O evento trouxe pela primeira vez ao Brasil Andrew Ng, cofundador da Coursera e um dos principais nomes no desenvolvimento de inteligência artificial (IA)
No segundo dia do evento Corporate Venture in Brasil, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Global Corporate Venturing (GCV), líderes e especialistas do setor de corporate venture capital (CVC) se reuniram para discutir as tendências emergentes que moldam o futuro do investimento no Brasil. O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo, e destacou a crescente importância do CVC como motor de inovação, especialmente em um cenário global em rápida transformação.
A palestra ministrada por Andrew Ng, cofundador da Coursera e um dos principais nomes no desenvolvimento de inteligência artificial (IA), foi o destaque da programação. Em sua primeira visita ao Brasil, Andrew Ng falou sobre como a IA tem sido utilizada atualmente e como tem sido possível melhorar o desempenho da inteligência artificial ao longo dos últimos anos. Ele ressaltou que a IA não é apenas uma ferramenta, mas uma mudança de paradigma que pode revolucionar setores inteiros. Andrew compartilhou insights sobre como a IA tem sido utilizada para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e impulsionar a inovação em produtos e serviços.
Andrew enfatizou ainda a importância de um desenvolvimento ético da tecnologia, destacando que as empresas devem estar atentas às implicações sociais e éticas do uso da IA. Como Sócio-Gerente e Co-Fundador no AI Fund, ele falou sobre como avalia empresas e tecnologias nas quais o fundo aporta dinheiro. “É preciso utilizar a inteligência artificial de forma responsável. É por isso que temos como princípio só investir em soluções que movam a sociedade para a frente”, pontuou.
Startups em foco
Além do keynote, o evento contou ainda com mais uma fireside chat onde startups discutiram do ponto de vista do fundador o que é possível esperar de corporate venture capitals. Com a mediação de Humberto Matsuda, os participantes compartilharam insights valiosos sobre como as parcerias com investidores podem impactar o crescimento e a inovação nas startups. Vitor Sousa, Co-Fundador e Field CTO da Digibee, e Pedro Roso, CEO e Co-Fundador da Docket, abordaram a necessidade de alinhamento de expectativas e comunicação aberta com o investidor. Para eles, antes de buscar qualquer tipo de investimento, a startup precisa ter um plano claro do que deseja realizar e estar certa de como sua solução pode gerar impactos sociais positivos.
Dentre a programação, contamos também com mais uma sessão de pitch, moderada pelo analista da ApexBrasil e apresentador do evento, Jayme Queiroz. As startups Beeotec, Horta da Terra, YAK Tractors e Umgrauemeio apresentaram suas propostas a um painel de investidores. As apresentações mostraram a diversidade e o potencial do ecossistema brasileiro, refletindo a criatividade e a inovação das novas empresas que buscam financiamento e parcerias.
Corporate Venture in Brasil Awards 2024
O evento foi encerrado com a aguardada Premiação do Corporate Venture in Brasil Awards 2024, que reconheceu as principais iniciativas e performances do setor, o CVC mais ativo e o maior investimento realizado. Os prêmios destacam a crescente competitividade e o dinamismo do mercado brasileiro de CVC, que está se consolidando como uma plataforma crucial para o desenvolvimento econômico e a inovação.
Foram premiadas as empresas Unifique Tech Ventures, na categoria CVC mais ativo, com 14 investimentos realizados no período; Banco do Brasil Ventures, na categoria maior investimento realizado; BTG Pactual Boostlab e Evertec Siqua Torq Venture, na categoria maiores saídas; e Eurofarma Ventures, na categoria maior anúncio de captação de recursos, com uma expectativa de captação de U$S 100 milhões.
“Esse prêmio foi um reconhecimento muito importante para nós. Foi um marco que destaca nosso compromisso com a inovação à frente de descobertas e medicamentos inovadores”, destaca Pavel Herman, Diretor da Eurofarma Ventures.
Com um público engajado e um ambiente propício para o networking, o evento continua a ser um ponto de encontro vital para empresas e investidores que buscam se conectar e explorar o potencial do corporate venture capital no Brasil. As discussões e aprendizados do evento prometem impulsionar ainda mais o cenário de inovação e investimento no país.