Evento organizado em conjunto entre a ApexBrasil e a representação da União Europeia no país reúne lideranças, autoridades e empresários em São Paulo
Estreitar relações com a União Europeia, segundo maior parceiro comercial do Brasil e a principal fonte de investimento estrangeiro direto no país. Este é o propósito do Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia, que acontecerá no dia 29 de maio (quinta), a partir das 9h, no Hotel Grand Hyatt em São Paulo. Organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), o evento reunirá cerca de 200 líderes políticos e empresariais do Brasil e da União Europeia, incluindo representantes do setor financeiro, bem como autoridades federais e subnacionais. O fórum terá a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do presidente do Conselho Europeu, António Costa e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O Brasil e a UE, com as suas economias complementares, planejam aproveitar esta oportunidade para reforçar de forma decisiva as relações econômicas e comerciais bilaterais, em um ambiente geopolítico em rápida mutação, no qual as parcerias confiáveis, previsíveis e baseadas em regras são cada vez mais importantes.
O Acordo UE-Mercosul, uma vez ratificado, representará um forte impulso ao comércio e ao investimento. O Fórum será o ponto de partida de um "Diálogo sobre Investimento entre o Brasil e a UE" estruturado que incluirá uma série de atividades orientadas a promover negócios e investimentos, unindo empresários brasileiros e europeus, e coroado por fóruns anuais. Para celebrar esse momento, a ApexBrasil e a União Europeia irão assinar uma Carta de Intenções para aproximar o país do bloco europeu.
O evento contará com a presença de António Costa, Presidente do Conselho Europeu. Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, coordena a participação do lado brasileiro. O CEBRI, principal think tank de relações internacionais do Brasil, atua como parceiro de conteúdo sobre as temáticas estratégicas abordadas nas discussões.
O Fórum visa proporcionar o envolvimento entre as partes interessadas em torno das prioridades de investimentos de interesse mútuo, como a descarbonização da indústria, o hidrogênio/combustíveis verdes, as cadeias de valor de matérias primas estratégicas e críticas, a conectividade em transportes, assim como a economia e transformação digitais. Essas prioridades estão alinhadas com o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, a Nova Indústria Brasil (NIB), o Plano de Aceleração do Crescimento e a Estratégia Global Gateway da UE.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, este Fórum é uma oportunidade de estreitar os laços que vêm sendo estabelecidos entre o Brasil e a União Europeia e existe uma oportunidade concreta de aprofundar parcerias e gerar benefícios reais para ambas as sociedades. Segundo Viana, o Acordo Mercosul-União Europeia é mais do que um tratado comercial — é uma plataforma para cooperação estratégica entre economias que, juntas, representam 25% do PIB global e um mercado de 780 milhões de pessoas.
Com a eliminação de tarifas para 97% dos bens industriais e 77% dos agrícolas, temos potencial para ampliar em até US$ 7 bilhões nossas exportações no curto prazo. A ApexBrasil já mapeou mais de 6.700 oportunidades de negócios para produtos brasileiros na Europa. Este Fórum é o ponto de partida para transformar esse potencial em realidade e para reforçar os laços com nosso principal investidor estrangeiro. A União Europeia tem um estoque de investimentos de quase US$ 500 bilhões no Brasil, e o acordo pode ser decisivo para fortalecer essa parceria estratégica, baseada em desenvolvimento sustentável e inclusão.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou que a União Europeia é um parceiro confiável e previsível com todos os seus aliados, além de comprometido com acordos internacionais, como o Acordo de Paris, o Pacto para o Futuro e as Metas de Desenvolvimento.
Estamos expandindo nossa rede de parcerias com aqueles que acreditam no multilateralismo, no respeito às regras estabelecidas e no comércio mutuamente benéfico. Nossos acordos comerciais estabelecem regras comuns para o crescimento compartilhado, garantindo o acesso a infraestruturas essenciais, rotas seguras, cadeias de suprimentos confiáveis e as matérias-primas de que precisamos para os setores verde e digital. Os acordos comerciais aumentam nossa resiliência e diversificam nossas alianças, fortalecendo o diálogo e promovendo a estabilidade na ordem global.
António Costa, presidente do Conselho Europeu
De acordo com Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI, estamos diante de uma janela de oportunidade importante. A Europa vem buscando aprofundar e renovar suas parcerias, num momento de reconfiguração geopolítica mundial, com o objetivo de diversificar sua cadeia de suprimentos diante dos riscos à segurança energética e das questões climáticas.
O Brasil, que tem vantagens competitivas a oferecer em diversas áreas, precisa alavancar seu papel de potência verde, provedora de soluções descarbonizadas, e atrair investimentos europeus para o desenvolvimento sustentável. O Fórum é uma oportunidade ímpar para transformar essas sinergias em ações concretas.
Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI
Carta de Intenções entre a União Europeia e a ApexBrasil
O objetivo é formalizar uma estrutura para a cooperação entre a ApexBrasil e a União Europeia, com o objetivo de facilitar o diálogo estruturado, iniciativas conjuntas e intercâmbios técnicos para apoiar fluxos de investimentos sustentáveis entre o Brasil e a União Europeia. O documento reflete a intenção das Partes de trabalharem juntas em áreas de interesse comum, incluindo a promoção do investimento responsável, o apoio à inovação e o fortalecimento de ecossistemas de negócios.
Abrange ações de interesse comum, incluindo:
- Engajamento e formação de parcerias;
- Atividades promocionais e roadshows;
- Compartilhamento de Informações e Dados;
- Comunicação e Divulgação.
Programação
A Cerimônia de Abertura: Brasil e União Europeia: Rompendo Limites - Crescendo Juntos será feita pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, em conjunto com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. Em seguida, será assinado o Protocolo de Intenções entre as partes.
Na sequência do evento, três painéis, moderados pelo CEBRI, aprofundam os debates. Entre eles, o painel "Destravando o Comércio e os Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável” que destacará o alinhamento entre as agendas econômica e de sustentabilidade da UE e do Brasil e o momento propício para aprofundar as relações comerciais e de investimento, especialmente após a conclusão das negociações do Acordo de Livre Comércio UE-Mercosul. A abertura será do ministro da Fazenda Fernando Haddad, que fará suas considerações em destaque.
O segundo painel “Liderando a Cooperação Industrial Limpa” trará o tema de investimentos em energias renováveis, nas quais o Brasil é referência. A discussão será em torno de como o hidrogênio verde e derivados podem contribuir para alcançar emissões líquidas zero e como desbloquear o potencial de energia verde do Brasil. Este painel explorará novas oportunidades de investimento, desenvolvimento de infraestrutura no âmbito do Global Gateway, gestão de cadeias de suprimentos sustentáveis e novas formas inovadoras de cooperação.
Por fim, o painel “Investindo em conexões” debaterá que diante de cadeias de suprimentos cada vez mais globais, a infraestrutura de transporte, a logística e o transporte de longa distância são fundamentais para o crescimento global. O aumento do comércio entre Brasil e UE exigirá corredores de transporte e navegação confiáveis, resilientes e sustentáveis. O painel abordará oportunidades de investimento, inovação tecnológica e estruturas regulatórias nos setores de transporte e digital, incluindo os desafios para garantir inclusão digital em um país de dimensões continentais.
Serviço
1º Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia - Moldando um futuro sustentável e forte
Data: 29 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: A partir das 9h
Local: Hotel Grand Hyatt – São Paulo (SP)
Contato: imprensa@apexbrasil.com.br