Expo 2020 Dubai: Pavilhão Brasil alcança a marca de 2 milhões de visitantes

29/03/2022
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Expo 2020 Dubai: Pavilhão Brasil alcança a marca de 2 milhões de visitantes

Descrição da imagem: Foto. Dois homens segurando uma plana de gratulações. Uma mulher, um homem com uma criança no colo e outro homem estão atrás da placa.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Movimento aumentou especialmente nas duas últimas semanas. A Expo 2020 Dubai encerra suas atividades em 31 de março 

O Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai alcançou nesta terça-feira (29) a marca de 2 milhões de visitantes, uma meta cobiçada entre os países participantes. O espaço brasileiro, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está entre os cinco mais frequentados.  

Turistas da Índia, a dentista Sudha Toshniwal e o operador do mercado financeiro Sharad Lahoti, pais da pequena Saieshade, 3 anos, foram os visitantes recorde. Em frente ao Pavilhão, eles foram recebidos pelo Comissário-Geral do Brasil junto à Expo, Elias Rodrigues Martins Filho, e pelo Diretor do Pavilhão, Raphael Nascimento, que entregaram uma placa alusiva ao marco e lembranças que remetem ao Brasil.  

Sudha e Sharad chamaram a atenção para as projeções da Floresta Amazônica nas estruturas do prédio e afirmaram que todos saem ganhando quando se aprende mais sobre sustentabilidade. “Nós realmente amamos e trouxemos nossa filha, que aproveitou muito também. Foi muito legal visitar o Pavilhão Brasil. Eu posso dizer que foi o pavilhão mais bonito que já visitei aqui na Expo 2020”, disse Sharad. “A ideia de mostrar imagens da Amazônia foi muito boa”, completou Sudha.  

Construído no Distrito da Sustentabilidade, o pavilhão trouxe uma mistura única de arquitetura inovadora e tecnologia imersiva para, assim, oferecer ao visitante uma rica experiência da Floresta Amazônica em Dubai.  De dia, o pavilhão é a recriação de um oásis, com uma lâmina rasa de água ocupando metade de sua área, mas, à noite, ilumina-se e dá a toda a Expo um espetáculo de luz. 

A água foi o atrativo para muitos visitantes, incluindo Robin Bontson, do Reino Unido, que parou para tomar um cafezinho na tarde desta terça-feira no restaurante do espaço brasileiro. “A piscina é a melhor atração do pavilhão, gera um efeito bonito com o reflexo da luz, deixa o ambiente fresco. Eu nunca tinha visto isso antes. Quando você entra aqui, você se sente leve, flutuando”, definiu o inglês, que esteve no Brasil há dois anos.  

A ApexBrasil também utilizou o megaevento para aprofundar laços comerciais bilaterais existentes com os Emirados Árabes Unidos e países do Oriente Médio. A grande movimentação do Pavilhão, especialmente nas duas últimas semanas de Expo, juntamente com a atenção que o Brasil recebeu dos investidores, poderão gerar grandes oportunidades de negócios para o país. 

Ao comentar o sucesso do Pavilhão, Elias Martins Filho afirmou estar otimista com o que está por vir no ambiente de negócios do país após a participação no megaevento: “Estamos extremamente orgulhosos de receber 2 milhões de visitantes na Expo. É uma demonstração de cooperação, inovação e intercâmbio cultural. Estávamos confiantes de que todo o trabalho duro que colocamos em nosso pavilhão inovador e imersivo valeria a pena e agora estamos felizes em dizer que valeu.” 

