Missão empresarial Portugal 2025

10/06/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Missão empresarial Portugal 2025

Descrição da imagem: A imagem mostra um grupo de aproximadamente 20 pessoas posando para uma foto em grupo, sobre um palco semicircular de degraus azuis. Eles estão participando do evento iTechStyle Summit 2025, como indica o letreiro luminoso no painel digital ao fundo, com tons degradê em roxo, rosa e azul. O letreiro exibe os dizeres: “itechstyle summit 2025” e a logo do evento. Também é possível ler parcialmente a frase em inglês “Shaping a sustainable and…” à direita.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Abit promove agenda estratégica de internacionalização para o setor têxtil brasileiro em Portugal

Empresários brasileiros do setor têxtil e de confecção participaram, entre os dias 26 e 30 de maio, da Missão Empresarial Portugal 2025, realizada na cidade do Porto. A ação teve como foco ampliar o intercâmbio de conhecimento, fomentar oportunidades de negócios e fortalecer a presença da indústria têxtil brasileira em um dos principais polos produtivos da União Europeia.

A missão contou com a presença do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), reforçando o papel institucional do programa no apoio à internacionalização de empresas do setor.

Durante cinco dias de intensa programação, a delegação — formada por 15 representantes de empresas brasileiras — explorou o ecossistema têxtil português, por meio de atividades que incluíram visitas técnicas, encontros institucionais e a participação no iTechStyle Summit – 7ª Conferência Internacional do Têxtil e do Vestuário, promovida pelo CITEVE (Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e de Vestuário)Fernando Pimentel, presidente interino da Abit, acompanhou a delegação.

Participamos de um congresso com mais de 400 profissionais, debatendo temas centrais para o futuro da indústria têxtil, como economia circular, novos materiais, regulação internacional, têxteis técnicos e produtividade. É impressionante perceber como os desafios enfrentados por Brasil e Europa se conectam, abrindo espaço para cooperação real.
Fernando Pimentel, presidente interino da Abit

As visitas técnicas contemplaram empresas de referência na cadeia têxtil, como a Valérius, especializada em reciclagem industrial e desenvolvimento de produtos sustentáveis; a Érius, confecção com foco em marcas internacionais; a tradicional Manuel Gonçalves (TMG), que atua em moda, têxteis técnicos e produtos para o setor automotivo; além da WEG, fornecedora de motores e soluções industriais para o setor têxtil.

“Portugal é um polo consolidado, com faturamento anual superior a 8 bilhões de euros e exportações de cerca de 6 bilhões de euros. O norte do país concentra políticas públicas, empresas inovadoras e centros de pesquisa que formam um modelo de integração replicável. A troca foi extremamente rica e estratégica para todos os envolvidos”, complementa Pimentel.

A missão também representou o primeiro passo de uma nova agenda de integração comercial Brasil–Portugal, com foco no Acordo Mercosul-União Europeia e na criação de uma ponte permanente entre instituições, empresas e centros tecnológicos dos dois países.

“Nossa intenção é realizar encontros regulares — anuais ou bianuais — alternando entre Brasil e Portugal, reunindo empresários, universidades e centros de pesquisa. Essa articulação cria um fluxo contínuo de cooperação técnica e de mercado. Agora é hora de transformar esse conhecimento em ação”, finaliza o executivo.

A Missão Empresarial Portugal 2025 reforça o compromisso do Texbrasil em oferecer experiências internacionais qualificadas para empresas brasileiras, alinhadas à competitividade, inteligência de mercado e relacionamento institucional — pilares essenciais para a consolidação da moda e da indústria têxtil nacional nos mercados globais.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

 

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Têxtil e Confecções
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: