O Memorando de Entendimento tem como objetivo promover as exportações brasileiras por meio de ferramentas e plataformas do Grupo Alibaba
O Grupo Alibaba, principal empresa de e-commerce e tecnologia da China, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) renovaram Memorando de Entendimento (MoU) durante o recente Fórum Brasil de Investimentos (BIF), com o objetivo de fortalecer esforços colaborativos para capacitar empresas brasileiras e abrir novos caminhos para produtos brasileiros no mercado global.
"O Brasil é um parceiro importante na estratégia global do Alibaba, e a renovação deste MoU reflete nosso compromisso contínuo em ajudar os negócios brasileiros a prosperarem na era digital," disse Eric Pelletier, Vice-Presidente e Chefe de Assuntos Governamentais Internacionais do Grupo Alibaba. "Estamos ansiosos para aprofundar nossa cooperação com a ApexBrasil e fornecer as ferramentas e o apoio necessários para que empresas brasileiras expandam para novos mercados ao redor do mundo”, pontuou Eric.
"Essa renovação marca um novo capítulo em nossa parceria com o Grupo Alibaba. Ao aproveitar o extenso ecossistema digital do Alibaba, estamos confiantes em aumentar a visibilidade global dos produtos brasileiros e reforçar a posição de nosso país como um ator-chave no comércio internacional," declarou Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil.
Sob o MoU renovado, o Grupo Alibaba e a ApexBrasil continuarão a colaborar para promover as exportações brasileiras e apoiar o desenvolvimento de capacidades, utilizando plataformas e programas do ecossistema. Esse acordo oferece aos pequenos produtores e cooperativas familiares do Brasil a oportunidade de exportar itens como açaí, castanha-do-Brasil, cacau e mel através de plataformas de e-commerce global, ampliando seu alcance e conectando-os com consumidores em todo o mundo.
A iniciativa visa equipar os produtores com as habilidades e plataformas para se engajarem em exportações digitais, facilitando o acesso a novos mercados e aumentando a visibilidade de produtos genuinamente brasileiros. Além de fomentar o crescimento econômico, essa parceria incentiva a preservação ambiental e o comércio sustentável, o que se alinha à visão da ApexBrasil e do Grupo Alibaba.
Em 2024, o programa de aceleração está oferecendo acesso exclusivo a 20 empresas brasileiras, incluindo mais de dez selecionadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Alibaba.com. Além disso, foram oferecidas vagas para empresas que já possuíssem presença na plataforma e desejassem renovar a assinatura por mais um ano. O programa é um caminho para fortalecer a economia local de forma sustentável e para promover a riqueza natural do Brasil, trazendo reconhecimento e valorização global.
Nos últimos anos, o Grupo Alibaba e a ApexBrasil trabalharam juntos para promover um entendimento mais profundo dos benefícios transformacionais da economia digital, organizando visitas de delegações empresariais e governamentais a cidades-chave na China, incluindo Hangzhou, Pequim e Xangai.
Desde a assinatura do primeiro MoU em 2020, o Grupo Alibaba e a ApexBrasil alcançaram marcos significativos, incluindo:
- Estabelecimento do Pavilhão Brasileiro: Em um movimento significativo para aumentar a visibilidade dos produtos brasileiros, o Alibaba.com lançou o Pavilhão Brasileiro durante a China International Import Expo (CIIE), em novembro de 2022.
- Empoderando Empresas Brasileiras a Prosperarem Globalmente: Até o final de 2023, o Grupo Alibaba e a ApexBrasil treinaram com sucesso mais de 400 empresas brasileiras e integraram 60 novos negócios ao Alibaba.com, facilitando o acesso ao mercado global.
- Apoio ao Crescimento das Exportações Brasileiras na China: A recepção positiva dos consumidores chineses ao suco de laranja da Natural One levou a um novo pedido com um valor anual total de US$1,6 milhão, marcando um avanço significativo para os produtos brasileiros no mercado varejista chinês.
Sobre o Grupo Alibaba
A missão do Grupo Alibaba é facilitar negócios em qualquer lugar. A empresa visa construir a infraestrutura futura do comércio. Ela enxerga que seus clientes se encontrarão, trabalharão e viverão no Alibaba, e que será uma boa empresa que durará 102 anos.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil é uma entidade sem fins lucrativos, interesse coletivo e utilidade pública, que mostra para o mundo o que o Brasil tem a oferecer. A Agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos para setores estratégicos da economia, dando mais visibilidade às empresas brasileiras mundo afora. Para isso, encabeça uma série de ações, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e fazer negócios. Atualmente, a Agência apoia mais de 17 mil empresas sendo 43% delas de micro e pequeno porte.