O diretor Raphael Nascimento apontou que diversas oportunidades foram construídas durante os seis meses de exposição. “Estamos orgulhosos de tudo o que conquistamos.  Criamos várias oportunidades na Expo e em Dubai para atrair investimentos ao longo do evento e depois. Além de ser um dos pilares da Expo para os visitantes que procuram lazer, o pavilhão tem visto o tráfego constante de visitantes profissionais abrindo novas oportunidades de parcerias comerciais e de investimento para o Brasil”, relatou. Segundo ele, o resultado que o Brasil alcançou com a participação na Expo ajudará o país a expandir sua presença em outros mercados globais.  "A Expo nos ajudou a fortalecer nossas relações com outros países do Golfo, confirmando assim a alta confiabilidade de nossos produtos e o compromisso de nosso setor produtivo com a qualidade, saúde e sustentabilidade”, acrescentou. 

De acordo com Nascimento, o sucesso que o Brasil encontrou na Expo sinaliza que o país está cumprindo seu potencial de investimento, turismo e inovação no cenário global.  “Tem sido um período agitado para nós com a mistura de visitantes de negócios e lazer atraídos pelo que estabelecemos no pavilhão.  Pelo que pudemos avaliar a partir das respostas dos visitantes, a experiência que eles tiveram em nosso pavilhão foi única e impressionante”, avaliou.  

 

Última atração 

Alinhado ao tema da sustentabilidade, o Brasil também vem promovendo suas soluções de energia limpa e renovável dentro da Expo. A Itaipu Binacional, a segunda maior hidrelétrica do mundo, localizada na fronteira Brasil-Paraguai, e líder global em energia verde, apresenta nesta última semana de Expo no pavilhão suas práticas comprovadas de conservação de água. Por meio de uma tecnologia de realidade virtual interativa e imersiva, os visitantes do pavilhão do Brasil conheceram a riqueza dos ecossistemas do país e ensinaram os visitantes sobre conservação ambiental e cuidados com a água. 

O pavilhão também abrigou a New7Wonders, organização que realiza anualmente a campanha de votação para determinar as novas 7 Maravilhas do Mundo e da Natureza.  Após processo de votação com 600 milhões de eleitores, o Brasil recebeu a honra de abrigar três maravilhas do mundo – as Cataratas do Iguaçu, a Floresta Amazônica e o Cristo Redentor. 

A ApexBrasil também organizou a série de painéis Agritalks, que serviu para fortalecer o agronegócio entre Brasil e Emirados Árabes Unidos. Coincidindo com a Expo, neste ano, o Brasil se tornou um dos países mais prolíficos da Gulfood, maior feira de bebidas e alimentos do Oriente Médio – realizada em Dubai, com mais de 114 empresas participantes. 

 

Experiência sensorial 

O pavilhão oferece aos visitantes um retrato detalhado do Brasil, um país enorme com uma população diversificada, cultura e gastronomia ricas, pontos turísticos incríveis e infinitas oportunidades de investimento. 

A experiência imersiva, sensorial e emocionante do Pavilhão é realizada com a ajuda de 140 projetores apontados para a parede de membrana translúcida no interior do pavilhão exibindo imagens em vídeo de florestas brasileiras, rios, centros urbanos, comida e cultura.  O som ambiente reproduz os sons da Amazônia e os visitantes percorrem a refrescante piscina de água para destacar um dos principais temas do pavilhão – a biodiversidade. 

 

Expo 2020 Dubai 

A Expo 2020 Dubai faz parte das exposições universais, eventos globais itinerantes que ocorrem a cada cinco anos. Esta edição ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde o dia 1º de outubro de 2021 e vai até o dia 31 de março de 2022. Começaria em 2020, mas a pandemia fez adiar o início para 2021, com término em 2022. A objetivo era atrair visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. Reuniu diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia. A próxima Expo ocorrerá em 2025, em Osaka, no Japão. O Brasil, tradicional participante das World Expos, já confirmou presença no megaevento.  

 

ApexBrasil 

A ApexBrasil é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai. Ela atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil.  

O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.  

 

ApexBrasil – Assessoria de Imprensa 

Débora Cademartori – (51) 99342.7300 

Roberta Ribeiro – (61) 98119.5709 

Victória Salomão – (53) 98448.3045 

inpacto.apexbrasil@inpacto.co

Erro: