O Fórum Ambição 2030 reuniu altas lideranças de empresas e organizações brasileiras para que reforcem seus compromissos em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Amplificar o engajamento das empresas brasileiras com as pautas de sustentabilidade corporativa: esse é o objetivo do Fórum Ambição 2030, uma iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e que ocorreu em São Paulo entre os dias 2 e 3 de abril. A iniciativa visa acelerar o progresso em direção à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um compromisso global composto por 17 metas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, da desigualdade e da pobreza até 2030.
Para falar sobre equidade de gênero dentro das corporações, a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, apresentou cases e ações concretas que reforçam o compromisso da Agência com o tema. Um exemplo é o ingresso, no ano passado, no Movimento Elas Lideram, uma iniciativa do Pacto Global da ONU com objetivo de garantir paridade de gênero na alta liderança de instituições parceiras até 2030; objetivo alcançado com sucesso pela ApexBrasil em menos de um ano.
“Assumimos o compromisso com o Pacto Global em junho do ano passado, contando com apoio não apenas da gestão da Agência como de toda a casa”, disse Ana. Ela citou ainda o programa Mulheres e Negócios internacionais, que auxilia empreendedoras a conquistarem o comércio exterior e que faz parte do Compromisso de Equidade de Gênero, lançando pela Agência em março do ano passado. Entre outras novidades, o documento trouxe uma mudança importante no regulamento de chamamento público das empresas selecionadas para participarem de ações da ApexBrasil. “Se a empresa for liderada por mulher, ela tem uma pontuação extra, ranqueando melhores posições na hora da seleção”, explicou Ana Repezza.
Com isso, a ApexBrasil quer garantir a representatividade feminina dentro e fora da Agência. “Não adianta ser uma agência preocupada com a equidade se nós não levamos esse objetivo ao nosso cliente final, aos nossos parceiros e fornecedores”, destacou. Os números comprovam a fala da diretora. Desde o lançamento do compromisso da ApexBrasil com a Equidade de Gênero, já são 33 ações promovidas pela Agência, atingindo mais de mil empresas lideradas por mulheres. “Foi só o começo. Nossa intenção é fazer com que nossos parceiros, além de aderirem ao compromisso, também façam parte do Elas Lideram do Pacto Global, criando esse grande efeito de onda. Esse é o legado que a ApexBrasil tem que deixar: fazer com que mais e mais mulheres se engajem na exportação”, concluiu Ana Repezza.
Em 2024, o programa Mulheres e Negócios internacionais recebeu o prêmio Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU em Nova York (saiba mais sobre a premiação aqui). A ApexBrasil tem intenção de fazer parte de outros movimentos da Ambição 2030 e vai desenvolver ações para apoiar a participação de entidades e instituições parceiras, bem como de empresas apoiadas.
Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI)
Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional. Entre as atividades previstas pelo Programa estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Confira a landing page do Programa aqui.