Evento virtual acontece em novembro de 2025 e aproximará empresas brasileiras de distribuidores da Rússia e países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Os países da Eurásia constituem um mercado estratégico para equipamentos médico-odontológicos e soluções farmacêuticas. A maior parte da demanda local é atendida por importações, o que abre espaço para fornecedores brasileiros ampliarem sua presença na região. Para apoiar esse movimento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará, em novembro de 2025, nova edição da Rodada de Negócios On-line Eurásia, desta vez dedicada ao setor de saúde.
A ação contará com uma consultoria especializada para organizar agendas virtuais entre fabricantes brasileiros e distribuidores da Rússia e de países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Serão selecionadas 12 empresas brasileiras de dispositivos médicos e farmacêuticos, que terão a oportunidade de negociar diretamente com compradores estratégicos. As inscrições estão abertas até 3 de setembro de 2025.
Histórico de resultados positivos
As Rodadas de Negócios da ApexBrasil na região têm se consolidado como uma plataforma eficaz para geração de contatos e acordos comerciais. A última edição das Rodadas de Negócios da Eurásia movimentou cerca de US$ 700 mil, com expectativa de alcançar US$ 1,5 milhão em negócios no prazo de 12 meses.
Na ocasião, 16 empresas brasileiras participaram de 85 reuniões com 43 compradores da Rússia, Cazaquistão e Belarus, em setores como moda, calçados e vestuário. Representantes de empresas como Arezzo e Cambuci destacaram a qualidade das agendas e o suporte técnico oferecido pela ApexBrasil como fatores decisivos para a geração de oportunidades concretas de negócios.
Thiago Klitze, gerente de exportação da Cambuci S.A., avaliou o projeto como um dos mais produtivos de matchmaking em seus 20 anos de experiência: “Este projeto foi muito positivo, não apenas pela quantidade de contatos, mas especialmente pela qualidade. Tivemos um total de nove reuniões e pelo menos três a quatro contatos têm grande potencial para estabelecer uma relação comercial”.
Além da área de moda, rodadas anteriores também contemplaram setores como equipamentos agrícolas, autopeças e soluções agroveterinárias. O projeto, realizado em média três vezes por ano desde 2020, conta com tradução simultânea, matchmaking especializado e acompanhamento técnico, o que garante eficiência e credibilidade às reuniões.
Como funcionam as Rodadas de Negócio ApexBrasil?
Realizadas em média três vezes por ano, as Rodadas de Negócios Online oferecem matchmaking especializado, tradução simultânea e uma plataforma em russo para apresentação das empresas brasileiras. A divulgação é feita por meio de campanha direcionada à rede da ApexBrasil na Eurásia. Uma consultoria parceira seleciona e entrevista os participantes - exportadores e compradores da região - para garantir a qualidade dos encontros virtuais. As reuniões contam com intérpretes, assegurando uma comunicação eficiente entre as partes.
A iniciativa tem se consolidado como uma plataforma estratégica para ampliar a presença de empresas brasileiras na Rússia e em países da região, como Cazaquistão, Uzbequistão, Armênia, Bielorrússia e o Cáucaso. O projeto, que acontece em média três vezes por ano desde 2020, tem atendendido diversos setores de alto valor agregado, como saúde (medicamentos e equipamentos médico-odontológicos), moda (calçados, vestuário e acessórios), autopeças, equipamentos agrícolas e soluções agroveterinárias, entre outros.
Além da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçacos) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), as rodadas já contaram com apoio decisivo de entidades como Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e IPB. Essa diversidade permite que diferentes indústrias brasileiras tenham acesso a mercados estratégicos da região.
Inscrições abertas
A próxima edição será dedicada exclusivamente ao setor de saúde, com foco em dispositivos médico-odontológicos e soluções farmacêuticas.
Data: Novembro de 2025
Local: Plataforma On-line
Número de vagas: 12 empresas
Inscrições até 3 de setembro de 2025: Link.
Regulamento de inscrição: Link.