Integração de startups das regiões Norte e Nordeste do Brasil estimulam ecossistemas locais de inovação

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Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil no Web Summit Lisboa 2024, reúne empresas brasileiras em busca de mercados internacionais 

Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), startups das regiões Norte e Nordeste ganham destaque no Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Ao todo, 25% das empresas apoiadas pela ApexBrasil que estão no evento são de origens nortista e nordestina e aterrissaram na capital de Portugal, para uma semana de programação com apresentações, debates, painéis, discussões, e, principalmente, muitas oportunidades para novos negócios.

 

Inovação a serviço da inclusão

Para Shirley Marçal, coordenadora de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC) e líder da Aquiri Valley, comunidade de startups do Acre, a ação demonstra que a inovação brasileira vai além dos grandes centros. “A delegação, liderada pela Apex-Brasil, reúne empreendedores de regiões historicamente menos favorecidas, promovendo a inclusão e a diversidade no ecossistema de inovação”, observou.

São diversas soluções tecnológicas como a Quark, empresa pernambucana voltada para empregabilidade de jovens da rede pública de ensino. A iniciativa é focada no desenvolvimento de habilidades comportamentais, essenciais para garantir o acesso ao mercado de trabalho e já atendeu a mais de 40 mil jovens em Pernambuco. “Hoje em dia a gente ainda tem uma atuação muito regional no Nordeste, então é uma ótima forma de falar para o Brasil e para o mundo das coisas que a gente faz”, comenta Ana Uriarte, representante da Quark.

 

Bioeconomia que gera renda

Raimundo Xavier, da empresa Miriti Lab, do Pará, está evento em busca de inspiração para adaptar seu produto a novos mercados. “Hoje, nosso público maior é focado muito nas escolas e universidades, mas como o nosso kit é recomendado para desenvolver e estimular a criatividade, pode ser para o cidadão comum, pode ser para as empresas. Eu quero entender a inovação e quero entender como minha empresa pode ajudar outras empresas a estimular a criatividade em seus empregados por meio do uso do nosso kit”. A startup produz kits de um conjunto de material específico, conectado com o miriti, considerado o isopor da Amazônia, uma palmeira grande que gera o material do qual as peças são produzidas e usadas de forma pedagógica nas escolas. Raimundo destaca que o início foi difícil e só recentemente conseguiu estudar cerca de um ano no Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT) para compreender mais sobre educação e traduzir esse conhecimento para a sua comunidade. “A gente começou em 2003 no meio da rua, e hoje a gente tem uma empresa Miriti Lab, uma startup, que desenvolve esses kits. E não só isso, a gente tem um espaço de criatividade no meio da Amazônia, na beira do rio, que atende a comunidade”, revela. 

 

Inteligência artificial como instrumento de diálogo

Miguel Misoni, da startup Neoron, conta que esta é a primeira vez que está neste grande evento. “Por incrível que pareça, é um desejo guardado há dez anos. Eu venho da academia. Fui um jovem paraibano contratado pela universidade e estou empreendo há dez anos. Nunca havia conseguido parar minha rotina para vir aqui. Então, é a primeira vez que venho, por meio dessa oportunidade dada pela ApexBrasil. Era um desejo guardado.” A Neoron é uma startup fundada entre Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba, cujo negócio está centrado na inteligência conversacional. A ideia da empresa é trabalhar por meio de inteligência artificial o diálogo de empresas com clientes internos e externos. Hoje eles já estão presentes em mais de 250 empresas no Brasil, principalmente voltadas ao mercado da saúde e da educação. 

“A Neoron hoje é uma tecnologia que atende a oitava maior farmacêutica americana, que é a Gilead Science, montando um protocolo de inteligência do diálogo do infectologista com o paciente, utilizando a capacidade de inteligência artificial, de conversa e monitorando isso via Neoron, como plataforma de controle e de análise de dados dos atendimentos”, explica. A empresa já nasceu com um olhar para o mercado externo e o atendimento recebido por meio do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) da ApexBrasil foi crucial na sua jornada de internacionalização. “Fizemos o PEIEX em 2022, logo após o início da Pandemia. E o programa foi essencial para o nosso crescimento e expansão internacional. Hoje a gente atende farmacêutica nos Estados Unidos, indústria, atendemos clientes aqui na Europa e temos projetos na Colômbia. Então o PEIEX fez com que a gente conseguisse ampliar nossos horizontes e não sermos só uma solução paraibana em Campina Grande, João Pessoa. Hoje estamos presentes em 18 estados brasileiros e, também, no mundo.”

 

Sobre o Web Summit Lisboa 2024

Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a conferência conecta pessoas e ideias que podem mudar os caminhos da atual lógica global. Ao longo das suas edições, o evento já reuniu mais de meio milhão de pessoas desde 2009, quando começou como uma conferência de 150 pessoas, em Dublin, na Irlanda. Neste ano, o Brasil conta com a maior delegação e o maior estande da história da participação brasileira no evento com quase 400 empresas, sendo mais da metade delas apoiadas pela ApexBrasil. Para 2024, a iniciativa foi fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Embaixada do Brasil em Portugal. 

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

Tema: Outros
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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