Brazilian Content fecha primeira ação internacional do biênio 2024-2025 com sucesso nos quatro objetivos previstos

Brazilian Content fecha primeira ação internacional do biênio 2024-2025 com sucesso nos quatro objetivos previstos

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Projeto de promoção de exportação do audiovisual independente brasileiro esteve no MIFA, em Annecy, com 22 empresas e 29 representes das cinco regiões do Brasil

No último dia 14 de junho encerrou-se a edição 2024 do MIFA, ou Marché International du Film d'Animation (Mercado Internacional de Filmes de Animação), evento de mercado que acontece anualmente durante o Festival Internacional de Animação de Annecy, um dos mais consagrados eventos do gênero no mundo. A edição 2024 do MIFA contou com 6.500 participantes representando 103 territórios ao redor do mundo (5 deles estreantes no evento), 1.100 empresas expositoras, 400 jornalistas, 330 buyers, 195 eventos de negócios na programação e um total de 595 obras disponibilizadas na Video Library, das quais 389 permanecem disponíveis para visualização por agentes de vendas, distribuidores e buyers até 31 de dezembro de 2024.

Este foi o primeiro evento internacional da agenda Brazilian Content para o biênio 2024 - 2025, realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A delegação composta pelo Brazilian Content (BrC) no evento representou a indústria brasileira de animação em toda a sua diversidade: foram 22 empresas das cinco regiões do Brasil, representadas por 29 pessoas, abarcando todos os formatos de animação (2D, 3D, stop motion, realidades expandidas e formatos híbridos) e todos os públicos-alvo: pré-escolar (até 5 anos de idade), kids (5 a 8 anos), tweens (9 a 12 anos), teens (13 a 19 anos), jovens adultos (18 a 26 anos), adultos (acima de 21 anos de idade).

O BrC promoveu a presença de empresas de todas as regiões do Brasil e de diferentes níveis de segmentação BrC, com foco especial nas dez empresas que participaram pela primeira vez do MIFA em 2024. O stand da delegação brasileira, estrategicamente posicionado no Latin Pavilion, foi oferecido às 22 empresas como espaço de realização de reuniões e também fez parte do tradicional Happy Hour Latino, realizado anualmente no MIFA em colaboração com entidades representativas de toda a América Latina. Além do Brasil, participaram Argentina, Colômbia, Chile, México & La Liga de la Animación Iberoamericana, e Peru. 

Dentro dos encontros de networking, foram realizadas quatro sessões Meet & Greet com as delegações e respectivas entidades representativas:

  • África do Sul (Animation S.A. e NVFV - National Film & Video Foundation);

  • Argentina (Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e INCAA);

  • Chile (Animachi);

  • Espanha (Invest in Spain / ICEX Spain Trade & Investment).

Em parceria com a Spcine, o BrC realizou o São Paulo Animation Showcase, sessão dentro da programação oficial do MIFA dedicada exclusivamente à apresentação de empresas paulistanas e seus projetos. Mediada por Chrystel Poncet, consultora e produtora criativa colaboradora do BrC para esta edição, a sessão foi assistida por representantes de 20 territórios, entre buyers, expositores, participantes independentes e imprensa, resultando em contatos de negócios e aumento da visibilidade de toda a delegação BrC.

O projeto também restabeleceu contato presencial com entidades parceiras de diversos territórios do mundo, com foco especial naqueles que possuem acordos de coprodução com o Brasil: foram realizadas reuniões estratégicas com a Telefilm Canada (Canadá) e a EFP - European Film Promotion (Alemanha), além da presença no lançamento da edição 2024 do Ibermedia Next, programa realizado por IBERMEDIA e Prêmios Quirino em parceria com La Liga de la Animación Iberoamericana (Animation!Ventana Sur/Quirino/Pixelatl) e financiada pela União Europeia como parte do programa Transformation and Resilience Plan - Next Generation, oferecendo apoio a projetos de coprodução entre Espanha, Itália e Portugal com empresas e pessoas latino-americanas com responsabilidade criativa e/ou executiva. 

A delegação contou com espaço de destaque em editorial dedicado na Señal News Kids, distribuída nos formatos físico e digital a todos os participantes do evento, tendo divulgação também em banners digitais e anúncios na publicação.
Com a finalização desta ação internacional, uma pesquisa foi compartilhada com toda a delegação para a apuração dos resultados dos negócios realizados durante o evento, bem como as expectativas para os próximos 12 meses. As modalidades de negócios incluídas no escopo do BrC abarcam novos licenciamentos, pré-vendas e futuras coproduções internacionais, além de contratos de prestação de serviços técnicos especializados (production services).

A equipe Brazilian Content presente no evento foi formada por Lucas Soussumi, gerente executivo, e Ana Key Kapaz, coordenadora internacional, com apoio local de Chrystel Poncet, consultora e produtora criativa, e Ariane Gantou-de Maistre. A delegação foi composta pelas empresas 44 Toons, Alopra, Animaking, Apiário Estúdio Criativo, Baloo Filmes, Birdo, Carnaval Filmes, Chatrone, Circo Onírico Filmes, Combo Studio, Copa Studio, Fraiha Produções, Loberoso Studio, Mar Filmes, Muiraquitã Filmes, Oz Produtora, Spirit Animation, Split Studio, Studio Z, Tocantins Filmes, Tortuga Studios, and Tropical Entretenimento.

BRAZILIAN CONTENT E APEXBRASIL | BIÊNIO 2024 - 2025

O Brazilian Content tem agendadas atividades nos principais mercados do audiovisual já a partir de junho, com participações no Rio2C, Sunny Side of the Doc e MIFA - Festival de Annecy. Com a ampliação da atuação do programa, o convênio também oferecerá condições especiais para empresas das regiões CONNE e FAMES, além de promover a geração de matrizes exportadoras para a internacionalização de empresas que ainda não atuam no mercado global por meio de capacitações ao longo do período.

O que o Brazilian Content oferece para as empresas participantes do programa:

  • Descontos de 50% a 70% nas credenciais para eventos participantes;

  • Espaços físicos nos eventos para reuniões, exibição de conteúdo e ações organizadas, com recepcionistas bilíngues;

  • Catálogos físicos e digitais com informações dos participantes e projetos;

  • Ações de relacionamento durante os evento;

  • Apoio local da equipe do Brazilian Content, dando suporte às empresas e profissionais;

  • Missões Prospectivas para África do Sul e China em 2025;

  • Atração de compradores e investidores internacionais para eventos de mercado no Brasil com reuniões one-to-one exclusivas;

  • Capacitação para geração de matrizes exportadoras através do Brazilian Content Exchange;

  • Estudos e inteligência de mercado para auxiliar nas decisões dos participantes.

Para acessar essas oportunidades, é necessário que a empresa seja participante do Brazilian Content e esteja em dia com as mensalidades. A empresa deverá preencher e assinar o Termo de Adesão e o formulário de segmentação, exigências obrigatórias para integrar o projeto.

Sobre o Brazilian Content 

O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@braziliancontent.com ou visitar o site braziliancontent.com

Sobre a Brasil Audiovisual Independente - BRAVI 

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa — América do Sul
Setor de Exportação: Economia Criativa — Audiovisual
Setor de Investimento: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: