Perfil de Comércio e Investimentos – Mercosul apresenta panorama das relações comerciais e econômicas do Brasil com o grupo sul-americano. Se fosse um país, o Mercosul seria o 3º destino das exportações brasileiras
Após o lançamento dos estudos com foco na CARICOM (Comunidade e Mercado Comum do Caribe e atual Comunidade do Caribe), na ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e nos Países do G20, a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) publica, nesta segunda-feira (08), o Perfil de Comércio e Investimentos - Mercosul. O lançamento do estudo ocorre no mesmo dia em que a Cúpula do Mercosul se reúne em Assunção, no Paraguai, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e demais representantes dos países-membros – exceto o presidente argentino, Javier Milei. Dentre as principais pautas, a Cúpula estrutura a incorporação da Bolívia como sexto país-membro do bloco.
"A formalização da entrada da Bolívia no Mercosul é um passo muito importante para o crescimento do bloco, do ponto de vista da integração entre os países do continente e do fortalecimento do Mercosul. Brasil e Bolívia são países amigos e grandes parceiros comerciais. Essa parceria promissora tem tudo para crescer num futuro próximo “, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que estará amanhã, terça-feira (9), em Santa Cruz de La Sierra, participando do Fórum Empresarial Bolívia-Brasil, organizado pela Agência e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), no marco da visita oficial do presidente Lula ao país vizinho.
A integração entre os países da América Latina e o fortalecimentos do Mercosul está entre as prioridades do governo Lula e da ApexBrasil. Para promover a relação do Brasil com os países-membro do bloco, o Perfil de Comércio e Investimentos sobre o Mercosul publicado apresenta informações sobre macroeconomia, comércio, acesso a mercado e acordos comerciais, além do cenário de investimentos entre o Brasil e Mercosul.
Segundo o estudo, como conjunto, o Mercosul – na composição Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Brasil – seria o 3º destino das exportações brasileiras, atrás da China e dos Estados Unidos, representando 6,9% do total exportado em 2023. De acordo com a publicação, há potencial para crescimento, visto que foram identificadas 5.517 oportunidades para exportações brasileiras no bloco.
“Destacamos oportunidades para uma grande variedade de setores como máquinas, equipamentos de transporte, produtos químicos, combustíveis, artigos manufaturados e outros”, afirma o gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste. O Perfil Mercosul traz também informações sobre acordos comerciais, tarifas aplicadas e destaques tarifários.
Com relação a investimentos, segundo o Banco Central do Brasil (BCB), o estoque de IED do Mercosul no Brasil cresceu 195% entre 2013 e 2022, registrando US$ 24,8 bilhões em 2022 – o maior valor nos últimos 10 anos. De acordo com o estudo, o aumento foi impulsionado principalmente pelo crescimento do estoque de IED da Argentina em 2021, e do Uruguai em 2022.
Na perspectiva dos investimentos greenfield anunciados - aqueles que estabelecem uma nova operação em outro país a partir do zero -, destacam-se a fábrica de biocombustíveis da Inpasa (Paraguai) em Sidrolândia-MS, no valor estimado de US$ 250,3 milhões; e a expansão de três fábricas da Arcor (Argentina) em Campinas, Rio das Pedras e Contagem, em 2023, totalizando US$ 212,7 milhões.
Nas fusões e aquisições, a GDM (Argentina) adquiriu a atividade comercial da KWS no setor do milho em 2024, e a Digital House adquiriu a Rocketseat, plataforma online de ensino de programação, por US$ 27 milhões em 2021.
O estudo completo está disponível gratuitamente no site da ApexBrasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Assessoria de imprensa ApexBrasil
Foto: Ricardo Stuckert / PR