A IFU Juice Conference 2025, realizada nos dias 11 e 12 de junho no Jockey Club de São Paulo, marcou o retorno ao Brasil de um dos encontros internacionais mais relevantes do setor de sucos de frutas. O evento, promovido pela IFU (Organização Internacional de Sucos) em parceria com a CitrusBR, reúne empresários brasileiros e compradores internacionais de mais de 28 países.
Nessa edição, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi patrocinadora oficial do evento que, com cerca de 250 participantes, segue como espaço estratégico para geração de negócios, estabelecimentos de contatos e fortalecimento da presença do Brasil no mercado global de sucos. O diretor Floriano Pesaro foi responsável pela abertura do evento, destacando a relevância do Brasil para o setor, já que o país é líder mundial na produção e exportação de suco de laranja. “Temos cada vez mais tecnologia na nossa produção, seja na lavoura ou no processamento, e o setor de sucos no Brasil está pronto para conquistar novos mercados”, afirmou.
O mercado de sucos tem peso expressivo na economia brasileira. O Brasil responde por cerca de 40% da produção mundial de suco de laranja, registrando um aumento de receita de 42,66% na última safra, totalizando 1,88 bi. Trata-se de um setor que movimenta bilhões e gera impactos diretos nas cadeias produtivas da agricultura, logística e indústria de alimentos e bebidas. Segundo a coordenadora de Agronegócios da ApexBrasil, Luciana Pecegueiro, um estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apontou que a exportações de suco de laranja podem crescer quase 22% até 2033.
A participação da ApexBrasil nesse ambiente reafirma o compromisso da Agência com setores estratégicos da economia nacional, oferecendo suporte para que empresas brasileiras se conectem com o mercado global e ampliem sua competitividade nas cadeias produtivas.