácil e gratuita.

A Plataforma Brasil Exportação representa a modernização no apoio à exportação de empresas brasileiras. Em dois anos, conseguimos conectar instituições, empreendedores e serviços de forma digital, tornando o processo de exportar mais simples, democrático e acessível. Esse é o Brasil digital e competitivo que queremos levar ao mundo.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Ecossistema

A inciativa surgiu por meio de uma parceria entre ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Atualmente, a plataforma reúne além destes partícipes, diversas outras instituições públicas e privadas.

Entre os parceiros, o sentimento é de integração e conquista coletiva. O MDIC destaca o caráter de inovação da plataforma, “uma ferramenta completa para apoiar micro, pequenas e médias empresas na jornada exportadora”. Já o Sebrae reforça o papel de acesso que a iniciativa proporciona, ampliando “as oportunidades para os pequenos negócios conquistarem o mercado internacional”.

A CNI resume esse movimento em uma palavra: conexão. A entidade enfatiza que “a Plataforma Brasil Exportação aproxima instituições e empresas, facilitando o acesso a oportunidades e serviços para quem quer conquistar o mercado internacional”.

O impacto é igualmente reconhecido por associações setoriais. Para o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), a plataforma é uma “ferramenta de confiança que integra diversos serviços destinados a apoiar cada fase da internacionalização das empresas brasileiras”. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ressalta a inovação da iniciativa, que “com a proteção de marcas e patentes no exterior, contribui para a internacionalização das empresas brasileiras”.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) vê na plataforma uma força de conexão e integração: “A Plataforma Brasil Exportação fortalece a relação entre instituições e empresas, ampliando oportunidades para o comércio exterior brasileiro”.

Na visão da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), o destaque é a conectividade: “A Plataforma tem sido essencial para conectar o empreendedorismo brasileiro ao mercado internacional, levando o Brasil a um patamar de protagonismo no comércio exterior”.

 

Dois anos conectando o Brasil ao mundo

Ao completar dois anos, a Plataforma Brasil Exportação reafirma seu compromisso de aproximar empresas, instituições e mercados, fortalecendo o ambiente de negócios e promovendo o protagonismo do Brasil no comércio internacional.

Com o cadastro gratuito, a plataforma segue aberta para novos usuários, prestadores de serviços e instituições parceiras que desejam fazer parte dessa rede de oportunidades e crescimento.

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: