Color Trend 2024, o Guia Internacional de Tendências de Cores produzido pelo Think Plastic Brazil, será apresentado durante o III World Plastic Connection Summit, no Blue Tree Premium Alphaville em São Paulo, de 21 a 24 de agosto de 2023
O Think Plastic Brazil (Portfólio de soluções que apoiam o setor de produtos transformados plásticos no processo de internacionalização para os mercados alvos), criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza o III World Plastic Connection Summit, o principal evento brasileiro com foco internacional do setor de plásticos transformados e a maior plataforma de conexão das Américas para a indústria deste setor. Em formato híbrido (presencial e online) o Summit será realizado no Blue Tree Premium Alphaville (Alameda Madeira, 398 - Alphaville, Barueri – SP), de 21 a 24 de agosto de 2023, com transmissão simultânea em português, espanhol e inglês.
Uma das ações de maior destaque do Summit será o lançamento do Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2024), criado para atender aos profissionais da indústria no Brasil e no mundo, que esse ano conta com a assinatura do renomado artista, diretor criativo e designer de produtos, Jum Nakao.
“O plástico tem o papel de colorir, de iluminar o mundo. E o Brasil é o lugar onde as pessoas mais têm como referência a luz e as cores. Isso está muito a nosso favor e é nesse sentido que pretendo somar e colaborar com este projeto”, destaca Jum Nakao.
A metodologia para elaboração do guia envolveu o mercado de plásticos transformados. Entrevistas foram realizadas junto às empresas brasileiras que participam do programa Think Plastic Brazil, incluindo os fabricantes de Masterbatch (que desenvolvem os pigmentos que serão utilizados na fabricação do plástico transformado).
O Color Trend tem o objetivo de promover e ampliar a ideia de que o Brasil trabalha com as cores de forma única devido a luminosidade e ao estado de espírito do povo brasileiro, destacando como diferenciais que colocam o Brasil entre os lançadores de Tendências de Cores e Design.
"O Color Trend é uma grande vitrine da indústria brasileira de plásticos transformados, que a cada edição atrai cada vez mais atenção do público internacional. Acreditamos que, a partir disso, podemos consolidar a posição do Brasil como um lançador de tendências em cores para o mundo. Nosso estilo de vida único que conjuga um riquíssimo ecossistema com uma diversidade cultural única, coloca nosso país em uma posição de destaque no cenário mundial do design”, afirma Carlos Moreira, gestor de Estratégia e Planejamento de Projetos do Think Plastic Brazil.
O World Plastic Connection Summit é uma das principais ações do projeto setorial para as verticais apoiadas pelo programa Think Plastic Brazil: Agrobusiness, Brinquedos e Puericultura, Construção Civil, Embalagens, Insumos (entre eles o Masterbatch, material responsável pela coloração dos produtos de plástico transformados) e Utilidades Domésticas. Neste ano ele tem como tema central Inovação, Design e Sustentabilidade como diferenciais globais do setor de plásticos transformados brasileiro. A programação do evento será composta por:
Hybrid International Seminar: Seminário técnico internacional em formato híbrido (palestras e acesso presencial e online). Contará com uma seleção exclusiva dos mais importantes profissionais globais para atender às demandas de informação de toda a cadeia de plásticos transformados. Será realizado entre os dias 21 e 22 de agosto. A programação do Seminário também inclui a realização de painéis sobre liderança corporativa e design, além dos lançamentos do Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2024) e do Anuário Internacional (Yearbook 2023), com dados setoriais internacionais e informações das empresas associadas ao Programa.
Prêmio Internacional: com o objetivo de reconhecer e divulgar empresas que investem em processos de internacionalização, além de homenagear ações relevantes das empresas associadas ao Programa, a premiação deste ano traz como principal novidade a abertura de inscrição a empresas não associadas ao Think Plastic Brazil.
Tendência de cores – International Color Trend 2024 Estudo profundo global das tendências de cores do mercado do plástico transformado que reflete a cultura brasileira e apresenta novas possibilidades em produção e desenvolvimento de produtos às empresas nacionais. A pesquisa de cores foi coordenada pelo reconhecido artista, diretor criativo e designer de produtos, Jum Nakao.
Anuário internacional – International Yearbook: A terceira edição do anuário em três idiomas (português, inglês e espanhol) está reformatado, com ainda mais informações e destaque às 146 empresas brasileiras associadas ao Think Plastic Brazil, além de apresentando as informações setoriais internacionais de 2023. O Internarional Yearbook será disponibilizado em formato online e terá alguns exemplares impressos.
Projeto Comprador – Buyers Project International Show: o evento presencial atenderá todas as verticais do setor de plásticos transformados, com mesas de negociação e ampla área para networking, além de um mailing selecionado de compradores internacionais de acesso exclusivo dos participantes.
Projeto Imagem – Image Promotion: empresas associadas ao Programa Think Plastic Brazil recebem compradores e jornalistas convidados.
Visitas Técnicas – Technical Visits: compradores internacionais e jornalistas convidados participarão de visitas técnicas às plantas de empresas associadas ao programa Think Plastic Brazil.
Clínicas de Consultoria - Internationalization Consulting Clinics: reunirá representantes da ApexBrasil, escritórios de advocacia e consultores empresariais que abordarão diversos temas de interesse para os associados do Think Plastic Brazil.
O World Plastic Connection Summit 2023 conta com os seguintes apoiadores: Valgroup (Highlight Plastic); Braskem (Master Plastic); Colorfix e Engeflex (Masterbatch Special Plastic); Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Abiplast e Abiquim (Apoio Institucional); além da Plásticos em Revista, Plástico Virtual e All Pet Food Magazine (Media Partners).
SAVE THE DATE
World Plastic Connection Summit 2023
Data: 21 a 24 de Agosto
Local: Hotel Blue Tree Premium Alphaville
Alameda Madeira, 398 – Alphaville, Barueri-SP
Transmissão online em português, espanhol e inglês
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados. www.thinkplasticbrazil.com
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Contatos de Imprensa:
Gabriel Rajão
+55 11 970 240 325
gabriel@maestrices.com.br
Vitor Lillo
+55 11 998 270 808
vitor@maestrices.com.br