Este mês, a Plataforma Brasil Exportação, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), completa um ano de funcionamento com mais de 800 serviços para ajudar as empresas brasileiras a exportarem. Com cadastro gratuito, a maior plataforma de comércio exterior do Brasil foi lançada em novembro de 2023, durante o Web Summit Lisboa, e já alcançou 100 mil usuários.
“Essa é uma ferramenta extraordinária porque veio para facilitar a vida de quem está interessado em exportar, do micro ao grande empresário. Ela foi pensada para apoiar os que estão iniciando no comércio internacional e os que buscam expandir mercados”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
A iniciativa foi criada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e oferece em um único espaço digital serviços como:
- Estudos de mercado;
- Cursos;
- Eventos;
- Serviços logísticos e financeiros;
- Listas de importadores;
- Contatos de apoio no exterior.
Todos com o objetivo de simplificar e potencializar as exportações brasileiras.
NOVAS FUNCIONALIDADES PARA O EXPORTADOR:
Ao longo deste ano, a plataforma desenvolveu diversas funcionalidades, como:
Megatrilha Digital da Exportação: um guia prático e gratuito que orienta empresas brasileiras na jornada exportadora, especialmente aquelas sem experiência prévia. Dividida em seis etapas essenciais — classificação do produto, inteligência comercial, adaptação do produto, formação de preço, marketing internacional e promoção comercial —, a ferramenta oferece soluções específicas para cada caso, vídeos explicativos e a possibilidade de salvar o progresso e gerar extratos personalizados.
Calendário Brasileiro de Promoção Comercial: centraliza informações sobre feiras, missões e eventos internacionais, oferecendo ferramentas de busca personalizada para filtrar por mercado, setor, datas e custos. Ele destaca eventos multissetoriais, com atenção especial ao agronegócio e suporte aos pequenos negócios, apoiando a participação em eventos no Brasil ou no exterior.
Página de Logística: oferece diversas soluções para simplificar os processos logísticos das empresas brasileiras, incluindo suporte em documentação e embalagem, despacho aduaneiro, armazenagem, contato com comerciais exportadoras, agenciamento de cargas e frete internacional.
Mapa Digital: oferece uma rede de apoio, com contados de mais de 120 postos em 87 países e cinco continentes. Na ferramenta é possível localizar escritórios da ApexBrasil e Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) das embaixadas e consulados brasileiros ao redor do mundo. O Mapa oferece ainda serviços como guias de exportação, estudos de mercado e listas de potenciais importadores.
RECURSOS QUE FACILITAM
Mais de 5 mil empresárias e empresários já estão utilizando os recursos disponíveis na Plataforma Brasil Exportação. Uma delas é a empresária Karen Reis, da Maison Charlô. “Começamos a exportar em 2022 com a Amazon US, sem experiência prévia no comércio exterior, enfrentando desafios significativos. A Plataforma Brasil Exportação tem proporcionado estudos de mercado e um calendário de eventos. Usamos insights de setores correlatos, como alimentos, bebidas e móveis, para direcionar KPIs e aprimorar estratégias de vendas internacionais”, conta Karen Reis.
Com sede em São Paulo, a Maison Charlô atua há seis anos no mercado de varejo digital no segmento de mesa posta (tableware e tabledecor). Segundo a empresária, por meio da plataforma, é possível criar um planejamento de participação em eventos. “Esse é um aspecto importante, participar de feiras, congressos, painéis, rodadas de negócios, se fazer presente traz visibilidade e voz”, acrescenta. Para se cadastrar gratuitamente, basta acessar: www.brasilexportacao.com.br.