Brasil é país convidado de honra na Expoartesanias 2024

11/11/2024
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil é país convidado de honra na Expoartesanias 2024
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Brasil participa de um dos maiores eventos de artesanato da América Latina, com peças de mulheres artesãs

A ApexBrasil, em parceria com o Sebrae Nacional, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMPE), o Ministério das Mulheres (MIN. MULHERES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC),  levará o artesanato brasileiro para a Expoartesanias, uma das maiores feiras do setor, que celebra a tradição, a cultura e a criatividade dos povos latino-americanos. A iniciativa conta ainda com o apoio de diversas outras entidades governamentais e não governamentais que se unem para promover o artesanato brasileiro pelo mundo.  

O evento ocorre entre os dias 04 e 17 de dezembro, em Bogotá na Colômbia, e tem como objetivo promover a conservação dos ofícios tradicionais e celebrar o trabalho dos artesãos e suas criações, que representam diversas culturas e tradições das diferentes regiões da Colômbia. Esse ano, a Expoartesanias receberá o Brasil como país convidado de honra, num pavilhão de 285m2 especialmente construído para o artesanato brasileiro. 

E para compor esse pavilhão, o Brasil será representado por artesanatos das cinco regiões do país e diferentes tipologias, elaborados pelas mãos de artesãs brasileiras, contemplando sua diversidade étnico racial. A iniciativa está sendo desenvolvida no âmbito dos programas da ApexBrasil “Brasil Feito à Mão” e “Mulheres e Negócios Internacionais”, que tem como objetivo apoiar o artesanato e o empreendedorismo feminino brasileiro, respectivamente, nos mercados globais, observando a transversalidade dessas agendas, em função da alta representatividade de mulheres artesãs.   

Assim, a construção do pavilhão do Brasil na Expoartesanias contou com a seleção de artesanatos de mulheres brasileiras com base no conceito: Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões, guiado pelas mãos que cuidam e criam.  

Ao todo, foram criteriosamente selecionadas pela curadora Roberta Borsoi cerca de 180 peças de artesanatos de mais de 75 iniciativas de mulheres. Roberta é arquiteta e atua desde 1998 no escritório Borsoi Arquitetura, desenvolvendo projetos que valorizam a arquitetura moderna brasileira e integram elementos culturais e artísticos regionais, principalmente do Nordeste.  

"O processo curatorial para a Expoartesanías 2024 vem sendo uma imersão e tanto. O recorte feminino proposto para a participação do Brasil na feira estimula o objetivo central da curadoria, que é a apresentação de um panorama que aproxime os visitantes à grandiosidade da criação popular brasileira montada pelas mãos das nossas mulheres artesãs. Além de ser uma honra para o Brasil, estar na Expoartesanías é também uma oportunidade de reafirmar a potência do artesanato brasileiro no mercado internacional, aspecto que também foi um ponto norteador para o nosso trabalho”, destaca Roberta. 

Apresentar o talento das artesãs brasileiras em uma feira internacional latino-americana é uma oportunidade para destacar tanto as particularidades únicas de cada criadora e seu território quanto as semelhanças culturais que conectam os povos do continente. A riqueza de cada peça artesanal será evidenciada nos encontros promovidos pela ExpoArtesanías 2024. O Brasil estará representado pelo trabalho minucioso de mulheres que unem conhecimentos ancestrais com técnicas contemporâneas. 

A sofisticação das artesãs brasileiras vai além da habilidade técnica e manual, e reflete uma capacidade de adaptação a novos contextos de mercado. Entre os caminhos possíveis, destacam-se as iniciativas comunitárias e cooperativas, que demonstram o poder da união feminina. Neste novo momento histórico, redes emergentes possibilitam reposicionamentos estratégicos, facilitando colaborações com designers renomados, parcerias com grandes marcas, profissionalização empresarial, a formação de novas gerações de criadoras e o uso de ferramentas digitais. 

Nesse sentido, a exportação pode ser um caminho de oportunidades significativas para as artesãs brasileiras. Assim, a Expoartesanias emerge como uma oportunidade de conexões para às artesãs brasileiras ao mesmo tempo em que será uma grande vitrine para que o Brasil possa mostrar, por meio do artesanato, a riqueza de sua arte, proveniente de tantos lugares diferentes, produzida pelas mãos das mulheres. 

"A presença das artesãs brasileiras na ExpoArtesanías 2024 representa uma oportunidade valiosa de promover as exportações lideradas por mulheres. É uma forma de destacar a força criativa dessas mulheres, conectando suas produções a novos mercados e valorizando o papel da cultura brasileira no cenário internacional”, ressalta Ana Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil. 

Curadoria de artesanatos brasileiros 

A Expoartesanias procura promover a preservação do artesanato tradicional da América Latina. Nesse ano o Brasil será o país convidado de honra e no pavilhão brasileiro será exibido o grande trabalho das artesãs e as suas criações, que representam as diversas culturas e tradições brasileiras. 

Durante o processo de seleção dos artesanatos, a ApexBrasil recebeu mais de 700 inscrições. Ao todo, foram selecionadas 79 artesãs, a partir de curadoria minuciosa. Os artesanatos vêm de todas as cinco regiões do país e teremos 23 estados da federação representados em diversas categorias de artesanato como moda, cestaria, decoração, renda, instrumentos musicais e jogos, joias e bijuterias, cerâmica, dentre outros. 

Artesanato brasileiro 

De acordo com o IBGE, o artesanato contribui para a economia de 67% dos municípios brasileiros e movimenta cerca de R$ 100 bilhões ao ano. Responsável por 3% do PIB brasileiro, a atividade gera emprego e renda para cerca de 8,5 milhões de pessoas, sendo uma maioria expressiva de mulheres, e conta com produção relevante em territórios indígenas e quilombolas. A liderança feminina, aliás, é marcante no segmento: dados do SEBRAE apontam que 77% do total de artesãos brasileiros são mulheres, sendo, muitas vezes, também arrimo de família e líderes destacadas em suas comunidades. Além disso, as artesãs costumam ser as guardiãs das tradições, responsáveis por ensinar esses modos de fazer às gerações mais jovens. 

Programa Mulheres e Negócios Internacionais 

Criado pela ApexBrasil em junho de 2023, o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) é uma iniciativa que inspira, promove, qualifica, apoia e potencializa as exportações de empresas com liderança feminina.  

O programa possui ações específicas, destinadas apenas a empresas de liderança feminina, e ações inclusivas, voltadas ao público geral, porém, com incentivos para a participação destas empresas. Todas as ações têm como objetivo fazer com que as participantes possam começar a exportar ou exportem ainda mais, por meio de cursos, rodadas de negócios e outras oportunidades, assim como também acessar fundos e investidores internacionais. 

No início de outubro, o MNI venceu o prêmio internacional WTPO Awards 2024Excellence in Export Development Initiatives, concedido pelo ITC, na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”. Em março deste ano, o programa também recebeu o prêmio de Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. 

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: