O convênio de parceria prevê a ampliação das ações setoriais para a exportação e a promoção do audiovisual brasileiro
A Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), parceiras no programa setorial Brazilian Content desde 2004, formalizaram um novo convênio para o biênio 2024/2025. O novo convênio dá continuidade a uma exitosa parceria das duas instituições em conjunto com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC). O Brazilian Content tem o objetivo de internacionalizar as empresas e o audiovisual brasileiros, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios, seja em coproduções, licenciamentos ou prestação de serviços, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais.
Ao longo de duas décadas, o Brazilian Content participou ativamente de mais de 68 eventos em mais de 20 territórios ao redor do mundo, contribuindo significativamente para o reconhecimento global da indústria audiovisual brasileira, seus talentos e profissionais.
Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI, ressalta: "A retomada da parceria entre ApexBrasil e Brazilian Content será crucial para expandir as ações do programa, garantindo uma presença ainda mais marcante do audiovisual brasileiro no mercado internacional. Mais que um projeto de exportação, o Brazilian Content se transformou em uma grande rede de conexão entre os produtores independentes brasileiros e os mercados globais”.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, chama a atenção para os impactos do setor na economia brasileira e na geração de negócios internacionais. “O segmento da economia criativa, incluindo o audiovisual, é um dos nossos pontos fortes, seja do ponto de vista da capacidade criativa, seja em relação ao profissionalismo e à geração de empregos. É um segmento que emprega milhões de brasileiros e ajuda a movimentar a economia do país”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Nos próximos dois anos, o Brazilian Content promoverá ações com impacto direto e indireto nos mercados-alvo do programa. O convênio tem como territórios prioritários Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, México, e Reino Unido. Os mercados ditos secundários, que serão monitorados e prospectados para futuras ações durante o biênio, incluem África do Sul, Alemanha, Canadá, Chile e China. Adaptações poderão ser feitas ao longo do período em reuniões com as empresas participantes, conduzidas pelas áreas de Inteligência de Mercado da ApexBrasil e da BRAVI.
O Brazilian Content tem agendadas atividades nos principais mercados do audiovisual já a partir de junho, com participações no Rio2C, Sunny Side of the Doc e MIFA - Festival de Annecy. Com a ampliação da atuação do programa, o convênio também oferecerá condições especiais para empresas das regiões CONNE e FAMES, além de promover a geração de matrizes exportadoras para a internacionalização de empresas que ainda não atuam no mercado global por meio de capacitações ao longo do período.
O que o Brazilian Content oferecerá:
- Descontos de 50% a 70% nas credenciais para eventos participantes;
- Espaços físicos nos eventos para reuniões, exibição de conteúdo e ações organizadas, com recepcionistas bilíngues;
- Catálogos físicos e digitais com informações dos participantes e projetos;
- Ações de relacionamento durante os eventos;
- Apoio local da equipe do Brazilian Content, dando suporte às empresas e profissionais;
- Missões Prospectivas para África do Sul e China em 2025;
- Atração de compradores e investidores internacionais para eventos de mercado no Brasil com reuniões one-to-one exclusivas;
- Capacitação para geração de matrizes exportadoras através do Brazilian Content Exchange;
- Estudos e inteligência de mercado para auxiliar nas decisões dos participantes.
Para acessar essas oportunidades, é necessário que a empresa seja participante do Brazilian Content e esteja em dia com as mensalidades. A empresa deverá preencher e assinar o Termo de Adesão e o formulário de segmentação, exigências obrigatórias para integrar o projeto.
Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@braziliancontent.com ou visitar o site braziliancontent.com.
Sobre a Brasil Audiovisual Independente - BRAVI
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.