Estudo da ApexBrasil aponta mais de 380 oportunidades para produtos brasileiros na Índia

16/06/2025
Inteligência de mercado

Por: Coordenação de Comunicação

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Estudo da ApexBrasil aponta mais de 380 oportunidades para produtos brasileiros na Índia
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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar o mais novo Perfil de Comércio e Investimentos, desta vez com foco na Índia, país que, segundo a ONU, detém a maior população do mundo, com 1,5 bilhão de habitantes, e ocupa a quinta posição entre as maiores economias globais. O estudo aponta mais de 380 oportunidades para produtos brasileiros no mercado indiano, com destaque para combustíveis, máquinas e equipamentos e celulose.  

O Perfil detalha ainda o panorama das relações comerciais e de investimentos entre Brasil e Índia, que vêm se intensificando nos últimos anos. Entre 2004 e 2024, a Índia avançou do 29º para o 13º lugar no ranking de destinos das exportações brasileiras. A tendência de crescimento continua: desde 2019, as exportações brasileiras para o mundo cresceram em média 7,3% ao ano, enquanto as exportações para a Índia cresceram 13,7%. 

As vendas brasileiras para o país asiático somaram US$ 5,3 bilhões em 2024, puxadas principalmente por produtos como açúcar, petróleo, óleos vegetais e algodão bruto. Entre os produtos que mais cresceram nas exportações, o grupo “Sementes oleaginosas de girassol, gergelim, canola, algodão e outras” teve crescimento médio anual de 1.414,9% entre 2019 e 2024, impulsionado pela abertura do mercado de sementes de gergelim em 2020 e pela demanda na entressafra indiana. 

O estudo também revela dados sobre investimentos: em 2023, a Índia foi o sexto maior investidor asiático no Brasil, com estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) na ordem de US$ 2,9 bilhões. Os anos de 2022 e 2023 registraram os maiores volumes de IED indiano no país. 

Além das estatísticas e tendências, o documento oferece uma visão atualizada sobre o Acordo de Preferências Tarifárias Índia-Mercosul, em vigor desde 2009, e informações sobre acesso ao mercado indiano. É voltado a empresas apoiadas pela ApexBrasil, exportadores em diferentes níveis de maturidade, autoridades governamentais, acadêmicos, formadores de opinião e demais interessados em aprofundar conhecimento sobre o assunto.  

O conteúdo completo está disponível no site da ApexBrasil. 

Cúpula dos BRICS 

Este estudo também foi preparado para subsidiar participantes da Cúpula dos BRICS, que será realizada nos dias 06 e 07 de julho, no Rio de Janeiro. O encontro reunirá os chefes de estado dos países membros do BRICS, além de representantes de países parceiros. Entre os temas que devem ser debatidos estão a reforma das instituições de governança global, combate à fome e à pobreza, redução da desigualdade e promoção do desenvolvimento sustentável. A inteligência artificial também será um tema relevante nas discussões. 

Para saber mais sobre as relações comerciais do Brasil com os outros países membros, clique nos links e acesse os Perfis de Rússia, China e África do Sul. Acesse também o Perfil BRICS.

Tema: Inteligência
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: