BRAVI e ApexBrasil celebram parceria para impulsionar a promoção internacional do conteúdo audiovisual brasileiro independente

18/04/2024
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
BRAVI e ApexBrasil celebram parceria para impulsionar a promoção internacional do conteúdo audiovisual brasileiro independente

Descrição da imagem: Fotografia. No primeiro plano, vemos uma câmera audiovisual, com seu visor em destaque. Ao fundo, em desfoque, há uma pessoa sentada sendo filmada.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O convênio de parceria prevê a ampliação das ações setoriais para a exportação e a promoção do audiovisual brasileiro

A Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), parceiras no programa setorial Brazilian Content desde 2004, formalizaram um novo convênio para o biênio 2024/2025. O novo convênio dá continuidade a uma exitosa parceria das duas instituições em conjunto com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC). O Brazilian Content tem o objetivo de internacionalizar as empresas e o audiovisual brasileiros, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios, seja em coproduções, licenciamentos ou prestação de serviços, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais.

Ao longo de duas décadas, o Brazilian Content participou ativamente de mais de 68 eventos em mais de 20 territórios ao redor do mundo, contribuindo significativamente para o reconhecimento global da indústria audiovisual brasileira, seus talentos e profissionais.

Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI, ressalta: "A retomada da parceria entre ApexBrasil e Brazilian Content será crucial para expandir as ações do programa, garantindo uma presença ainda mais marcante do audiovisual brasileiro no mercado internacional. Mais que um projeto de exportação, o Brazilian Content se transformou em uma grande rede de conexão entre os produtores independentes brasileiros e os mercados globais”.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, chama a atenção para os impactos do setor na economia brasileira e na geração de negócios internacionais. “O segmento da economia criativa, incluindo o audiovisual, é um dos nossos pontos fortes, seja do ponto de vista da capacidade criativa, seja em relação ao profissionalismo e à geração de empregos. É um segmento que emprega milhões de brasileiros e ajuda a movimentar a economia do país”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Nos próximos dois anos, o Brazilian Content promoverá ações com impacto direto e indireto nos mercados-alvo do programa. O convênio tem como territórios prioritários Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, México, e Reino Unido. Os mercados ditos secundários, que serão monitorados e prospectados para futuras ações durante o biênio, incluem África do Sul, Alemanha, Canadá, Chile e China. Adaptações poderão ser feitas ao longo do período em reuniões com as empresas participantes, conduzidas pelas áreas de Inteligência de Mercado da ApexBrasil e da BRAVI.

O Brazilian Content tem agendadas atividades nos principais mercados do audiovisual já a partir de junho, com participações no Rio2C, Sunny Side of the Doc e MIFA - Festival de Annecy. Com a ampliação da atuação do programa, o convênio também oferecerá condições especiais para empresas das regiões CONNE e FAMES, além de promover a geração de matrizes exportadoras para a internacionalização de empresas que ainda não atuam no mercado global por meio de capacitações ao longo do período.

O que o Brazilian Content oferecerá:

- Descontos de 50% a 70% nas credenciais para eventos participantes;

- Espaços físicos nos eventos para reuniões, exibição de conteúdo e ações organizadas, com recepcionistas bilíngues;

- Catálogos físicos e digitais com informações dos participantes e projetos;

- Ações de relacionamento durante os eventos;

- Apoio local da equipe do Brazilian Content, dando suporte às empresas e profissionais;

- Missões Prospectivas para África do Sul e China em 2025;

- Atração de compradores e investidores internacionais para eventos de mercado no Brasil com reuniões one-to-one exclusivas;

- Capacitação para geração de matrizes exportadoras através do Brazilian Content Exchange;

- Estudos e inteligência de mercado para auxiliar nas decisões dos participantes.

Para acessar essas oportunidades, é necessário que a empresa seja participante do Brazilian Content e esteja em dia com as mensalidades. A empresa deverá preencher e assinar o Termo de Adesão e o formulário de segmentação, exigências obrigatórias para integrar o projeto.

Sobre o Brazilian Content 

O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@braziliancontent.com ou visitar o site braziliancontent.com

Sobre a Brasil Audiovisual Independente - BRAVI 

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.

Sobre a ApexBrasil 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania — Eurásia
Setor de Exportação: Economia Criativa
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: