Programa Jornada Exportadora 2025 – Inscrições abertas para a Etapa de Artesanato com destino à Portugal

12/05/2025
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Programa Jornada Exportadora 2025 – Inscrições abertas para a Etapa de Artesanato com destino à Portugal
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Artesãos, empreendedores e empresas do setor de artesanato terão chance única de expandir suas fronteiras comerciais para o mercado europeu

A sétima edição do programa Jornada Exportadora está com inscrições abertas para artesãos, empreendedores e empresas do setor de artesanato que desejam ampliar suas vendas e alcançar o mercado europeu. Com data marcada para os dias 30 de junho a 04 de julho, essa edição terá como destino Portugal, uma porta de entrada para os produtos brasileiros na Europa. Inscreva-se aqui.

A Jornada Exportadora Lisboa 2025, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma excelente oportunidade para artesãos, empreendedores e empresas do setor de artesanato se prepararem para a internacionalização de seus negócios. A missão ocorrerá em Lisboa, Portugal, e tem como objetivo capacitar as empresas para atuarem no competitivo mercado europeu.

Uma Imersão Estratégica no Mercado Europeu

Durante a jornada, os participantes terão acesso a uma programação intensa que incluirá webinars, mentorias pré e pós-evento, seminários técnicos com especialistas locais, visitas técnicas e rodadas de negócios com compradores e potenciais parceiros europeus. O roteiro preparado pretende proporcionar uma imersão completa, preparando os participantes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado europeu.

Além disso, a jornada oferece atividades preparatórias para fortalecer a competitividade das empresas e da produção artesanal brasileira no cenário internacional. Cada edição do programa proporciona uma análise detalhada do posicionamento dos produtos e serviços no mercado-alvo, permitindo que as empresas participantes se ajustem e potencializem seus resultados comerciais. No caso do artesanato, a ação adquire ainda uma outra perspectiva de desenvolvimento, em termos de fortalecimento do trabalho das comunidades e culturas tradicionais indígenas, quilombolas e empoderamento feminino, além de promover a diversidade cultural brasileira por meio de objetos que encantam o mundo.

Essa edição do Programa Jornada Exportadora insere-se no escopo do Programa Brasil Feito à Mão, que tem como objetivo criar e consolidar projetos que garantam a jornada completa de artesãs e artesãos brasileiros para o exterior, com foco na competitividade exportadora e geração de emprego e renda.

Os participantes selecionados para essa edição do Programa Jornada Exportadora receberão informações preliminares, orientações sobre oportunidades e desafios e suporte no planejamento para otimizar seus resultados comerciais. E como novidade deste ano, haverá o apoio financeiro do Sebrae, que irá conceder passagens e hospedagem para até 10 pequenos negócios selecionados que atendam aos critérios do regulamento.

As inscrições para a esta edição do Programa Jornada Exportadora estão abertas até o dia 16 de maio. Entre os critérios classificatórios, destacam-se a participação no Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) ou no Projeto Brazil Machinery Solutions, ser uma empresa não exportadora ou iniciante, e possuir representatividade regional (empresas localizadas no Norte, Nordeste ou Distrito Federal).

O Programa Jornada Exportadora faz parte também das iniciativas inclusivas do Programa Mulheres e Negócios Internacionais e oferece pontuação extra para empresas com mulheres e/ou pessoas pretas ou pardas em posições de liderança estratégica.

Junte-se à Jornada Exportadora e não perca a oportunidade de explorar novos horizontes de negócios. Contamos com sua participação!

Serviço

Jornada Exportadora do Artesanato - 2025

Edição: Lisboa, Portugal

Datas: De 30 de junho a 04 de Julho

Inscrições: Até 16 de maio

Link de inscrições: Clique aqui.

Regulamento: Clique aqui.

Sobre o Programa Jornada Exportadora

Criado pela ApexBrasil, o programa Jornada Exportadora é uma missão internacional que leva empresários brasileiros para conhecer e realizar negócios em mercados internacionais. Cada edição do Programa Jornada Exportadora inclui visitas técnicas, imersão nos mercados selecionados e rodadas de negócios com compradores locais. As Jornadas são definidas de acordo com mercados potenciais e setores produtivos específicos definidos previamente. Para a escolha, são levados em conta critérios como facilidade de acesso ao mercado, aceitabilidade de produtos brasileiros, facilidades de logística para a exportação, barreiras tarifárias e não tarifárias do mercado alvo, entre outros.

O Programa tem como objetivo atender à demanda por ações de promoção de exportações de empresas exportadoras iniciantes ou não exportadoras, em especial de pequenos negócios. A iniciativa surgiu como uma forma de oferecer uma primeira oportunidade de imersão em um mercado internacional para empresas que estivessem começando sua jornada de exportação. A ideia é que empresas qualificadas por meio de iniciativas da Agência tenham uma oportunidade real de negociação com compradores e de conhecimento de mercado.

A partir dessa experiência a empresa consegue compreender como produtos semelhantes aos seus estão posicionados no mercado, qual a forma de consumo dos produtos e o que os compradores daquele mercado estão buscando em termos de diferencial competitivo.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — Europa
Setor de Exportação: Moda — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: