ApexBrasil levou sabores brasileiros à Índia

17/03/2025
Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil levou sabores brasileiros à Índia
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Entre os dias 05 e 09 de março, o público da International Food and Hospitality (AAHAR) na Índia, pôde provar um pouco dos sabores da culinária brasileira por meio das 19 empresas nacionais que estiveram na feira. A participação é fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasl), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).  

Essa foi a 38ª edição da feira, que é um evento B2B realizado pela Organização de Promoção Comercial da Índia (IPTO). A participação brasileira visa aumentar o volume de exportações brasileiras para a Índia, diversificar a pauta exportadora e posicionar o país como parceiro estratégico para a segurança alimentar, destacando o aspecto sustentável da produção agropecuária nacional. 

O consórcio Cabruca de Exportação de Chocolates Finos participou da feira, promovendo o Cabruca Talks, que contou com a participação de representantes do MAPA, da Embaixada Brasileira na Índia, Câmara de Comércio Índia-Brasil, e a equipe do Escritório ApexBrasil em Dubai. Na oportunidade, também foi ministrada uma degustação sensorial guiada dos chocolates. O professor Henrique Campos, coordenador da Agência de Internacionalização e Exportação (AIEX) da Unifacs, afirmou que os chocolates do litoral sul da Bahia “caíram no paladar dos indianos”. Segundo ele, há altas expectativas de fechar negócios.  Segundo o diretor do consórcio, Thiago Fernandes, a participação na feira conectou a compradores e possibilitou a construção de relações culturais com stakeholders na Índia. 

Empresários reportaram cerca de US$6,5 milhões em negócios efetuados e futuros para os próximos meses e mais de 1,1 mil contatos feitos entre compradores e investidores internacionais.  

Comércio Índia-Brasil

O volume de comércio entre Brasil e Índia tem se expandido de forma consistente. Entre 2003 e 2022, o país asiático passou de 26º destino para 10º maior destino das exportações brasileiras. Em 2024, o Brasil foi o 13º maior fornecedor de bens para a Índia, com 1,56% de participação. Acesse o Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil – Índia e o Perfil de Comércio e Investimentos dos BRICS da ApexBrasil para mais informações sobre o mercado indiano. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: