Objetivo da viagem é fazer uma imersão no mundo do agronegócio brasileiro, discutir meios de cooperação entre os países e promover um ambiente propício para novas parcerias
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove, entre os dias 7 a 17 de dezembro, uma missão oficial com jornalistas e empresários da Índia, com foco no setor do agronegócio e ampliação do comércio bilateral. Hoje (16) pela manhã, integrantes da missão estiveram na sede da ApexBrasil, em Brasília, para reunião com a diretora de Negócios, Ana Repezza e o gerente de Agronegócio, Laudemir Müller.
As agendas da missão começaram em São Paulo, com um encontro com o Consul da Índia na cidade, Hansraj Singh Verma, e reuniões com a União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia (UNICA) e Associação de empresas de pesquisa e novas soluções para produção agrícola sustentável (CropLife Brasil). Em Campinas, foi feita uma visita técnica ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), à exportadora Citrus Tree, de Mogi Mirim e à Campal Frutas, em Valinhos.
Em Minas Gerais, foi realizada uma reunião junto à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), visita a uma fazenda de bovinos Gir e ao Centro de Biotecnologia e Difusão Genética (GENEX). A supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco, destacou que o grupo teve a oportunidade de conhecer os rigorosos critérios técnicos seguidos pela entidade e afirmou que ações do tipo colaboram na divulgação do trabalho da ABCZ e do agronegócio brasileiro, responsável por alimentar milhões de pessoas ao redor do mundo.
No Rio de Janeiro, foi realizada uma reunião com integrantes da Câmara de Comércio Índia-Brasil, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro, para apresentação da situação atual de comércio entre os países e principais oportunidades de cooperação e visitas à Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro. Letícia Gomes, gerente de Relações Institucionais da Câmara de Comércio reafirmou a importância da aproximação estratégica entre os países para as empresas que já operam ou exportam para a Índia, como também aquelas que têm o país como comprador potencial.
Já em Brasília, o grupo se reuniu no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, que ressaltou a importância do encontro, pela oportunidade de poder mostrar a forma como o Brasil produz, os atributos de qualidade, sustentabilidade e sanidade, para poder avançar com as relações de confiança entre os países. Segundo Rua, atualmente a pauta de comércio entre Brasil e Índia é tímida e concentrada em poucos produtos, mas que oportunidades de negócios de algodão, feijões, pulses e gergelim são exemplos de sucesso que podem ser aprofundados com a aproximação de empresários brasileiros com indianos.
A missão seguiu em encontros com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) e Embaixada da Índia no Brasil. Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi apresentado brevemente o trabalho realizado pela empresa, levantando possibilidades de cooperação nas áreas técnicas e de pesquisa.
Visita à sede da ApexBrasil
Na sede da ApexBrasil em Brasília, a missão foi recebida pela diretora de Negócios, Ana Repezza, e pelo gerente do Agronegócio, Laudemir Müller, que deram boas-vindas aos integrantes. A diretora Ana Repezza mencionou ser importante estreitar os laços com a Índia. “Somos duas das maiores potências do Sul Global e precisamos trabalhar juntos para combater problemas em comum, como a insegurança alimentar. É uma grande honra ter aqui dois agricultores com projetos impactantes e premiados e espero que nossa equipe possa também aprender um pouco com vocês, da experiência que adquiriram, para aplicarmos esse conhecimento”. Repezza afirmou ainda que a Índia é uma prioridade para o Brasil, por ambos os países serem membros dos BRICS e terem muito em comum. “Uma das melhores formas de terminar esse ano é ter vocês aqui e poder escutar o que viram nesses dias e como acham que podemos fortalecer e aproximar nossos países”, afirmou.
Laudemir Müller comentou que os países compartilham alternativas para grandes desafios que o mundo enfrenta, como garantia da segurança alimentar, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas. Ao elogiar o trabalho dos fazendeiros Raja Tam Thipathi e Rathnamma Gundamanttha, presentes na missão, destacou o trabalho dos agricultores familiares brasileiros e mencionou ações de incentivo para que empresas brasileiras busquem conhecer mais de perto o trabalho realizado na área rural da Índia no que concerne o desenvolvimento e produção de biocombustíveis. O jornalista e economista Guruswamy Chandrashekhar afirmou que o Brasil e a Índia são “parceiros naturais”, com desafios similares e que devem se apoiar de maneira sustentável em quatro pilares: transferência de tecnologia, investimentos, comércio bilateral e pesquisa conjunta. Após a visita, a agenda termina com uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF).
Atualmente, a ApexBrasil está à frente de nove projetos setoriais que possuem a Índia como um dos mercados alvo, entre eles a Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (ABIPESCA), Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses (IBRAFE), ABRAPA, UNICA e ABCZ. Estudos já identificaram mais de 380 oportunidades comerciais para produtos brasileiros no mercado indiano.
Relações bilaterais
Em 2023, as exportações brasileiras para a Índia alcançaram US$ 4,7 bilhões, com destaque para as vendas de gorduras e óleos vegetais, açúcares e melaços e óleos brutos. O fluxo comercial entre os países bateu recorde de US$15,2 bilhões em 2022, com crescimento de 31,4% em relação a 2021. Embora o valor tenha sido recorde, a Índia representa apenas 2% das exportações brasileiras e cerca de 3,3% das importações brasileiras. Mas segundo o Perfil de Comércio e Investimentos Índia, publicado pela ApexBrasil, há potencial para crescer muito mais. O desafio é diversificar a pauta exportadora brasileira.
A missão oficial indiana é uma iniciativa da ApexBrasil com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).