Artistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos a potenciais importadores, destacando produtos sustentáveis e inovadores
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o SEBRAE Nacional e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério da Economia, promoverá Projeto Comprador na quarta edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (FENACCE). Durante o evento, que ocorre em Fortaleza, de 16 a 25 de setembro, 19 artesãos brasileiros realizarão reuniões de negócios com oito potenciais importadores.
Os compradores, convidados pela ApexBrasil, são originários de sete países diferentes - EUA, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Reino Unido, Alemanha, França e Irlanda – e representam setores variados, como mobiliário, utilidades domésticas, decoração, acessórios de moda e bijuterias. Alguns deles têm até seções específicas de artesanato brasileiro ou latino-americano em suas lojas.
Além das rodadas de negócios com os artesãos selecionados, que acontecerão nos dias 21 e 22, no dia 20 os importadores terão a oportunidade de conhecer in loco o trabalho de alguns dos produtores, por meio de visitas técnicas a polos produtivos locais. Os artesãos brasileiros selecionados para participar do Projeto trabalham com diferentes técnicas e matérias primas.
Os produtos a serem apresentados vão desde acessórios de crochê, produzidos com resíduos da indústria têxtil, até bolsas de couro e utensílios desenvolvidos com fibras naturais trançadas. Destacam-se as propostas sustentáveis, com reutilização de materiais e utilização de insumos ecológicos.
O artesão Marcelo Baptista, de Santa Catarina, por exemplo, apresentará sua coleção “Pássaros do Sul”, que são esculturas construídas com madeiras trazidas pelo mar e coletadas nas praias do sul de Florianópolis. Já a marca de biojoias Rita Prossi desenvolve bijuterias e acessórios, inspiradas em lendas amazônicas, com pedras, sementes e fibras naturais da região.
As agendas empresariais fazem parte das atividades da feira, que oferece, além da exibição de artesanato, oficinas e palestras. O tema da edição de 2022 é “Arte de Toda Parte”, e reunirá cerca de 800 artesãos, de mais de 27 estados, que comporão 180 estandes em um espaço de 9 mil metros quadrados.