Brasil estimula participação da indústria nacional de reabilitação no mercado externo com retorno à Rehacare

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O Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), se prepara para voltar à Rehacare, principal encontro global do segmento de reabilitação e tecnologia assistiva. Nesta edição de 2022, que marca a retomada após os graves picos da pandemia de covid-19, o pavilhão brasileiro estará presente pela quinta vez.

Entre 14 e 17 de setembro, centenas de expositores se reunirão em Düsseldorf, na Alemanha, para apresentar as soluções mais eficientes e inovadoras para esse mercado. "Na última edição que participamos, em 2019, foram mais de 950 marcas expositoras, de 42 países, e o evento contou com mais de 40 mil visitantes. Nossas expectativas para este ano são bastante positivas", diz José Fernando Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.

Para a Jumper, expositora no pavilhão brasileiro, a Rehacare é, de fato, a feira mais importante, como explica a CEO Carolina Kobylanski. "Participar do evento ajuda nosso posicionamento no mercado internacional de reabilitação e nos permite expandir a marca obtendo mais contatos qualificados e estimulando nossa competitividade", diz.

O segmento de reabilitação é bastante amplo e parte dele foi bem impactada pela crise do novo coronavírus. "No começo da pandemia, as empresas que trabalhavam com equipamentos e soluções para reabilitação pulmonar alavancaram muito as vendas. Nós, que atuamos com soluções assistivas mais voltadas à reabilitação física e motora, sentimos negativamente", comenta Carolina. 

A executiva explica que, aos poucos, o mercado foi retomando sua movimentação e, hoje, a Jumper já recuperou o crescimento que tinha em 2019. "Sabemos que com as sequelas pós-covid-19 e o agravamento de doenças preexistentes, muitas pessoas precisarão de soluções assistivas de qualidade", complementa. Analisando as exportações da vertical, o cenário de fato soa positivo. Em 2021 foram exportados, pelo Brasil, US$ 78,31 milhões em produtos do segmento de reabilitação, valor 30,53% superior ao registrado em 2020.

 

Mercados e produtos

Os países da Europa, principal mercado atendido pela Rehacare, são responsáveis pela aquisição de aproximadamente 40% das vendas brasileiras do setor, sendo que Suíça e Polônia se destacam. A Jumper, especificamente, tem uma ótima relação comercial com a Alemanha, que sedia o evento, mas pretende aproveitar a presença em 2022 para romper algumas novas barreiras geográficas. "Hoje exportamos mais para os alemães, mas queremos aumentar o fechamento de negócios comerciais com Espanha, Holanda e Israel, além de desenvolver novos contatos nos demais países da Europa", diz Carolina.

Além do continente europeu, países da América também são fiéis compradores da produção de reabilitação brasileira, sendo que Estados Unidos, México, Chile e Colômbia têm boa representatividade.

Artigos e aparelhos ortopédicos, próteses, aparelhos auditivos, aparelhos para fraturas e próteses articulares são outros exemplos dos principais produtos enviados pelo Brasil para o mercado externo.

 

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

 

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

 

Sobre a APEXBRASIL

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Saúde
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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