Embratur retoma Marca Brasil para promover o país no exterior

14/02/2023
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Embratur retoma Marca Brasil para promover o país no exterior
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em parceria com a ApexBrasil, símbolo será usado em ações de promoção turística e comercial do país internacionalmente

O conceito de um Brasil reconhecido por suas curvas, cores e alegria voltará a ser o cartão de visitas do país mundo afora. A Embratur, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está retomando a Marca Brasil em suas ações de promoção do país no exterior. Na quarta-feira, 14 de fevereiro, houve uma cerimônia para celebrar o novo momento na Torre de TV, em Brasília.

“É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil e da Embratur. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, avalia o presidente da agência, Marcelo Freixo.

Embratur e ApexBrasil também planejam iniciar novo estudo para atualizar e modernizar a marca. Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. Sua retomada resgata o período em que o país apresentou um salto qualitativo de visitantes estrangeiros e de fidelização do destino. 

Para se ter uma ideia, o número de turistas internacionais passou de 4,7 milhões em 2004 para 6,4 milhões em 2014, alta de 36% e uma taxa superior a 95% de intenção de retorno. Já o conhecimento da Marca Brasil cresceu de 11% para 20%, entre 2006 e 2009, de acordo com o Plano Aquarela 2020.

Parceiro da Embratur neste projeto, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca a importância da retomada da marca. “É fundamental definirmos uma estratégia bem estruturada de marca país, com visão de longo prazo, para dar suporte à nossa comunicação internacional. A retomada da Marca Brasil simboliza o início de um novo ciclo, de uma nova forma de relacionamento do país com o mercado internacional, e de um esforço conjunto de reflexão sobre as mensagens que precisamos fixar junto a interlocutores estrangeiros”, disse.

 Mensagem

A Marca Brasil resgata ainda o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O símbolo, além de trazer em sua essência os atributos naturais e culturais que o Brasil oferece, também explora os aspectos de modernidade e diversidade ligados ao país.  

“Esse é um momento positivo para a reconstrução da imagem do nosso país lá fora e certamente a retomada da Marca Brasil trará resultados. Precisamos que o mundo volte a visitar o Brasil como antes e vamos trabalhar para recolocar o país no lugar de destaque no cenário internacional. Turismo é comida no prato, é desenvolvimento, é renda. Portanto, o setor é parte central da estratégia de desenvolvimento econômico e social do governo federal”, completa Marcelo Freixo. 

Moderna e brasileira

O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro. O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

A marca passou a ser usada também em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo. E, nesta retomada, a Embratur pretende reabrir oportunidades. A Marca Brasil será disponibilizada em um novo site para que seja acessada e utilizada por todos.  

Tema: Outros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
Erro: