Evento que celebra 10 anos de fomento ao setor conta com o apoio do programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil
Começa nesta terça-feira (3), em Salvador (BA), o NordesteLAB, o maior evento do mercado audiovisual do país fora do eixo Rio-São Paulo. Nesta edição, o evento celebra seus 10 anos e conta com o apoio do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Entre os dias 3 e 6 de dezembro, a programação reúne mesas temáticas, lançamentos de livros, masterclasses, clínicas jurídicas e pitchings. A abertura será no Mirante do Forte São Diogo, na Barra, com acesso apenas para convidados. Nos demais dias, as atividades serão realizadas no Cine Glauber Rocha e na Fundação Gregório de Mattos, ambos no Centro, sempre das 09h às 17h30. Confira a programação completa aqui.
O NordesteLAB é realizado pelo Laboratório Audiovisual e Audiovisual em Todos os Eixos, viabilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município de Salvador, através do SalCine, com a parceria do YouTube e apoio do Sebrae-BA, Projeto Paradiso, Aliança Francesa, Boca de Brasa, e Fundação Gregório de Mattos. Os projetos setoriais Brazilian Content e Cinema do Brasil, parcerias entre ApexBrasil, Bravi e Siaesp, respectivamente, também apoiam o evento com a vinda de convidados internacionais de Angola e França, que participarão de painéis e das rodadas de negócios.
Programação
Um dos destaques da edição deste ano são as atividades que debatem a internacionalização das produções realizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de produções femininas. Entre as ações, o Instituto +Mulheres, rede colaborativa de líderes mulheres do ecossistema audiovisual comprometidas em desenvolver um setor mais diverso e inclusivo, realizará no dia 03 a Masterclass “+Mulheres Apresenta: Oportunidades no mercado internacional e como apresentar seu projeto”. Participam da mesa a produtora executiva Paula Cosenza e a produtora independente Laura Rossi.
O apoio à ação faz parte da estratégia para ampliar a representatividade das regiões Norte e Nordeste na balança exportadora nacional e levar mais diversidade brasileira para o mercado internacional.
Eros Ramos, analista da gerência de Indústria e Serviços da ApexBrasil
É sempre bom saber que conseguimos manter uma iniciativa por todo esse tempo, com alguns sobressaltos, mas sempre mirando a construção de um setor audiovisual que seja cada vez mais aberto, diverso, inclusivo e que seja sustentável, empresarial e financeiramente. A busca é para que tenhamos sempre um espaço que abrace quem chega e continue dando suporte a quem já tem um caminho trilhado.
Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB.
Durante a programação, também serão realizadas rodadas de negócios, onde profissionais das três regiões vão apresentar seus projetos audiovisuais para empresas de produção e distribuição avaliarem. Na edição deste ano, serão mais de 40 players participando das rodadas, entre eles: Warner Bros. Discovery, Globoplay, Globo Filmes, Paris Entretenimento, Paramount Pictures, Telecine, Conspiração Filmes, Downtown Filmes, Sony Music Vision e Canal Futura.
Sobre o NordesteLab
O NordesteLAB é uma plataforma de articulação e fomento, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil, com foco na região Nordeste, mas também ampliando seu olhar para as regiões Norte e Centro-Oeste. Criado em 2014, chega aos 10 anos de atividades consolidado como o maior evento do mercado audiovisual do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.