ApexBrasil participa do festival RME e realiza rodada de negócios para empresas lideradas por mulheres

06/10/2023
Mulheres e Negócios Internacionais
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil participa do festival RME e realiza rodada de negócios para empresas lideradas por mulheres

Descrição da imagem: Foto. Ana Paula Repezza e mulheres uma ao lado da outra sorrindo.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Evento deve receber cerca de cinco mil pessoas do país inteiro para debater temas de empreendedorismo feminino. Palestrantes de renome, como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, têm presença confirmada

Nesta sexta-feira (6), representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) desembarcam em São Paulo para participar do Festival Rede Mulher Empreendedora (RME), que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, no Pavilhão 8 da Expo São Paulo. Além de integrar a programação e ser patrocinadora oficial do evento, a ApexBrasil promoverá durante o festival uma rodada de negócios com compradores internacionais para empresas lideradas por mulheres. Imprensa poderá se cadastrar por meio deste link.

A parceria da ApexBrasil com a RME faz parte do Programa Mulheres e Negócios Internacionais da Agência. Para a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, idealizadora da iniciativa, a participação no festival é uma grande oportunidade para estimular a maior presença de mulheres no esforço exportador brasileiro. “Nosso objetivo é construir uma rede de mulheres e oferecer ferramentas para sua inserção internacional, mostrando que exportar é possível. Participar de um evento do porte do festival Rede Mulher Empreendedora é uma oportunidade para motivarmos centenas de empreendedoras mulheres a seguir o caminho da internacionalização”, destaca.

O evento, que espera a presença de cerca de cinco mil pessoas do país inteiro para debater temas de empreendedorismo feminino, reúne palestrantes de renome, como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que abrirá a programação. Lideranças femininas da ApexBrasil também comporão a agenda de apresentações, no intuito de estimular mais empreendedoras brasileiras a internacionalizarem seus negócios. 

No dia 6, no palco principal, a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, participará da abertura do festival, às 10h. Em seguida, a gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado, comporá o painel “Oportunidades de crescimento para empreendedoras: quais são e como aproveitar”, às 12h. Ainda no mesmo dia, no palco “Acelerar”, a coordenadora de qualificação, Rita Albuquerque, realizará a apresentação “Como internacionalizar seus negócios”, às 14h.

Rodada de negócios para empresas lideradas por mulheres

Além de contribuir no circuito de palestras, a ApexBrasil organiza também uma rodada de negócios dentro do festival: 20 empresas lideradas por mulheres do setor de moda casual, moda fitness, moda praia e moda íntima terão a oportunidade de se reunir com cinco compradores internacionais. 

A iniciativa é voltada para empresas que ainda estão iniciando as exportações e trará importadores do Chile, da Colômbia, da Costa Rica e do Uruguai. Por meio de reuniões de 20 minutos de duração com compradores ou potenciais parceiros internacionais, as participantes poderão apresentar sua oferta exportadora de produtos. Em paralelo à Rodada de Negócios, a programação para os compradores inclui visitas técnicas a empresas do setor, na quinta-feira, dia 5. 

Festival RME

O Festival RME 2023, anteriormente conhecido como Fórum RME, anuncia sua 12ª edição sob o tema “Reinventando o Futuro”, e terá como objetivo a reflexão sobre inovações para fortalecer o empreendedorismo feminino no Brasil. Também se reinventando, o festival dará as boas-vindas não só às mulheres empreendedoras e empresárias, mas ao público que está sedento por informações sobre desafios femininos, na vida pessoal e no mundo corporativo.

Dessa forma, o evento, que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, no Pavilhão 8 da Expo São Paulo, terá palestras e painéis com pessoas de renome no segmento, como Nathalia Arcuri, Natalia Beauty, Camila Farani, Ju Ferraz, Isabela Matte, Fayda Belo, Lela Brandão, Margarida Arcebispo, entre outros.

O Festival RME 2023 espera receber cinco mil pessoas, inclusive de caravanas de vários locais do Brasil, e para isso terá três palcos e quatro salas de conteúdo com atividades simultâneas e participação de influentes nomes do empreendedorismo feminino e do setor social.

Sobre o Programa Mulheres e Negócios Internacionais 

O Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil tem como objetivo ampliar o número de empresas lideradas por mulheres na base exportadora brasileira por meio de ações de inteligência comercial, qualificação, expansão internacional, promoção comercial e atração de investimentos. Está fundamentado pelo Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero, pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo pelo objetivo 5, e pelos Women´s Empowerment Principles for Business (WEP´s). É executado diretamente pela ApexBrasil ou por meio de parcerias com organizações do ecossistema de negócios internacionais e de empreendedorismo feminino, como a Rede Mulher Empreendedora.

Sobre a Rede Mulher Empreendedora

Primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, a Rede Mulher Empreendedora – RME existe desde 2010 e já impactou mais de 10 milhões de pessoas. Criada pela empreendedora social, Ana Fontes, tem como objetivo apoiar as mulheres na busca por autonomia econômica e geração de renda, por meio de capacitações, conteúdo qualificado, conexões, mentorias, acesso ao mercado através de marketplace, programas de aceleração e acesso a capital.

A RME promove eventos anuais como a Mansão das Empreendedoras e o Festival RME; eventos mensais como Café com Empreendedoras e Mentorias; também conta com um programa de aceleração, o RME Acelera, cursos intensivos para quem quer empreender, trilhas de conhecimento online e o programa RME Conecta, que faz a ponte entre negócios de mulheres com grandes empresas para negociação e fornecimento B2B. Em 2017, Ana Fontes resolveu ampliar seus objetivos e criou o Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Serviço

Festival RME 2023

Data: 6 e 7 de outubro;

Local: Pavilhão 8 da Expo São Paulo;

Acesso: Estação Jabaquara do metrô, linha azul ou Vans Vai-Volta na Rua

Pan-Americana - São Judas, próxima ao metrô São Judas

Ingressos: R$180 reais

https://www.sympla.com.br/evento/festival-rme-reinventando-o-presente/1926583 

Site: https://festivalrme.net.br/ 

Cadastramento imprensa: https://bit.ly/CanaisdeMidia_Imprensa

Todas as informações sobre inscrições, programação e outros detalhes estão disponíveis no site oficial do Festival RME 2023.

Mais informações para imprensa:

Patrícia (11) 9890-02146 

Nadja (11) 98304-0742

Luiza Olmedo: (61) 99165-2584

Tema: Qualificação Empresarial — Expansão Internacional
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: