Encontro busca discutir parcerias com o país asiático no desenvolvimento de energias renováveis, especialmente solar, eólica e armazenamento de energia
Referências para a transição energética sustentável e atração de investimentos para o setor. Esse foi o propósito da ApexBrasil do outro lado do mundo essa semana. A agenda na China contou com uma série de atividades, desde a participação no BNEF Summit Xangai 2024, evento referência nas discussões sobre economia de baixo carbono, até visitas técnicas a instalações de energia elétrica sustentável. Liderada pelo analista de investimentos da ApexBrasil, André Limp, a missão brasileira buscou destacar o Brasil como protagonista em energia renovável e potencial destino para investimentos em transição energética.
Futuro anfitrião da COP30 em 2025, o Brasil está em uma posição única para ser um dos líderes na transição global para uma economia de baixo carbono. Dono de uma das matrizes energéticas mais limpas do G20, o país busca ser referência em geração de energia sustentável. A ApexBrasil, de olho na sustentabilidade, um dos princípios norteadores de seu planejamento estratégico, busca na China uma parceria de investimentos para desenvolvimento de energias renováveis.
Esta missão representa uma importante plataforma de atração de investimentos para os setores do chamado complexo de Energias Renováveis - com destaque para os segmentos de energia solar, eólica, elétrica, hidráulica e hidrogênio, além de armazenamento. A China é um parceiro estratégico neste contexto, e esta agenda da ApexBrasil incluiu visitas técnicas a empresas líderes de mercado, como, por exemplo, Envision, CESC, SPIC e Sany, além da participação ativa da agência no evento BNEF Summit Xangai 2024, organizado pela Bloomberg NEF - braço da empresa multinacional com foco específico em energias renováveis.
Nesta missão, estreitamos relacionamentos com empresas líderes no mercado global, alinhamos agendas para 2025, e reforçamos o posicionamento e protagonismo do Brasil como um parceiro comercial estratégico para as agendas globais relacionadas à transição energética e sustentabilidade - incluindo desdobramentos do G20 e perspectivas para a COP30.
André Limp, analista de investimentos da ApexBrasil
Debate promovido em Xangai discute oportunidades de investimentos em transição energética
Durante o BNEF Summit, a ApexBrasil organizou uma mesa redonda exclusiva para apresentar aos investidores as perspectivas de mercado e o potencial brasileiro em energia renovável. Além do analista André Limp, participaram o assessor da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Cristiano Rocha, a gerente geral do Banco do Brasil em Xangai, Andrea Scaldaferri e o cônsul-geral do Brazil em Xangai, Augusto Pestana.
Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais como o sistema de energia limpa brasileiro impacta drasticamente a eficiência das cadeias de produção, oferecendo um caminho para descarbonizar setores inteiros — tanto tradicionais quanto modernos. Além disso, a ApexBrasil mostrou como uma agenda climática ambiciosa apresenta ao Brasil uma oportunidade transformadora para moldar estratégias climáticas globais que visam impulsionar seu desenvolvimento econômico e social, bem como sua crescente integração com a China, um relevante parceiro comercial.