O Think Plastic Brazil teve seu guia internacional de tendências de cores voltado à indústria plástica, o Color Trend® 2026, premiado no Design for a Better World Award 2025 pela categoria de Design Gráfico e subcategoria de Publicações. O guia, intitulado “Dos biomas às cores, do Brasil ao Brasil”, e assinado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, traz uma pesquisa fundamentada no diálogo entre arquitetura, design e bioma.
O Think Plastic Brazil, é um portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).
"Receber o Design for a Better World Award na categoria Design Gráfico é um reconhecimento extraordinário que valida o trabalho de internacionalização e a visão estratégica do Think Plastic Brazil. O Color Trend® 2026 é muito mais do que um guia de tendências; é uma solução que conecta a indústria de plásticos transformados à riqueza cultural e ambiental do nosso país. Este prêmio reforça nosso compromisso, em parceria com a ApexBrasil e o INP, em promover a sustentabilidade, a inovação e o design brasileiro nos mercados globais, estimulando um futuro mais inclusivo e consciente para o setor", destaca Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.
O Design for a Better World Award é uma premiação que celebra iniciativas voltadas à construção de um mundo melhor por meio da criatividade. Com uma visão que transcende noções preconcebidas sobre o design, o prêmio impulsiona soluções em áreas variadas, estimulando um ambiente colaborativo, dedicado a imaginar um futuro mais inclusivo, sustentável e socialmente justo para todos. São seis categorias da premiação: Design de Produtos, Design de Serviços, Arquitetura e Cidades, Digital, Design Gráfico e Embalagem.
O livro recebeu na cerimônia de premiação ocorrida em 27 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Troféu Curupira, estatueta do prêmio que, a cada edição, tem seu design reinventado por diferentes criativos e escritórios. Em 2025, a estatueta traz a assinatura de Desian Bridae e é feito em vidro, escolhido por ser 100% reciclável e tem o objetivo de ser mais que um objeto de design, celebrando a diversidade, sustentabilidade e inclusão.
"Ver o Color Trend® 2026 ser reconhecido no Design for a Better World Award é uma confirmação poderosa do papel que o design estratégico pode desempenhar na transformação da indústria. Este guia nasceu do desejo de traduzir, por meio das cores, a profundidade estética, cultural e ambiental dos biomas brasileiros. Receber este prêmio reforça nossa convicção de que o design é uma ferramenta de impacto real, capaz de orientar mercados, inspirar inovação e promover sustentabilidade”, comenta Marco Lobo, Coordenador do Global Green Design do Think Plastic Brazil.
COLOR TREND® 2026
Um dos projetos do ecossistema do World Plastic Connection Summit®, realizado pelo Think Plastic Brazil, o Color Trend®, é um guia internacional de tendências de cores com foco e pesquisa a partir de uma visão brasileira, dedicado à indústria de plásticos transformados, oferecendo uma cartela completa que orienta o setor no ano seguinte à sua publicação, publicado em português, inglês e espanhol. A edição de 2026 é assinada por Marcelo Rosenbaum, renomado arquiteto brasileiro premiado internacionalmente.
O Color Trend 2026® também traz como destaque a inovação à acessibilidade com o see color, um método de linguagem tátil que utiliza o alto-relevo, assim como o braile, para possibilitar o acesso à informação das cores para pessoas com deficiência visual (cegas, com baixa visão ou daltônicas). A leitura pode ser feita tanto visualmente quanto pelo toque da ponta dos dedos para interpretação dos símbolos, de maneira que as pessoas com deficiência visual possam entender e identificar as cores em qualquer aplicação de plástico como utensílios domésticos, brinquedos, objetos de decoração, medicamentos, dentre outros.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.