Novo acordo da ApexBrasil com gigante chinesa de cafeterias impulsiona exportações do café brasileiro

21/11/2024
Exporta Mais Brasil
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Compromisso assinado é um desdobramento de negociações feitas em rodada de negócios do programa Exporta Mais Brasil em 2023

As exportações brasileiras de café vão dar um salto ainda maior a partir do ano que vem. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), articulou um novo acordo com a rede de cafeterias chinesa Luckin Coffee para a compra de 240 mil toneladas do grão do Brasil entre 2025 e 2029 a um valor recorde estimado de aproximadamente U$ 2,5 bilhões. O compromisso anterior de US$ 500 milhões para a compra de 120 mil toneladas até o fim deste ano foi assinado em junho durante missão brasileira à China. 

A assinatura do memorando de entendimento nessa terça-feira (19) em Brasília contou com a presença do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo. Fundada em 2017, a empresa é uma das maiores do país e tem cerca de 22 mil lojas na China, além de mais de 110 mil funcionários. O grupo teve uma expansão de mais de 1.300 novos pontos comerciais apenas no terceiro trimestre deste ano.  

Para o vice-presidente Geraldo Alckmin, os recentes acordos reafirmam o protagonismo de Brasil e China no cenário mundial, além de reforçar os laços de amizade entre os dois países. “Vamos assinar 30 memorandos para fortalecer essa parceria. O grande brasileiro Gilberto Freire, 50 anos atrás, dizia: O Brasil é a China dos trópicos. Já previa a China uma grande potência do mundo e da Ásia, e o Brasil também do mundo e da América Latina”, enfatizou. 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a importância do acordo inicial com a Luckin Coffee e a expectativa da continuidade da parceria. “A assinatura do primeiro memorando de aquisição deu origem a eles virem ao Brasil pela primeira vez. Essa é uma compra muito grande para quem produz café no Brasil. Certamente é só o início de uma parceria comercial muito importante. É a primeira visita do Sr. Guo ao país, mas não é a última”. 

Por sua vez, o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo, destacou a qualidade do café brasileiro e o comprometimento da empresa em divulgar o produto. “Atualmente, contamos com 300 milhões de clientes, e o impacto tem sido extraordinário. Essa parceria é apenas o começo; no futuro, queremos ampliar ainda mais nossa colaboração. Convidamos todos a conhecer nossas novas fábricas e lojas e explorar nossa plataforma dedicada a promover o café brasileiro”.

A dimensão do novo acordo fica clara quando é feita uma comparação com o valor total de todas as exportações brasileiras de café. Até outubro, foram obtidos cerca de US$ 9,6 bilhões com as vendas para o exterior, de acordo com a plataforma Comex Stat. Apenas o vínculo atual representa mais de 25% deste total. A China é a sexta maior compradora de café brasileiro, mas a tendência é que ocupe as primeiras posições neste ranking em breve com os acordos articulados pela ApexBrasil. 

Histórico da parceria entre ApexBrasil e Luckin Coffee

A parceria com a Luckin Coffee teve início em 2023 por meio do programa Exporta Mais Brasil. Compradores da empresa estiveram em Cacoal, Rondônia, para conhecerem os cafés produzidos na Amazônia, quando 4 mil sacas foram vendidas em um único evento. Os negócios apoiados pela iniciativa da ApexBrasil serão alguns dos fornecedores para os acordos, o que trará mais desenvolvimento, renda e geração de empregos paras as regiões atendidas pelo programa. 

A partir deste primeiro contato, foi negociado um acordo em junho para o fornecimento ainda em 2024 de até 120 mil toneladas a um valor de US$ 500 milhões.  Além disso, a Luckin Coffee se comprometeu a promover o café brasileiro no mercado chinês. Na ocasião, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de outras autoridades, estiveram na China para assinar o acordo inédito que abriu caminho para que o novo compromisso fosse assinado. 

Em agosto, Yan Yan Sabrina Zhao, chefe de Desenvolvimento Sustentável da Luckin Coffee, esteve na sede da ApexBrasil em Brasília para retribuir a visita da comitiva brasileira à China. Durante o encontro, ela enfatizou a qualidade do café brasileiro ao afirmar que é o melhor do mundo. A visita também teve como assunto a celebração pelos 50 anos de relações diplomáticas Brasil e China. 

No mês de novembro, o presidente da ApexBrasil Jorge Viana visitou a fábrica e o museu da Luckin Coffee em Kunshan.  O presidente teve a oportunidade de ver a valorização do café brasileiro na China e classificou como um grande incentivo para continuar esse trabalho de levar a produção cafeeira do Brasil para o mundo. 

Tema: Outros
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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