Brasil e Chile buscam ampliar relações de investimentos e de negócios em Fórum Empresarial organizado pela ApexBrasil

Brasil e Chile buscam ampliar relações de investimentos e de negócios em Fórum Empresarial organizado pela ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em Santiago, Jorge Viana, presidente da Agência, destaca potencial de ampliação nas relações comerciais entre os dois países durante encontro com empresários brasileiros e chilenos. Encerramento do evento contará com participação do presidente Lula e do presidente Gabriel Boric

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, defendeu hoje a ampliação dos investimentos e dos negócios entre Brasil e Chile ao abrir o Fórum Empresarial Chile-Brasil, em Santiago (Chile). Segundo Viana, os dois países já possuem uma ótima relação histórica, mas ainda há muito espaço para crescer. “O que nos interessa ao longo do dia é que haja uma conversação, haja um posicionamento dos diferentes setores das economias dos nossos países, para que a gente possa, a partir disso, aprofundar as relações comerciais entre os dois países”, afirmou.

Realizado nesta segunda-feira (5) paralelamente à visita oficial do presidente Lula ao Chile, o Fórum Empresarial foi organizado pela ApexBrasil e será encerrado no fim do dia pelos presidentes Lula e Gabriel Boric. Participam cerca de 500 empresários de ambos os países no encontro, que deve gerar negócios e estreitar as relações comerciais entre as duas economias. 

Confira o press kit sobre o Fórum Empresarial Chile – Brasil.

No 11º encontro empresarial organizado pela Apex no exterior com a presença do presidente Lula, Viana adiantou que a expectativa de investimentos a serem anunciados hoje pode ser a maior até o momento nesses eventos, podendo chegar a R$ 82 bilhões. 

O presidente da ApexBrasil aproveitou para enfatizar o grande potencial que empresários e investidores brasileiros podem encontrar no país, ressaltando a importância de trabalhar ainda mais a reciprocidade comercial e econômica da relação bilateral. “O Brasil também precisa abrir suas portas para a imensa cadeia produtiva que o Chile tem”, disse Viana, ressaltando a importância da desconcentração das exportações dos dois países.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a participação de parceiros fundamentais na manutenção do fluxo de comércio entre Brasil e Chile. Estavam presentes representantes das seguintes instituições: Cámara Chileno-Brasileña de Comercio; Conselho Empresarial Brasil-Chile; Confederação Nacional da Indústria; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sociedad de Fomento Fabril; e ProChile. 

As falas iniciais ecoaram o sentimento de que ainda existe grande potencial de ampliação das relações entre os dois países sulamericanos e os seus frutos. A expectativa consensual é de que o Fórum será um importante espaço para estreitar essa parceria. “Estamos inaugurando uma nova relação de comércio, de fluxo, de amizade e de convivência com os irmãos chilenos e chilenas”, finalizou Jorge Viana.

O evento segue ao longo dia com painéis que envolverão os temas: Agronegócio e Sustentabilidade; Nova Indústria e Tecnologia; Energia e Minerai Estratégicos; e   Integração Regional. O encerramento do Fórum contará com falas do presidente Lula e do presidente chileno, Gabriel Boric.

Confira aqui a programação completa do Fórum. 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: